6 filmes da Netflix para aprender sobre investimentos

6 filmes da Netflix para aprender sobre investimentos

O que não falta ultimamente são propagandas na televisão e na internet falando sobre os lados positivos do investimento: “Faça seu dinheiro render”, “invista desde cedo”, “invista em previdência corporativa”, “compre ações de empresas consolidadas”. Essas são algumas chamadas que querem colocar na sua cabeça.

Como o momento atual é de crise, muitas pessoas ficam receosas em fazer qualquer tipo de investimento. São mais dúvidas do que certezas. Muitas pessoas estão perdendo seus empregos, empresas estão se desvalorizando no mercado e algumas até fechando as portas. E se não tomar cuidado, pode se infectar com o coronavírus.

Se não é o melhor momento para investir, é um ótimo momento para aprender. Use a quarentena para se inteirar sobre esse assunto. Uma das maneiras mais divertidas de se fazer isso é assistindo filmes. A Netflix possui um grande catálogo com uma enorme variedade de temas. Opções sobre o mundo financeiro não faltam.

Selecionamos seis filmes da Netflix que tem como tema o mundo do investimento. Aprenda algumas técnicas e se inspire em alguns personagens (só alguns). Aproveite o tempo que está em casa e se prepare para entrar para esse mundo.

1- A Grande Aposta

Lançado em 2016, o filme é uma das produções que melhor retrata como se deu a crise econômica nos Estados Unidos em 2008. Além de mostrar os motivos que levaram ao colapso financeiro no país, também expõe o lado de pessoas que perceberam esse movimento e acabaram ganhando muito dinheiro em meio ao caos.

Além de entender uma piores crises financeiras dos últimos anos, o filme mostra bem como é ruim entrar de cabeça no mundo dos investimentos sem os devidos cuidados. Também mostra que mesmo não tendo muito tempo no mercado, se houver estudo, é possível faturar dinheiro.

O elenco do filme é estrelado e conta com Christian Bale, Steve Carell, Brad Pitt e Ryan Gosling.  

2- Trabalho Interno

Lançado em 2010, o documentário também mostra como a crise econômica de 2008 aconteceu nos Estados Unidos. Mas diferente de A Grande Aposta, esse filme é mais realístico, pois entrevista pessoas reais e especialistas na área, e não tem o tom de ficção.

O mais interessante nesta produção é saber que toda essa crise poderia ter sido evitada, mas, simplesmente não era interessante para um certo grupo de pessoas. Além disso, o documentário vai mais além e faz diversas comparações com o sistema financeiro de Islândia e China. 

3- Salvando o Capitalismo

Essa é uma produção original da Netflix, que mostra o ponto de vista de Robert Reich, professor de Políticas Públicas e ex-secretário do trabalho dos Estados Unidos, sobre políticas públicas no país e a desigualdade financeira no país.

Mesmo falando da realidade dos Estados Unidos, é possível transportar muitas coisas para o cenário brasileiro.

4- The China Hustle

Um documentário lançado em 2018 mostra como o mercado americano e o chinês passaram a operar depois da crise econômica de 2008 nos Estados Unidos. Por um lado, muitos americanos tentando recuperar suas perdas, e por outro, as empresas chinesas tentando entrar no mercado de ações.

Para quem está querendo entrar no mundo dos investimentos, esse é um excelente documentário para entender como funciona o mercado de ações.

5- Margin Call: o dia antes do fim

Mais uma produção voltada a crise econômica de 2008 nos Estados Unidos. O filme é centrado num jovem analista que trabalha num banco de investimento. Mas depois de um sério corte na empresa, recebe informações que podem arruinar com a firma.

A produção ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Além disso, o elenco é formado por Kevin Spacey, Jeremy Irons, Demi Moore e Paul Bettany. Quer mais algum bom motivo para assistir? 

6- Billions

O sexto integrante da lista não será um filme, e sim, uma série. Billions está disponível na Netflix e conta a história de Bobby Axelrod (Damian Lewis), o dono de uma empresa avaliada na casa do bilhão. Além de administrar seus negócios, ele deve lidar com Chuck Rhoades (Paul Giamatti), promotor de Nova Iorque.

Ao todo, são cinco temporadas onde é possível ver um pouquinho de mercado financeiro, finanças e negócios. Uma ótima opção para maratonar nessa quarentena.

Monte a lista e comece assistir a filmes e séries com o foco em investimento e dinheiro. Isso pode inspirar futuros investimentos e fazer com que o dinheiro entre no bolso.


O artigo é um guest post da redação da Red Ventures

Deixe uma resposta

Fechar Menu