Como comparar empréstimos e escolher o melhor

Como comparar empréstimos e escolher o melhor

Com a atual situação que vivemos, ter dinheiro suficiente pode não ser uma realidade: você precisa pagar uma dívida ou mesmo acertar o financiamento da casa própria e não possui a quantidade ideal. A partir desse momento, recorrer ao empréstimo pode ser a solução para conseguir o valor necessário em um curto prazo.

Porém, com inúmeras opções financeiras, comparar as possibilidades de crédito no mercado é importante. Você encontrará instituições, taxas e condições diferentes. Saber qual delas é a melhor alternativa, não tem relação apenas com a comodidade, mas também qual delas garantirá o valor necessário e as condições de pagamento que se encaixam melhor com seu perfil.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue lendo o artigo a seguir e tire suas dúvidas sobre como comparar empréstimos e escolher pelo melhor!

Como comparar empréstimos pode ajudar a pessoa economizar

Normalmente, antes de viajar de férias, entre comprar as passagens, escolher a hospedagem e a quantia necessária para levar, as pessoas costumam fazer pesquisas. Assim como o exemplo anterior, você passará um bom tempo pesquisando e comparando preços até que consiga chegar naquele que se encaixa melhor com seu orçamento. A questão é: por que você deve fazer isso?

Além de não haver desperdício de dinheiro, mas também para não escolher por uma instituição que possa mais tarde oferecer surpresas nada agradáveis e a sua situação vire uma bola de neve.

É importante ter em mente que ir atrás de crédito, você deverá lidar com muitos outros custos, como taxas, além das parcelas do empréstimo que variam de organização para organização financeira. Então fazer a comparação não é uma opção, é sim ter a certeza que não haverá imprevistos no caminho. 

Tipos de empréstimos

A seguir, apresentaremos os tipos de empréstimos que você requerer, considerando o seu perfil:

  • Online: a contratação é sem sair de casa, desde as pesquisas até a liberação do crédito. Com os cuidados necessários por sites com certificado e confiáveis, é uma das formas acessíveis e rápidas, apenas com um clique do seu computador pessoal.

Veja através do simulador a melhor proposta para o seu caso

  • Para negativado: se você está com o nome sujo, essa é a sua melhor opção. O empréstimo para negativados são linhas de crédito que as organizações financeiras oferecem para quem está inadimplente.
  • Consignado: o empréstimo é realizado diretamente na folha de pagamento do seu benefício ou salário, minimizando a inadimplência para a empresa, tornando mais flexível a aprovação.  Essa modalidade por ser feita por aposentados, pensionistas, funcionários públicos ou assalariados.

Para saber mais sobre parcelas, taxas, entre as diversas organizações do empréstimo, basta acessar o link com o simulador de empréstimo consignado.

  • Com garantia de imóvel: esse tipo de empréstimo é também conhecido como refinanciamento de imóveis, aqui você tem a opção de optar por colocar seu imóvel como garantia de quitação do empréstimo. `Por conta disso, as taxas de juros são mais baixas já que o risco de inadimplência é menor do que o pessoal.
  • Com garantia de veículo: assim como a garantia de imóvel, essa modalidade dá opção de colocar o seu veículo como garantia para pagamento do empréstimo. Você também tem a opção de juros mais baixos por conta do risco de não pagar, que é muito menor em relação ao pessoal.

Com o simulador no link, você consegue ter uma noção de custos, taxas e, ainda, escolher a melhor instituição financeira para conseguir seu empréstimo com garantia de veículo.

Por que comparar empréstimos

A grande importância de comparar empréstimos de várias instituições é que você consegue analisar as taxas, os juros, as quantidades de parcelas e os prazos que cabem no seu bolso.

Além disso, algumas empresas cobram outras tarifas, como os tributos e seguros, e nesses podem estar incluídos o CET – que é custo efetivo total – além do IOF, que é o imposto sobre operações financeiras.

Como funcionam as taxas

Não existe apenas um tipo de taxa de juros quando é disponibilizado o empréstimo. Na concessão de crédito, podem existir três tipos de taxas:

  • Nominal: é uma espécie de tarifa de demonstração das instituições. Em comparação às outras taxas, ela não é calculada de acordo com a inflação, por isso, seu valor nem sempre será parecido com a porcentagem real dos juros. É importante ressaltar que sua demonstração é sempre anual, com períodos de capitalização mensais;
  • Efetiva: nesse caso, a taxa usa o prazo de referência de acordo com a capitalização do momento;
  • Real: essa é a taxa que de fato apresentará o valor real com o qual o credor deverá arcar, já que calcula os ganhos e as perdas de acordo com a inflação do ano.

Quais são as formas de pagamento

As formas de pagamento das parcelas do empréstimo são muitas, como: 

  • Débito em conta;
  • Boleto;
  • CET (Custo Efetivo Total): custo total do empréstimo em formato de taxa de juros anual, incluindo todas as taxas, encargos e impostos;
  • Descontado em folha de pagamento (para pensionistas, aposentados, funcionários públicos ou assalariados).

Vantagens de comparar

É extremamente importante a comparação de todas organizações que oferecem crédito, porque além de você escolher aquela que cabe no seu bolso, é estar atento às cláusulas contratuais: uma vez que não respeitadas, você poderá perder crédito na praça.

Depois de toda análise e reflexão com a empresa que se encaixa mais com seu perfil, adquirir um empréstimo pode ser algo vantajoso desde que realizado com todo cuidado. Qual dessas modalidades você acredita ser a mais vantajosa? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!


Artigo produzido pela redação do Juros Baixos

Fechar Menu