Como lidar com o limite do cartão de crédito?

Como lidar com o limite do cartão de crédito?

Para muitos, o cartão de crédito é uma forma facilitada de adquirir produtos e serviços com valores maiores, de maneira parcelada ou à vista. Contudo, quando é mal administrado, se torna sinônimo de dor de cabeça.

No entanto, para quem encara o cartão de crédito como vilão, o grande problema está no fato de que alguns indivíduos não sabem usar essa modalidade de compra.

A maioria das pessoas que se endividam com cartão de crédito compram qualquer coisa com ele, desde um televisor até um cafezinho na padaria. Ir no supermercado e comprar parcelado também é a receita do endividamento.

Aliás, quando o assunto são as finanças, não se pode abrir brecha para a tentação. É necessário saber respeitar o bolso e o dinheiro para poder ter tranquilidade e comprar tudo aquilo que precisa.

O cartão de crédito nunca deve ser visto como um dinheiro a mais, mas como a oportunidade que você tem de comprar algo que queira, que tenha um valor alto, podendo pagar parcelado.

Para entender melhor sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar como lidar com o limite do cartão de crédito e como controlar as compras nesse método de pagamento e evitar o endividamento. Confira!

Lidando com o limite do cartão

A falta de controle e planejamento financeiro pode fazer muitas pessoas estourarem o limite do cartão e, consequentemente, vão pagar uma dívida muito maior do que poderiam.

Ações por impulso provocam o desequilíbrio financeiro e depois o grande vilão da história é sempre o cartão de crédito, mas se você analisar bem, a culpa não é dele.

Uma pessoa que sabe usar o cartão anota todas as despesas em uma agenda executiva personalizada para controlar seus gastos, e o recurso acaba sendo uma forma de melhorar suas finanças pessoais.

Se você está cansado dos problemas com o cartão de crédito, mas não quer abrir mão dessa facilidade, algumas dicas para lidar melhor com o limite são:

1 – Fazer um planejamento financeiro

É muito importante fazer um planejamento financeiro antes de começar a usar o cartão. Isso ajuda o consumidor a se programar e saber quanto pode gastar, o quanto gastou e o valor que vai pagar na fatura.

O planejamento também evita usos desnecessários, como a compra de itens supérfluos ou provocadas pelo impulso.

2 – Reduzir o limite do cartão

Geralmente, as empresas de cartões oferecem um limite igual ou superior ao salário do correntista, o que causa a falsa ilusão de ter mais poder de compra.

Lembre-se de que toda vez que comprar algum item com o cartão de crédito, como pasta de papel personalizada, o dinheiro não vai sair da sua conta.

No próximo mês, será necessário pagar a fatura e é aí que para muitos começa um pesadelo. Imagine receber uma fatura igual ou maior que o seu salário?

Para evitar esse problema, converse com a empresa de cartão ou com a instituição bancária e solicite a redução do limite para 50% da sua receita líquida.

3 – Conhecer programas de descontos

Muitos cartões de crédito oferecem programas de desconto e outras vantagens, como no caso das milhas. Ao usar determinados cartões, o consumidor acumula pontos que podem ser trocados por passagens aéreas ou milhas.

Também existem os pontos que podem ser trocados por combustíveis e vários outros produtos, como:

  • Eletrodomésticos;
  • Bicicletas;
  • Celulares;
  • Ingressos.

Veja quais são as vantagens oferecidas pelo seu cartão, pois os benefícios podem te ajudar a economizar em algumas compras. Mas não pense que deve gastar mais do que está acostumado apenas para acumular pontos.

Utilize o cartão moderadamente e aproveite os benefícios, conforme for possível, pois é muito mais fácil se endividar do que trocar os pontos.

4 – Consultar o saldo frequentemente

Se você comprou qualquer coisa, como tela mosquiteira apartamento, não se esqueça de conferir o saldo do cartão, pois isso vai evitar que você gaste mais do que pode.

Quando o dinheiro não sai diretamente do bolso, as pessoas podem se confundir e, por essa razão, gastam muito mais do que deveriam.

Para ajudar nesse controle, uma boa opção é usar aplicativos de controle financeiro que ajudam a gerenciar os cartões.

5 – Não pagar outras contas com o cartão

Não coloque todas as suas contas no cartão de crédito, principalmente contas de água, telefone e energia elétrica, tendo em vista que algumas administradoras cobram tarifas para prestar esse serviço.

Antes de optar por essa opção, verifique com a administradora do seu cartão qual é o valor da tarifa cobrada e pondere se realmente vale a pena aproveitar essa funcionalidade.

6 – Usar apenas um cartão

Outra dica importante é usar apenas um cartão de crédito, posto que isso facilita o controle e o planejamento dos gastos.

Com apenas um único cartão, é possível pagar pelo fechamento de lavanderia com vidro, mas se você tiver mais de um, vai cair na ilusão de que pode gastar um pouco mais.

Quando o usuário atinge o limite do cartão, significa que já gastou tudo o que poderia e o que estaria dentro do seu orçamento. Começar a usar outro é a receita perfeita para se endividar e causar um grande estrago nas finanças.

Como se planejar e não se endividar?

Quando se trata de cartão de crédito, para algumas pessoas, chega a ser impossível usufruir dessa modalidade de compra sem se endividar. Contudo, lembre-se de que existem algumas maneiras que evitam essa situação. São elas:

Verificar a necessidade de parcelamento

Será que realmente tudo o que você compra precisa ser parcelado? As pessoas parcelam compras desnecessárias e vão acumulando valores no cartão. Isso se torna uma bola de neve e pode prejudicar o pagamento da fatura.

Em alguns casos, como um projeto de retrofit arquitetura, é aceitável o parcelamento, mas isso não se justifica na hora de comprar uma roupa ou uma lembrancinha de aniversário para alguém.

Controlar os próprios impulsos

Como falamos anteriormente, o cartão de crédito traz a falsa sensação de que podemos gastar mais, só que não é bem assim.

Embora não seja necessário se comprometer com o pagamento na hora, no próximo mês o valor será cobrado em uma fatura.

Antes de passar o cartão, pense se você realmente precisa de determinado produto ou serviço, além de se a aquisição é apenas um desejo e um capricho. 

Se realmente precisa comprar, verifique os preços, faça comparações e procure negociar os valores com o vendedor.

Atentar-se ao vencimento

Evite atrasar o pagamento do cartão de crédito, pois isso desencadeia juros e multas muito altos, capazes de pesar no bolso de qualquer um.

Anote o dia no seu celular ou em uma agenda, pois além de saber quanto deverá pagar, também saberá o melhor dia para comprar cortina romana quarto ou qualquer outro item do seu interesse.

Verificar o saldo do cartão e a fatura

É muito importante ter o aplicativo do banco no celular para acompanhar o saldo do cartão e da fatura que terá de pagar no próximo mês.

Deixar de acompanhar essas informações é um modo que pode levar ao endividamento, pois a impressão é de que não se gastou muito.

Anotar todas as despesas

Anote absolutamente tudo o que você comprar no cartão de crédito, podendo ser em um caderno, planilha ou aplicativo de finanças.

Registre se a compra foi feita à vista ou parcelada, quais são os juros, dentre outras informações que vão te ajudar a controlar melhor o uso do cartão.

Nunca pagar o mínimo

O consumidor pode comprar adesivo vinil preto e qualquer outro produto ou serviço que desejar com o cartão de crédito, só não pode cair na besteira de pagar o mínimo assim que a fatura chegar.

Quando uma pessoa faz isso, vai pagar pouco naquele mês, porém, muito mais no mês seguinte. Isso acontece porque o pagamento mínimo é uma forma de repassar o valor para o próximo mês, mais os juros que são muito altos.

O usuário entra no crédito rotativo, e embora a fatura não esteja atrasada, o saldo devedor vai se multiplicar. Mesmo que você tenha que deixar outras contas para trás, nunca pague o mínimo do cartão de crédito.

Não sacar o limite

O limite de crédito é permitido por alguns bancos, mas não é recomendável sacar esse valor porque ele vai sair do limite do cartão e os juros serão cobrados até o fechamento da fatura.

Portanto, se você precisa comprar bateria carro, vale mais a pena parcelar no cartão de crédito do que retirar o limite para pagar à vista.

Considerações finais

Se souber usar o cartão de crédito, ele vai se tornar um parceiro das suas finanças e expandir as possibilidades de cuidar melhor do seu dinheiro.

Use-o para comprar bens de valores mais altos e que você só pode pagar parcelado, e também aproveite as facilidades que ele traz para ter acesso a vários benefícios. Com isso, suas finanças estarão sempre organizadas e sem dor de cabeça.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu