Como manter as finanças em tempos de pandemia? – cuidados necessários com seu dinheiro

Como manter as finanças em tempos de pandemia? – cuidados necessários com seu dinheiro

Semíramis Moreira

Como manter as finanças em dia? Ainda mais nesse momento delicado de distanciamento social? A crescente onda de inadimplência decorrente do corte de salários, desemprego ou mesmo encargos financeiros está tirando o sono das famílias. Por inúmeras razões, uma compra a mais ou a menos faz diferença no saldo mensal.

O distanciamento social, ocasionado pela pandemia de coronavírus, nos obrigou a passar mais tempo em casa, em nossos home offices. Se por um lado o consumo em shoppings, restaurantes e transportes diminuiu, por outro, nos encontramos ligados nas compras por aplicativos e sites para suprir as nossas necessidades básicas do cotidiano.

Nesse post teremos algumas dicas valiosas do Hurb para controlar os gastos e investir no que realmente importa: viver mais histórias!

Evite comprar por impulso

As compras por impulso estão sendo muito comuns nesse momento de distanciamento. Sentimos necessidade de adquirir algo novo para nos sentirmos importantes e não há nada de mal em sermos generosos. Porém, nesse momento, segure a carteira, valorize o que você já tem e priorize as compras mais urgentes.

Pagamento das contas à vista e sem atrasos

Um dos fatores de endividamento das famílias acontece por causa do pagamento em atraso das contas fixas. Portanto, não deixe de priorizar as contas de água, energia elétrica, gás, internet, telefone entre outras, evitando multas e cortes desnecessários.

Cuidado com o uso do cartão de crédito

Nossa cultura consumidora não nos ensina a poupar para comprar o que tanto desejamos quando já tivermos a quantia exata e nos enrolamos nas parcelas do cartão de crédito. O cartão de crédito pode ser nosso grande aliado ou nosso principal vilão, por isso, seu uso deve ser consciente e nunca excedendo o valor de seus rendimentos. Foco no controle de gastos!

Faça compras de mês

As compras de mês são ideais para controlar os gastos. Em primeiro lugar, selecione os itens da cesta básica, depois parta para os itens menos importantes. Você pode fazer um controle de estoque do que tem em casa baixando aplicativos simples gratuitos para gerenciamento doméstico. Controlando os gastos com as compras do mês sobra economias para você comprar aquele incrível pacote para 2021!  

Pague suas dívidas em atraso!

Se tudo o que você quer é regularizar sua situação financeira, pague suas dívidas em atraso! Um bom começo é você colocar numa planilha tudo o que está inadimplente e se preocupar em pagar as contas de valor mais baixo primeiro.

Para as de valor mais alto, como dívidas em bancos e estabelecimentos comerciais, recorra aos feirões de liquidação de débitos como no Serasa-Experian, para recombinar suas dívidas, através de um valor fixo ou parcelamento.

Seu nome é seu maior ativo, preserve-o! Fique em casa, fique seguro. Valorize o que é importante – você!


O artigo é um guest post da redação do Hurb

Deixe uma resposta

Fechar Menu