Comprando pela Internet: Brasil x EUA

Comprando pela Internet: Brasil x EUA

O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo a cada ano. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor cresceu 12% em 2017, comparado com o ano anterior, chegando a um faturamento de R$ 59,9 bilhões. No total foram mais de 203 milhões de pacotes enviados pelas lojas virtuais brasileiras, com um tíquete médio de R$ 294. A previsão é que 2018 tenha um crescimento de 15% em relação ao ano passado.

Nos Estados Unidos o e-commerce também cresce a cada ano. Em 2017, os americanos gastaram US$ 453,46 bilhões, crescimento de 16% comparado ao ano anterior, sendo o maior crescimento desde 2011.

Nos EUA, o e-commerce já existe há mais tempo, e, pelas diferenças entre os dois países, sejam na tributação, culturais e de logística, elas também acabam sendo refletidas nos preços. Vejamos algumas comparações abaixo.

Um dos grandes gargalos que ainda é responsável pelo maior número de reclamações nos e-commerces brasileiros é o frete. Preços altos e atrasos na entrega acabam sendo os maiores motivos das reclamações. Enquanto nos EUA há uma grande quantidade de transportadoras, no Brasil há praticamente um monopólio pertencente aos Correios, que acaba determinando o preço que bem entende, e que vem gerando polêmicas com a elevação dos fretes.

Vejamos o primeiro caso, da Amazon, empresa americana que já atua no Brasil. Fizemos a comparação do mesmo produto, sendo que na Amazon Brasil foi escolhido um endereço no estado de São Paulo e na Amazon norte-americana foi escolhido um endereço na Califórnia:

 

Na Amazon norte-americana, existem mais opções de frete, sendo que clientes da Amazon Prime, que pagam uma mensalidade, acabam tendo um frete grátis com recebimento em até dois dias. Para quem não tem essa assinatura, o recebimento em um dia acaba sendo o mais caro, em seguida da chamada “Entrega Padrão”. Para aqueles que não têm pressa em receber, demorando cerca de uma semana, há isenção do frete.

Já na Amazon brasileira, no momento só existem duas opções. A chamada Entrega Padrão, com cerca de um mês para recebimento, com frete grátis, ou a Entrega Expressa, com em uma semana, que neste caso apresentou um frete de mais de R$ 20.

Comparando agora e-commerces famosos locais, ou seja, que são exclusivos do país, temos o seguinte cenário:

A primeira imagem se refere a uma famosa loja de eletrônicos norte-americana. Ela oferece duas opções: retirada em uma loja, na qual a disponibilidade é no mesmo dia, ou o envio para o endereço, com frete grátis e recebimento em alguns dias. Já na loja Brasileira, também há a opção para retirada na loja, que pelo CEP procurado, lista as lojas mais próximas e tem a disponibilidade do produto entre 1 e 2 dias, ou o envio para o endereço, com frete de R$ 6,50 em até 6 dias.

Por fim, podemos também comparar dois sites famosos em que as próprias pessoas colocam seus produtos à venda. Nos EUA utilizaremos o Ebay e no Brasil o Mercado Livre:

Nos dois casos o frete foi grátis, sendo que no Ebay a devolução pode ser feita em 14 dias e no Mercado Livre em 7 dias.

Com estas comparações, podemos ver que já há muito coisa em comum entre as compras online do Brasil e dos EUA. As opções de frete vêm sendo trabalhadas para as empresas brasileiras de forma a melhorarem a qualidade dos seus serviços. Cabe ao consumidor estar sempre atento e encontrar as melhores opções de custo-benefício

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