Conheça 5 dicas para começar a aplicar agora as suas ideias de renda extra

Conheça 5 dicas para começar a aplicar agora as suas ideias de renda extra

Fazer uma renda extra pode ser a solução para muitos brasileiros conseguirem sair do negativo, aproveitando para colocar em prática técnicas de empreendedorismo ou ações como freelancer para obter um maior ganho financeiro no fim do mês.

O mundo está passando por uma sequência de crises econômicas, que tem feito uma grande reação no mercado como um todo.

O poder aquisitivo das pessoas lentamente começou a cair, forçando medidas de contenção para que todos possam manter seu padrão de vida.

Uma das melhores formas para fazer isso é buscando uma fonte de renda extra, desde o aluguel de uma sala privativa coworking até a abertura de um novo estabelecimento comercial.

Por meio desse tipo de ação, você consegue recuperar-se financeiramente e até mesmo separar uma parte do dinheiro para conseguir investimentos, conquistando uma autonomia econômica ainda maior.

Um dos grandes problemas econômicos do Brasil é que não há incentivo para estudar economia pessoal, o que resulta em diversas pessoas com alto nível de endividamento, sem saber que tipo de solução tomar.

A renda extra também ajuda essas pessoas a quitarem suas dívidas mais rapidamente, conseguindo retomar o controle de sua saúde financeira. Ela pode servir até mesmo para gerar conforto para você e sua família.

Com o avanço da tecnologia, muitas novas possibilidades se abriram, permitindo que você consiga explorar recursos sem nem mesmo sair de casa. 

Até mesmo a venda de bolo caseiro de chocolate pode ser capitalizada.

Essas novas possibilidades tem uma grande chance de engajamento que permitirá uma série de ações para você explorar.

Dessa maneira, você consegue conquistar uma renda extra satisfatória para conseguir explorar todos os seus objetivos com o capital a mais que começará a receber.

1.    E-commerce de importados

O trabalho com importação é um dos mais antigos da internet, e pode realizá-lo de maneira razoavelmente simples. 

Basta encontrar um bom fornecedor de produtos, importar um estoque inicial e montar a estrutura de vendas.

Entretanto, embora a execução seja simples, é fundamental que você passe um bom tempo lidando com o planejamento desse tipo de estrutura. 

Em um primeiro momento, você deve procurar o que pretende importar.

Muitas pessoas têm interesse em produtos de importação, mas você precisa saber que tipo de material irá trabalhar. 

O ideal é que seja algo que você goste, uma vez que saberá explorar melhor o potencial de marketing e conhecerá melhor o produto em si.

Depois, é importante fazer uma boa pesquisa para identificar se o produto tem saída, se as pessoas efetivamente desejam esse tipo de item. 

Isso impede que você fique com um estoque que apenas ocupa espaço, mas não vende ou mesmo se paga.

Uma boa dica é utilizar uma caixa de papelão personalizada com logo para que as pessoas se lembrem de sua marca.

É importante que você não exagere no estoque inicial, também. Uma vez que você não tem idéia de como será a saída do produto em questão, é interessante ter uma boa quantidade, mas não excessiva.

Além disso, é interessante ter engatilhado um novo pedido caso o produto estoure, para que você não fique com ele esgotado e com chance de perder oportunidades de venda. 

Dessa maneira, você consegue resultados muito mais expressivos para suas ações.

Uma das principais formas de se sobressair nesse tipo de trabalho é escolher um nicho para atuar. 

Assim, com um motoboy entregador para agilizar o processo você pode efetivamente se destacar.

Assim, você consegue explorar melhor os recursos de uma determinada área de vendas, conquistando um bom resultado para suas ações de vendas e conquistando a tão desejada renda extra.

Dentre os elementos que você pode trabalhar, destacam-se algumas áreas que tem grande procura e um público que está sempre ávido por novidades e por produtos diferenciados:

  • Beleza e estética;
  • Decoração de casa;
  • Mundo geek;
  • Moda e vestuário.

Para a plataforma virtual, hoje em dia existem diversas opções de fontes no mercado, que você pode criar sua loja gratuitamente e com pouca ou nenhuma experiência em programação de sites.

Por isso, é importante escolher uma plataforma de qualidade, que ofereça todo o suporte que você precisa para começar a vender.

2.    Marketing digital

O marketing digital é um modelo recentemente novo no mercado, e muitas empresas ainda têm dificuldades em aprender toda a sua utilização.

Por conta disso, muitos empreendimentos acabam optando pela contratação de um consultor de marketing freelancer para vender seus produtos, como um açaí de copo.

Se você trabalha na área e tem o conhecimento técnico para apresentar as soluções tecnológicas de marketing para equipes que ainda precisam se integrar a esse modelo, é muito importante que você consiga se expressar melhor nessa área.

O segmento de marketing digital segue em constante expansão, e o período de ensino e avaliação de resultados muitas vezes é bastante flexível, o que torna uma opção perfeita para um profissional de marketing aplicar como uma renda extra.

Outra grande vantagem desse tipo de ação é que ela é auto-reciclável. Isso porque a cada nova estrutura que você ajuda a montar de marketing digital, mais você se atualiza no mercado e descobre inovações e modelos de negócio alternativos.

Assim, identificar a qualidade de uma embalagem para comida delivery para seu negócio se torna um elemento muito mais simples.

Isso acaba auxiliando tanto seu emprego regular quanto sua carreira autônoma, conquistando uma excelente renda extra para conseguir aplicar em seu futuro.

3.    Redator freelancer

Dentro da proposta do marketing, uma das ações que mais tem obtido procura e resultados é o marketing de conteúdo. 

Esse é o modelo onde as empresas apresentam material de qualidade para aproximar os clientes e conseguir converter mais vendas.

Entretanto, muitas vezes os profissionais da empresa estão ocupados nos processos dela própria, o que acaba fazendo com que não sobre tempo para a criação de conteúdo elaborado e de qualidade, próprio para resultados positivos nesse tipo de ação.

A solução então é contratar um redator freelancer. Estas pessoas trabalham por texto publicado, sendo uma importante ferramenta no mercado de produção.

O redator freelancer trabalha em cima de um briefing que é disposto a ele, com as informações necessárias para a produção de um texto, como instalação de internet.

Muitas empresas utilizam essa ferramenta para ter mais liberdade criativa, uma vez que o redator usará seu próprio conhecimento para criar material.

Um redator freelancer deve saber mais do que simplesmente escrever bem. É preciso saber revisar o texto, aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), trabalhar com conteúdos de várias mídias, entre outras atividades.

Além disso, existem diversos tipos de conteúdo que podem utilizar os serviços de redação freelancer, como a produção de ebooks, publicações em sites ou blogs, e-mail marketing, entre outros.

Para o redator, existe a opção de ser uma figura mais generalista, que trabalha com diversas áreas e não se restringe a um tipo de conteúdo.

Além disso, ele pode se tornar especialista em uma determinada área, sendo capaz de desenvolver textos mais complexos sobre o tema.

Vale lembrar que não há uma graduação necessária para esse tipo de trabalho. Um notebook novo e capacidade de escrita funcionam em perfeita harmonia.

Um redator pode ainda ganhar dinheiro com seu próprio portfólio, montando um blog para expor seus textos enquanto recebe de afiliados e anúncios.

4.    Tradutor

Uma variação do trabalho do redator, o tradutor se especializa em passar textos em outros idiomas para o português e vice-versa. 

Hoje, com a globalização e o acesso irrestrito da internet, a tradução tem se tornado cada vez mais fundamental.

Sites de grandes corporações precisam estar em muitos idiomas, enquanto você explora todo o potencial de ação desse tipo de ferramenta por meio de traduções qualificadas de diversos tipos de temas.

A especialização na língua que você pretende traduzir é fundamental, e prova de sua capacidade de passar o material com qualidade e fidelidade ao conteúdo original.

Existem traduções de vários idiomas para serem feitas no mercado. Quanto mais difícil for encontrar uma pessoa fluente no idioma que você faz tradução, maior será o valor de sua renda extra.

Em contrapartida, existe menos opção de trabalho para línguas muito específicas, enquanto línguas comuns como o inglês e o espanhol estão constantemente recebendo solicitações de trabalho.

5.    Imposto de renda

Muitas pessoas ainda têm muita dificuldade em realizar o imposto de renda, e acabam errando ou deixando de fazer por conta dos documentos e da burocracia necessária.

Em contrapartida, pessoas que têm facilidade para esse tipo de ação, especialmente contadores, costumam aproveitar muito a renda extra ao se oferecer para fazer o imposto de renda das pessoas.

Dessa forma, o cliente poupa o tempo e a dor de cabeça de fazer a ação enquanto você consegue conquistar uma renda extra.

Considerações finais

Trabalhar uma renda extra pode ser a diferença para sua rotina, desde uma complementação de seu salário até um rendimento para a realização de um sonho, como uma viagem ou a aquisição de um bem.

Por isso, é importante que você tenha em mente todas as suas possibilidades, para que assim consiga trabalhar com qualidade esse tipo de material.

Além de estruturar todos os elementos de sua vida, garantindo assim um resultado muito mais satisfatório do ponto de vista financeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu