Empréstimo para empresas sem garantias reais: é mesmo possível?

Empréstimo para empresas sem garantias reais: é mesmo possível?

Você que está vendo o seu negócio engrenar e gostaria de dar aquela ajuda a mais para acelerar o crescimento, fazer um empréstimo sem garantia pode ser uma boa opção!

Neste post iremos explicar tudo o que você precisa saber antes de fazer a solicitação do seu empréstimo. Bem, então vamos lá!

Planeje-se

       Primeiramente faça o planejamento da sua empresa. O ideal é que esta tarefa seja realizada por uma assessoria contábil, que conseguirá identificar facilmente o histórico e lançamentos da empresa. Contudo, se você está iniciando e a grana ainda está curta, não se preocupe! Organize uma planilha de excel com TODAS as entradas e saídas da sua empresa. Dessa forma, será possível visualizar claramente o movimento bancário ao longo dos meses.

       Com base nessas informações, você deve calcular exatamente o quanto você precisará pedir de empréstimo para fazer o investimento no seu negócio. Preste muita atenção, pois esse ponto é extremamente importante para que o valor seja devidamente aplicado e a dívida possa ser paga pela empresa o mais rápido possível, de forma transparente e bem programada!

Organize-se

       Você, como proprietário, deve buscar manter toda a documentação e contabilidade da empresa sempre atualizadas e organizadas, bem como os impostos pagos, para que consiga certificar para as instituições financeiras para as quais solicitou o crédito que é capaz de pagar as parcelas sem atraso e quitar a dívida feita.

Não se esqueça que, ao solicitar o empréstimo aos bancos e financeiras, movimentações financeiras da sua empresa serão analisadas, de modo a constatar que ela não possui  riscos de inadimplência. Assim, com a documentação correta e em dia, o pedido de crédito é aprovado com mais agilidade e facilidade!

Crédito empresarial: com ou sem garantias reais?

       Existem dois tipos de empréstimo para empresas: com e sem garantias reais.

No primeiro tipo, um bem, que pode ser um veículo ou um imóvel, é cedido como garantia de pagamento para a instituição financeira, o que confere maior confiabilidade ao cliente. Por tal motivo, esse tipo de linha de crédito possui taxas de juros mais baixas e o número de parcelas possíveis maior.

Já no segundo caso, de empréstimo sem garantia reais, é o ideal para empresas de pequeno porte e iniciantes, visto que não é necessário que nenhum bem fique alienado ao banco ou financeira, o que facilita a solicitação do empréstimo, ainda que as taxas sejam um pouco mais altas. Afinal, alienar um bem de alto valor é uma situação improvável para uma empresa que está começando sua jornada, não é mesmo?  Assim, com o empréstimo sem garantias reais, o empreendedor não enfrenta empecilhos na expansão do negócio!

Atente para os juros e taxas cobradas

       Após toda essa preparação, o passo seguinte é buscar um lugar seguro e com taxas de juros acessíveis para a realização do empréstimo. Você sabia que é possível fazer todo o processo online, sem precisar sair de casa? É muito fácil, pois com fintechs como, por exemplo, a BizCapital você consegue fazer seu pedido online e receber um atendimento personalizado para a sua empresa, desde a solicitação até a concessão do crédito.

Com o objetivo de facilitar a vida do consumidor ao comparar as opções de crédito ofertadas por instituições financeiras, o Banco Central Brasileiro, com a resolução nº 3.517, determinou a divulgação do Custo Efetivo Total (CET) no momento da contratação do empréstimo. A CET nada mais é que uma taxa calculada levando em conta todos os custos e despesas na operação de crédito, incluindo os juros, tarifas, seguros, tributos, custos relacionados a registro de contrato e outras despesas cobradas na operação, fazendo com que a taxa final aumente. Assim, quando considerados todos os outros custos envolvidos, a instituição com a menor taxa de juros nem sempre é mais vantajosa para a consumidor.

Dessa forma, também é interessante verificar se esse realmente é o melhor momento para a sua empresa ou se representam um grande rombo nas finanças

Conseguindo empréstimos sem garantia

O primeiro passo é “limpar o seu nome”, faça uma busca de quaisquer dívidas que possam surgir e tente liquidá-las, as instituições financeiras estarão de olho nelas durante a sua análise de crédito.

Com a BizCapital, esse processo é bem simples. Para efetuar o pedido, basta preencher um formulário informando a quantia que a sua empresa está precisando no momento, o motivo por trás desse pedido (capital de giro; compra de equipamentos; compra de estoque; marketing e vendas; dentre outros).

Após isso, basta inserir outros dados pessoais, como o seu nome completo e CPF; os dados da empresa (CNPJ e faturamento mensal) e pronto! O seu pedido foi enviado e será avaliado em até 2 dias úteis.

Pedir um empréstimo sem garantias não precisa ser algo fora de cogitação, basta planejar bem a operação, afinal, um empréstimo vem acompanhado de diversas parcelas que deverão ser liquidadas mês a mês. Após essa etapa, conte com empresas como a BizCapital e são uma ótima solução para empreendedores de pequeno e médio porte.

Texto escrito pela da equipe de redação da BizCapital, fintech que tem o objetivo facilitar e guiar decisões de crédito inteligentes e conscientes

Deixe uma resposta

dezenove + 1 =

Fechar Menu