Mercado Fracionário: o que é e como ele funciona

Mercado Fracionário: o que é e como ele funciona

O mercado fracionário é a opção ideal para quem deseja investir de forma mais ativa, mas não tem os recursos necessários para iniciar um investimento mais robusto.

No mercado fracionário, os investidores podem negociar ações abaixo de seu lote mínimo, que seriam 100 ações. Isso acaba permitindo que pessoas sem muito capital consigam investir seu dinheiro.

Uma empresa pequena, de fundição de peças automotivas, por exemplo, pode ser uma potencial compra de ações se o empreendimento for consolidado e tiver uma lucratividade boa. Comprar de empresas pequenas muitas vezes pode ser vantajoso a longo prazo.

Esse tipo de investimento é conhecido como de renda variável. Isso porque é impossível dizer o valor de retorno a longo prazo. Por outro lado, os retornos financeiros podem acabar sendo muito superiores aos investimentos de renda fixa.

A principal diferença entre os mercados fracionário e integral é a quantidade de ações que podem ser negociadas em uma única transação. 

Enquanto o fracionário permite negociações de 1 a 99 ações, o integral trabalha apenas com lotes de 100 ações por transação.

Os lotes, conhecidos como padrão, compõem 100 ações e devem ser utilizado sempre nessa escala para a bolsa integral.

Inclusive os lotes foram definidos dessa forma para melhorar as questões de organização, facilitando tanto para os investidores quanto para as empresas e corretores trabalharem com esse tipo de mercado.

Nestes casos, o valor de venda da ação é mostrado de forma unitária. Para comprar o lote, é preciso multiplicar o valor por 100.

No mercado fracionário, as opções são muito mais acessíveis a investidores sem uma renda maior para comprar ações, permitindo que uma pessoa que seja organizada, com visão e planejamento corretos, consiga negociar e se tornar sócio de empresas.

Por serem valores menores, o mercado fracionário torna-se ideal para quem está aprendendo a lidar com a bolsa de valores, pois permite uma maior flexibilidade e variedade na carteira de ações.

Isso possibilita que empresas prestadoras de serviços, como as de protocolo de qualificação de instalação, possam abrir seu capital, conseguindo trabalhar melhor o mercado de ações fracionadas para alcançar seu objetivo financeiro.

Para identificar uma empresa que trabalhe com ações fracionadas, basta identificá-la com a letra F ao lado do código padrão do mercado.

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos informações de como você pode realizar a compra de ações fracionadas, além de dúvidas e vantagens de realizar investimento neste mercado. Acompanhe!

Como comprar ações fracionadas

O processo de compra de ação fracionada é bem simples. O primeiro passo é encontrar uma corretora de valores que seja de sua confiança e abrir uma conta.

Essa instituição será a responsável por agir como comunicador entre você e a bolsa de valores. Hoje em dia, é possível utilizar a tecnologia para fazer suas transações sem sair de casa, usando ferramentas de Home Broker vinculadas a sua corretora.

É necessário levar em conta todos os fatores antes de optar pela corretora que vai ser sua guia, como:

  • Preços;
  • Funcionalidade;
  • Desempenho;
  • Relevância.

Também é importante buscar clientes da corretora para ouvir seus depoimentos. Os investimentos feitos na bolsa devem ser feitos com muito cuidado, para evitar que você perca seu dinheiro.

O corretor pode ajudar a decidir se o investimento em uma empresa de prensa hidráulica industrial realmente vale a pena nesse momento, entre outros detalhes para te situar enquanto você inicia sua trajetória.

Por mais que a corretora seja a intermediadora na negociação, aprender a usar as ferramentas de Home Broker é fundamental. É ali que você enviará as ordens de compra e venda de seus ativos.

Pensando nisso, é fundamental compreender o funcionamento e todos os recursos desse tipo de aplicação, uma vez que a análise das informações que serão apresentadas é crucial para o trabalho no mercado de ações.

A utilização do Home Broker, normalmente, não é cobrada, mas existe uma taxa de corretagem variável que você deve avaliar quando estiver escolhendo onde investir.

Como posso trabalhar com minhas ações?

Se você pretende comprar ações de empresas menores, como uma produtora de papel indicador universal, é preciso planejar com antecedência e entender o viés de mercado que pretende alcançar.

Dentre os métodos possíveis, destacam-se as de foco em longo prazo, no qual você consegue gerenciar melhor riscos e ter um retorno melhor.

O Value Investing é uma estratégia que trabalha com o valor sobre o preço. Essa técnica consiste em, basicamente, identificar boas ações que estão com preços descontados. Quando você compra esse tipo de ações, garante um melhor resultado no futuro.

Outra técnica bastante utilizada é a de Buy and Hold, onde você segura as ações compradas por longos períodos de tempo.

Ao identificar uma empresa sólida e com uma boa perspectiva, é possível guardar as ações por muitos anos para receber uma valorização grande de cada ação.

Nesse caso, ao comprar as ações de uma empresa de elevador hidráulico automotivo , você está acreditando no potencial de crescimento a longo prazo desse tipo de empreendimento.

Dúvidas sobre as ações fracionadas

O Brasil não tem a cultura de investimentos difundida entre a população. Por conta disso, diversas pessoas tem medo de iniciar sua jornada no mercado de ações.

Um dos primeiros elementos a compreender é a taxa de corretagem. Esse valor é cobrado para cada transação realizada por intermédio da ferramenta Home Broker de seu corretor de valores.

No caso de você comprar as ações de um berçario creche, parte do valor investido será convertido para a corretora para cobrir os gastos de manutenção e pessoal investido.

O valor específico da taxa é bem variável, dependendo de cada corretora. Normalmente ele é um valor fixo, para facilitar seu entendimento e as negociações, independente do valor escolhido para as transações.

É essencial lembrar que quanto maior for a taxa de corretagem, menor é a quantidade de ações que você conseguirá comprar com seu capital. No caso das ações fracionadas, muitas corretoras têm opções diferenciadas de taxa para seu trabalho.

Essa taxa pode ser um grande limitador se você pretende diversificar sua carteira de ações, pois o custo das taxas acaba se tornando inviável do ponto de vista financeiro. Por isso, é interessante buscar alternativas.

Algumas corretoras de valores acabam optando por não taxar o mercado fracionário, permitindo que você tenha mais opções para investir diretamente na bolsa.

Além do mais, as ações fracionadas, assim como as de lote, permitem que você receba dividendos. Isso porque quando se compra ações, você se torna um sócio da empresa, ou seja, um acionista.

Como sócio, você tem direito a receber uma parte do lucro líquido da empresa, com um percentual baseado no tipo e quantidade de ações que você tem.

Mesmo em uma empresa pequena, como uma prestadora de pintura de fachada de prédio, um lucro que pode ser convertido em dividendos acaba sendo gerado.

Se você tem vontade de viver de renda, os dividendos são essenciais para seu cálculo financeiro. 

No entanto, é importante levar em conta que no caso das ações fracionadas, o valor de dividendos irá variar muito, dependendo da quantidade de ações que você possuir.

Outra estratégia de investimento é o aluguel de ações. Neste caso, o dono das ações aluga para uma pessoa determinada quantidade com prazo, garantia e remuneração decididas anteriormente.

Isso acaba sendo bem útil para aumentar a renda passiva de sua carteira, da mesma maneira que um aluguel de imóveis ou equipamentos.

Construir seu patrimônio pode ser uma tarefa demorada, e é preciso ter muita disciplina e paciência para conseguir alcançar resultados melhores.

Por isso, é ideal que você consiga começar a investir apenas depois de quitar qualquer dívida que ainda tenha. Os juros da dívida são grandes vilões de quem pretende se tornar acionista.

Elimine qualquer problema financeiro que tenha, para adquirir a confiança necessária para realizar um investimento. O desespero de esperar o dinheiro crescer rapidamente pode acabar fazendo você tomar decisões erradas e perder seu capital investido.

O estabelecimento de metas e objetivos também pode ser uma excelente maneira de controlar seu trabalho junto ao mercado de ações, uma vez que permite que você se foque mais no trabalho e consiga alcançar resultados melhores.

A liquidez de ações fracionadas costuma ser menor quando comparada a um lote, uma vez que, normalmente, há menos oferta e demanda desses ativos. 

Isso acontece porque existem muitos investidores institucionais, que trabalham com grandes quantias de uma vez.

Considerações finais

Principalmente quando você trabalha com empresas pequenas, como uma fábrica de rolo de papel térmico, é imprescindível entender que o mercado fracionado é muito diferente do integral.

Isso faz com que os investidores acabem buscando as ações integrais, que são mais fáceis de trabalhar e negociar. Entretanto, a liquidez pode variar de acordo com cada empresa.

Pensando nisso, o ideal para as ações fracionadas segue sendo o investimento a longo prazo, que não depende do mercado flutuante para gerar um bom resultado.

Portanto, as ações fracionadas são um excelente meio de entrar no mercado de ações, e perder o medo de investimentos de renda flexível para alcançar resultados maiores e melhores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu