Pix X boleto: quais as principais diferenças e vantagens?​

Pix X boleto: quais as principais diferenças e vantagens?​

São muitas as preocupações de empresas, das mais diversas áreas, na hora de chegar aos resultados esperados, dentre essas, uma das mais importantes está na forma de pagamento, que pode ser diversa, como o Pix X boleto.

Essas duas maneiras do cliente pagar um produto ou serviço são consideradas as mais populares, tendo algo em comum: não são parcelamentos, mas sim pagamentos à vista.

Neste sentido, sempre que utilizadas dentro de um negócio de software de gestão empresarial para pequenas empresas podem facilitar a entrega de um retorno, necessário para dívidas, pagamentos, investimentos e até mesmo salários.

Porém, ainda que ambas sejam importantes, e tenham uma facilidade em serem aceitas por parte dos clientes, é preciso reconhecer que algumas diferenças podem ser encontradas.

No texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre o comparativo entre boleto e Pix, entendendo de que forma cada uma delas pode se destacar dentro de uma empresa. 

Entretanto, antes disso, vamos falar mais sobre a importância na escolha das formas de pagamento.

A importância de escolher as formas de pagamento

Como qualquer fase dentro de um processo de compra, a forma de pagamento tem o seu valor, e pode contribuir para uma satisfação imediata do cliente, conduzindo-o inclusive para uma conclusão de algo, e dentro do mesmo sentido, para uma desistência.

Por exemplo, uma empresa que só concede formas de pagamento por meio de cartão de crédito está deixando de fora todos os clientes que podem não ter acesso a esse meio.

O mesmo acontece com pagamentos que só podem ser colocados à vista, diante de uma realidade de pessoas que só podem parcelar, ainda mais dentro de pagamentos altos, como a entrada do aluguel de uma sala comercial para alugar em um centro comercial.

Outras formas importantes são:

  • Pix;
  • Boleto;
  • Paypal;
  • Talão de cheques.

Sendo assim, ao contrário do que se imagina, as formas de pagamento fazem parte de um processo importante dentro da venda, sendo então uma maneira de ter uma experiência.

Se essa experiência for boa, contando com uma compreensão sobre a realidade do cliente, sobretudo dando chances para que ele possa fazer um pagamento dentro das possibilidades mais adequadas, o negócio poderá ganhar aí um bônus.

Porém, quando isso não é respeitado, com certeza uma das principais formas de o cliente expressar sua insatisfação é deixando de comprar, ou não voltando à empresa.

Agora, quando pensamos pelo lado de um negócio de escritórios virtuais, as formas de pagamento também podem ter uma importância gigantesca, principalmente, em razão do retorno financeiro, como parte de um investimento interno ou de crescimento.

Isso porque nem todo o tipo de pagamento disponível no mercado concede imediatamente o acesso àquele dinheiro, o que pode ser importante para algumas empresas.

É o caso de uma vendedora de bolo, que atua trabalhando em uma fachada comercial moderna do centro de uma cidade. 

Para que ela possa vir a investir na sua empresa e continuar fazendo doces, ela precisa acessar o pagamento na hora que ele é feito.

Em casos de pagamento em crédito, por exemplo, essa é uma possibilidade distante, tendo em vista que o dinheiro não fica imediatamente em conta, na hora da venda.

E mesmo que uma hora o pagamento chegue à empresa, nem sempre ele está dentro de um tempo considerado necessário, como no caso do exemplo acima, onde o investimento em materiais para a produção dos produtos deve ser naquele mesmo instante.

São vários os tipos de empresas e necessidades que elas possuem em relação aos pagamentos, o que agrega importância para formas que podem ser mais rápidas.

Pix ou Boleto?

Em meio aos pagamentos que apresentam um retorno mais rápido para os negócios estão os formatos Pix e boleto.

Sendo estes, inclusive, alguns dos mais preferidos pelos próprios clientes, justamente para facilitar a compra a própria vida financeira.

PIX

O PIX, ou transferência instantânea, é a mais recente forma de pagamento presente no Brasil, colocada em funcionamento desde 2020, tendo mais de 100 milhões de usuários.

Essa maneira nada mais é do que uma transferência que pode ser feita de uma conta para outra sem nenhum tipo de custo adicional, a qualquer hora do dia, de qualquer lugar, por meio de uma chave especial, que é criada dentro de cada conta pessoal.

Por exemplo, o cliente de uma empresa de serviços de comunicação visual pode enviar o pagamento para a conta do negócio em menos de dois segundos por meio do Pix.

Desde 2012, a partir de determinações de segurança viabilizadas pelo banco Central, os horários entre 20h e 6h são destinados a até R$1000 de pagamento. 

Essa é uma forma de evitar golpes e roubos durante a noite de madrugada, trazendo maior segurança a todos.

O Pix é então revolucionário justamente por trazer a facilidade, a rapidez e a gratuidade de um pagamento, algo que antes não acontecia com facilidade em transações.

Antes de seu funcionamento uma pessoa que tivesse uma conta de um Banco X só deixava de pagar taxas em transferências se o destinatário também estivesse na mesma instituição.

Caso contrário, as taxas de transação poderiam ser validadas a partir de R$10, um gasto que nem sempre era visto com bons olhos, dando espaço a outras modalidades.

Boleto

O modo de pagamento através do boleto passou a se tornar popular no Brasil há décadas atrás, mas cada vez mais começou a ser introduzido dentro das finanças de empresas de avaliação de ativos e nas pessoais, por meio de funcionalidades diversas.

O boleto nada mais é do que um documento com um código de barras para pagamento, que consegue ser processado por qualquer leitor, inclusive pela digitação dos códigos.

Essa também é uma forma de ter um pagamento à vista, mas que ainda demora para ser processado, tendo em vista que não é uma transferência direta entre contas, mas sim uma forma de conclusão de uma compra ou conta, que leva tempo para processar.

Essa é uma das formas interessantes para clientes conseguirem fechar pagamentos, tendo em vista que acaba sendo um substituto para cartões de crédito ou débito.

Além disso, é fácil de ser impresso e levado para pagamento, seja dentro de um banco ou em uma loteria, trazendo um método eficaz de controle de toda a compra feita.

Quais os benefícios de cada uma para empresas?

Ao entendermos as duas formas de pagamento, é necessário olhar que, para negócios, estas podem ser maneiras interessantes de ter acesso ao que o cliente paga sobre um produto ou serviço de consultoria financeira de forma prática.

Mesmo assim, alguns pontos podem ser levantados dentro dessa utilização, trazendo inclusive uma possível escolha que pode ser feita em relação ao benefício.

Por parte do Pix existe a possibilidade de ter acesso quase que instantaneamente ao pagamento que é feito pelo cliente, ao contrário do boleto, que quando é pago ainda demora alguns dias para ser processado e validado pelas instituições cabíveis.

Outro ponto, mais voltado aos pagamentos e compras feitas por parte das empresas, é a presença de uma taxa zero para realizar a transição, não exibindo nenhum tipo de custo.

Por fim, algo que deve ser pontuado por parte dos negócios é a falta de uma grande burocracia para obter um pagamento, e fazer com que o cliente possa concluir sua compra, sem nenhum tipo de custo ou necessidade qualquer.

Portanto, por parte do boleto, a principal vantagem é a segurança e o controle do processo que é exibido, tendo em vista que muitas empresas ainda seguem sem automação.

Sendo assim, se o cliente de serviços de comunicação visual fizer um pix naquele instante, não haverá uma imediata verificação por parte da empresa ou de algum funcionário, 

Dessa forma, o boleto consegue agregar tanto uma verificação quanto uma segurança.

Outro ponto que pode ser importante é a ausência de taxas, tendo em vista que para pessoas jurídicas o Pix continua sendo pago, ainda que por um valor baixo.

A inadimplência em relação ao pagamento também pode ser rapidamente condenada a zero, isso porque, sem o pagamento de um boleto, não existe uma liberação imediata a um serviço ou produto oferecido pela empresa.

Considerações finais 

Portanto, mais do que estabelecer os tipos de pagamentos mais esperados e desejados por parte dos clientes, empresas devem entender quais os formatos que melhor agregam benefícios a elas, principalmente quando falamos dos retornos imediatos ou não.

E dentro desse tipo de retorno, o pix e o boleto conseguem cumprir essa tarefa, incluindo vantagens relacionadas à segurança, burocracia e controle financeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu