Por que os marketplaces são tão importantes para os pequenos empreendedores?

Por que os marketplaces são tão importantes para os pequenos empreendedores?

Que as vendas pela internet se tornaram uma ação comum na vida das empresas, diante disso, entre as possibilidades de atuação para os pequenos empreendedores estão os marketplaces.

Não há como negar que marcar presença no mundo virtual hoje é o passaporte para o sucesso. Afinal, um negócio físico possui limitações, a começar pela abrangência limitada à região em que se está estabelecido.

No entanto, é verdade que uma empresa pode oferecer um produto ou serviço que seja do interesse de uma ampla quantidade de pessoas, de maneira que quanto maior for a sua visibilidade, maior será também o seu número de vendas. 

De fato, o cliente que busca uma assistência notebook Acer vai atrás de um estabelecimento próximo de sua residência ou trabalho, pois pode ser que ele dependa do equipamento para realizar tarefas no seu dia a dia. 

Mas, em paralelo, uma empresa que trabalha com a venda de produtos pode aumentar a sua área de atuação se ela estiver oferecendo aquilo o que comercializa na internet. Um site é o caminho mais óbvio para isso. 

De qualquer forma, se esse novo negócio virtual é de um pequeno empreendedor, é comum que ele esteja limitado em termos financeiros para realizar anúncios e garantir que mais pessoas saibam da existência da sua loja virtual. 

Com isso, os negócios são impactados e o objetivo de vender mais pode ficar comprometido. Sendo assim, nada mais necessário do que encontrar soluções que ajudem na divulgação da loja virtual. 

É aqui que entra a importância dos marketplaces para os pequenos empreendedores, que podem encontrar uma ótima ferramenta para ampliar o seu alcance e assim chegar a cada vez mais pessoas no mundo virtual.

De fato, hoje há plataformas de todos os tipos de segmentos e nichos de mercado, indo desde uma loja que vende camiseta de uniforme para empresa, até a fábrica de confecção de roupas que faz essas mesmas camisetas.

No fundo, também é possível lançar mão de uma estratégia mista, ou seja, sem deixar de lado as frentes offline, começar a investir cada vez mais no online, como nos marketplaces, e só depois de amadurecer decidir parar ou não o offline.

Portanto, se você é um pequeno empreendedor e reconhece que o seu negócio precisa de um passo a mais para ter uma performance melhor na internet, não deixe de ler este artigo até o fim para saber o que pode ser feito no seu negócio.

O impacto dos marketplaces

Nem são apenas os marketplaces, pois hoje a internet conta com plataformas que vão desde um web site institucional e um blog próprio, até as contas e perfis criados em redes sociais, impactando milhares de pessoas por dia.

Sem falar nos grandes motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, que também canalizam a atenção de milhares ou mesmo milhões de pessoas. Lembrando que muitas delas são leads qualificados, pois estão em momento de compra.

Assim, o desejo de qualquer empreendedor, seja ele especializado em locação de video game ou em venda de roupas infantis, é conquistar mais clientes para conseguir aumentar o seu faturamento, sobretudo, por meio da esfera digital.

É verdade que esse é um desafio que precisa ser superado, principalmente no início de um novo negócio. Sendo assim, encontrar ferramentas que auxiliem nesse processo é uma etapa básica e urgente. 

Entre as muitas possibilidades que a internet oferece aos empresários, há uma que merece um destaque especial pela quantidade de facilidades e de impactos que pode causar a um novo negócio: os marketplaces.

Hoje eles podem lidar com vários modelos de negócio, tais como:

  • B2B – Business to Business: de empresa para empresa;
  • B2E – Business to Employee: de empresa para funcionário;
  • B2G – Business to Government: de empresa para governo;
  • C2C – Consumer to Consumer: de consumidor para consumidor.

Sendo assim, há plataformas especializadas em fazer todo tipo de ponte comercial, sendo que a mais comum é a B2C, em que empresas vendem diretamente para os clientes.

Mas, é importante considerar a existência das demais. Sobretudo, a B2B, pois cada vez mais algumas marcas têm se especializado nesse formato, seja para ficar exclusivamente com ele ou para fazer um formato misto.

Afinal, vender para pessoa jurídica é algo mais interessante em vários sentidos, como a fidelidade do cliente, a certeza da receita que vai entrar e daí em diante. 

Mas, uma distribuidora de chaves para chaveiro também pode decidir dar uns passos além e começar a vender para o cliente final, lucrando muito mais dessa forma.

Além disso, plataformas ou marketplaces que auxiliam a negociação de B2G, de empresas para governo, como no caso das licitações, só vêm demonstrar como esse segmento está aquecido e o impacto que ele pode causar a um negócio, qualquer que seja.

O mesmo vale para as negociações de tipo C2C, pois quando o consumidor vende diretamente para outros consumidores, isso também acaba fortalecendo o mercado como um todo, por colocar o dinheiro para circular.

Sobre pequenos empreendedores

No caso dos pequenos empreendedores, as vantagens e benefícios podem ser ainda maiores, haja vista que o custo-benefício dos marketplaces é algo considerável.

Basta imaginar o gasto que você teria para colocar um site no ar, e depois ainda atrelar o projeto a uma loja virtual própria. Haveria custos fixos e esporádicos consideráveis, pois uma plataforma assim pode ser bastante exigente.

No caso do marketplace, basta você criar uma conta na plataforma e começar a fazer seus anúncios de produtos que você vende, ou de serviços que você presta. 

Alguns marketplaces cobram para você se inscrever no site, mas há muitos que nem isso fazem. Então, uma firma de fotografia publicitário pode começar a anunciar de graça, e pagar comissões somente mediante a venda.

Além disso, na loja virtual você precisaria pagar para fazer o seu marketing, exercendo um esforço considerável até ficar conhecido e ter um fluxo grande de vendas, só depois de conseguir um tráfego considerável de internautas.

No caso do marketplace, geralmente a própria plataforma investe milhões em marketing, garantindo que a parte de tráfego de leads e de clientes fique por conta dela. Isso é como um trato que vocês fazem, ficando cada um com uma responsabilidade.

Integração e automação

Além da questão do marketing, que já vem como embutido nos serviços de um marketplace, também podemos falar de outras funcionalidades próprias desse tipo de plataforma, como vantagens a mais para quem anuncia nelas.

O maior exemplo são as opções de pagamento e de despacho e entrega. No primeiro caso, trata-se do fato de que, uma vez integrado no marketplace, seus anúncios passam a desfrutar de formas de pagamento mais abrangentes.

Dito de outro modo, como a plataforma dos marketplaces costuma ser altamente integrada, o cliente da área de guarda chuva personalizado infantil já pode comprar e pagar com poucos cliques.

Lembrando que assim o dinheiro cai na conta do pequeno empreendedor, tudo de modo seguro para as três partes, ou seja, para você, para o comprador e para a plataforma.

No segundo caso, do despacho, envio e entrega do material, vale a mesma questão. Quanto mais opções você fornecer, melhor. Sendo que as plataformas de marketplaces costumam ter contratos com grandes transportadoras.

O alcance e a confiança

Outro modo de falar sobre a publicidade que as plataformas de marketplace fazem por conta, o que impulsiona também os pequenos empreendedores, é focando o aspecto do alcance.

No fundo, aparecer para muito mais gente não tem a ver apenas com vendas. Ressaltando que vender mais é importante, mas com isso uma empresa de acessórios para cachorro macho também consegue fortalecer-se no médio e longo prazo.

É aí que o alcance se relaciona com a questão da confiança. Conforme sua empresa vai se tornando uma autoridade no seu segmento, os clientes começam a saber o que esperar de você.

Quando isso vem atrelado a um marketplace, cujas formas de pagamento e de envio são integradas, como vimos acima, a fórmula fica ainda melhor.

Basicamente, é como se você começasse desfrutando da autoridade e confiança que o próprio marketplace tem, ou seja, essa parceria tende a ir além do aspecto comercial ou das vendas imediatas, agregando também em termos de marketing e de branding.

Como vender mais ainda?

Por fim, não queremos finalizar o assunto sem dar dicas que possam potencializar ainda mais seu esforço de anunciar em um marketplace.

Se ele já tem as vantagens que vimos até aqui, você pode criar um perfil igualmente diferenciado, assim você se destaca das demais marcas que anunciam ali.

De fato, alguém da área de produção musical profissional pode ter de enfrentar concorrentes na mesma página de seus próprios anúncios.

Portanto, faça anúncios mais completos, com informações mais claras, e isso chamará atenção. Outro diferencial é responder perguntas com educação, gentileza e agilidade, sem falar no uso de fotos e vídeos de ótima qualidade.

Considerações finais

Resumindo, vimos aqui o porquê dos marketplaces serem, atualmente, tão importantes para os pequenos empreendedores. 

Além disso, detalhamos o impacto que eles proporcionam nas vendas do seu negócio, concluindo com pequenas dicas para que você se destaque e tenha maior sucesso nessas plataformas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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