Sua empresa bateu um bom faturamento? E agora?

Sua empresa bateu um bom faturamento? E agora?

Ter um bom faturamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas ele não depende apenas disso para continuar crescendo e dando resultados. Afinal, é necessário cultivar uma boa saúde financeira para se manter no mercado.

Muitas empresas fecham as portas antes de completar um ano e, geralmente, isso acontece por mau faturamento e pela falta de equilíbrio nas contas.

O empreendedor precisa ter foco nos pontos certos e trabalhar com boas estratégias para administrar o negócio, mantendo um bom faturamento.

As constantes crises econômicas e a concorrência cada vez mais acirrada formam barreiras para superar as adversidades. Assim, as organizações precisam contar com tecnologia e compreender o perfil do consumidor que muda constantemente.

Tudo isso dificulta o faturamento, mas a baixa lucratividade pode fazer qualquer empreendedor se preocupar. Não existe uma receita pronta que leve à redução de custos e ao aumento das vendas, mas algumas medidas podem ajudar.

Por outro lado, quem teve um bom faturamento não pode meter os pés pelas mãos e prejudicar o momento favorável.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é faturamento empresarial e dar algumas dicas do que fazer quando ele for positivo. Confira!

Entenda o que é faturamento empresarial

O faturamento de uma empresa é todo o dinheiro que ela possui em caixa e que esteja relacionado às vendas de produtos e serviços oferecidos.

Só que muitos empreendedores confundem faturamento com lucro e receita, uma vez que eles não são a mesma coisa. Isso acontece porque o negócio pode receber uma parte em dinheiro à vista e outra por meio das compras parceladas.

Quando isso acontece, uma empresa de manutenção de ar condicionado central deve considerar como receita apenas os valores recebidos à vista.

Em outras palavras, a receita é o dinheiro que o negócio possui em caixa, ao passo que o faturamento inclui os valores que ainda vão entrar. Ou seja, ele representa toda a quantia conquistada por meio das vendas.

O lucro, por sua vez, é o valor que sobra depois que todas as despesas do negócio foram quitadas, como:

  • Aluguel;
  • Salário de funcionários;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Água e luz;
  • Internet.

Só para você entender, uma loja pode ter um faturamento mensal de mil reais, uma receita de 500 e um lucro de 250.

Mesmo diante da crise, muitos negócios conseguem obter um bom faturamento e isso requer cuidado para administrar o dinheiro corretamente.

No entanto, alguns empreendedores se empolgam e perdem o controle da situação, fazendo investimentos equivocados.

Para manter a empresa em plena atividade e cada vez mais competitiva em seu mercado, um buffet especializado em coffee break empresarial pode seguir algumas estratégias, como ficará claro mais adiante.

O que fazer com um bom faturamento?

Independentemente do setor ou tamanho do negócio, ao obter um faturamento adequado, é fundamental saber usar esses valores do jeito certo. Algumas dicas para isso são:

1 – Investir em boas estratégias de marketing

As estratégias de marketing e publicidade foram criadas para ajudar as empresas a aumentarem a influência que exercem sobre os consumidores, levando a marca para mais pessoas e conquistando a confiança delas.

O marketing digital é acessível para qualquer tipo de negócio, pois é mais eficiente e barato, como criar um site, ter um perfil nas redes sociais e fazer anúncios no Google.

Outra estratégia que vem sendo cada vez mais usada pelas empresas é prestar atendimento pelo WhatsApp e pelo Messenger. Todas essas ações fazem com que mais pessoas conheçam a companhia e o que ela tem a oferecer.

2 – Fidelizar os clientes

É muito importante fidelizar os clientes para que eles voltem a comprar mais vezes. As estratégias de fidelização também conquistam fãs que vão curtir as publicações nas redes sociais e defender a marca.

Quando um cliente é bem atendido por um fabricante de medalha comemorativa personalizada, vai falar sobre sua experiência com outras pessoas de maneira espontânea.

É o que chamamos de propaganda boca a boca e ela é muito mais eficiente do que qualquer outra estratégia, aumentando a base de clientes, sem que a marca precise fazer algum investimento.

As estratégias de fidelização também são mais baratas do que as ações voltadas para conquistar clientes novos. Para isso, é necessário prestar um bom atendimento, oferecer descontos personalizados, distribuir brindes, entre outros.

Tenha em mente que o consumidor moderno quer muito mais do que preço baixo e produtos de qualidade. Ele busca vivenciar experiências únicas e se sentir importante para a corporação.

3 – Prospectar clientes

A fidelização é fundamental, mas conquistar clientes novos também. Um exemplo é quando o vendedor de uma empresa entra em contato com o cliente para perguntar se o preço está bom para ele e se deseja fechar negócio.

A organização precisa entrar em contato com as pessoas e conversar com elas sobre a possibilidade de adquirir seus produtos e serviços, mas muitos empreendedores não sabem como fazer esse tipo de prospecção.

Tanto uma empresa de construção de galpão comercial quanto uma marca do setor alimentício precisam orientar seus vendedores para que sejam cordiais e não insistirem, caso o cliente realmente não tenha interesse.

Do mesmo modo, é necessário criar um roteiro para não se esquecer das informações mais importantes quando entrar em contato com as pessoas.

Embora a prospecção tome um pouco do tempo, costuma ser uma atitude bem-sucedida, tanto é que muitas marcas não abrem mão dessa estratégia.

4 – Ter um bom relacionamento com os clientes

Uma das características mais marcantes do consumidor moderno é o fato de cada vez mais preferir negócios menores, em detrimento das grandes empresas.

Isso acontece porque as pessoas buscam ter um relacionamento com as marcas, ou seja, querem se sentir parte de um grupo e se relacionar com aquilo que acreditam.

Tendo isso em vista, muitos empreendedores utilizam as redes sociais para estabelecer um relacionamento com os usuários, só que essa atitude não é o suficiente.

Assim, uma empresa de conserto de compressor de ar precisa transformar seus canais em pontos de comunicação com os consumidores, o que faz da venda uma consequência natural desse relacionamento.

5 – Acompanhar a concorrência

A concorrência sempre vai existir, por isso, é essencial aprender com eles, observando o que fazem, como precificam os produtos e serviços, condições de pagamento que oferecem e o modo como apresentam suas soluções.

Mas isso não quer dizer que o seu negócio deva copiar o que outros estabelecimentos fazem, mas sim, observar o que dá certo para se adaptar à realidade dele.

Inclusive, esse processo é muito comum no mercado e muitas organizações chegam até a comprar com os concorrentes para compreender o que o cliente encontra em seus produtos e serviços.

6 – Agregar valor

Fazer uma boa limpeza de fachada comercial causa uma boa impressão às pessoas que chegam ao estabelecimento, mas mesmo que seja uma boa estratégia, alguns empreendedores acreditam que para atrair clientes precisam diminuir os preços.

Isso funciona muito bem para as grandes empresas, entretanto, atualmente, o consumidor pode comprar um mesmo item em diferentes lugares, inclusive pela internet.

Seu poder de decisão é muito maior e ele procura informações e referências antes de fechar negócio. O preço acaba se tornando algo menos importante, e quando as pessoas enxergam o valor da solução, não se preocupam tanto com o quanto vão pagar.

Nesse sentido, uma empresa especializada em limpeza de telhados deve encontrar maneiras de agregar valor ao seu serviço, pois isso vai fazer com que seja lembrada de maneira positiva.

7 – Motivar a equipe

Motivar os funcionários é essencial para que sejam capazes de entregar resultados muito melhores. O papel do empreendedor é motivar quem trabalha com ele, e isso pode ser feito de diversas maneiras.

Temos como exemplo o treinamento de qualidade, dinâmicas e conversas em grupo, sistemas de premiação e boa comissão. O ideal é encontrar uma estratégia que seja compatível com a realidade do negócio.

8 – Diversificar a oferta

A melhor alternativa para uma empresa é aumentar o ticket médio que já possui, e uma das formas de fazer isso é diversificar seus produtos e serviços, por meio de combos, descontos e outras ações do tipo.

Verifique também quais são as soluções com pouca saída, visto que, muitas vezes, boas estratégias de marketing resolvem a baixa demanda.

Considerações finais

Todo tipo de empresa, como uma focada em contratação de diarista por pessoa jurídica ou do setor industrial, precisa saber como aproveitar o momento e fortalecer os negócios ao obter um bom faturamento.

As estratégias para fazer isso são bastante simples, mas fazem toda a diferença, afinal, o faturamento precisa ser positivo todos os meses.

É isso o que vai fazer com que o negócio aumente sua presença no mercado e chegue ao conhecimento de mais pessoas, aumentando sua receita e lucros.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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