Home / Quem somos

Quem somos

A GFC – Gestão Financeira Criativa foi criada em 2016, visando contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira e Empreendedora no Brasil, no âmbito de finanças pessoais e gestão financeira de pequenos negócios.

Missão

Desenvolver a Inteligência Financeira das pessoas e dos pequenos negócios no Brasil.

Visão

Contribuir para a construção de uma sociedade com alto nível de Educação Financeira e um ecossistema que incentive o empreendedorismo e os pequenos negócios.

Valores

Criatividade, Ética, Autonômia, Liberdade, Educação, Sustentabilidade.

Por quê Gestão Financeira Criativa?

O termo foi criado após um trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo fundador da GFC, Victor Barboza, pela Universidade de Campinas (UNICAMP), que consistiu na elaboração de um modelo de gestão financeira para uma startup de Economia Criativa, no caso, a Tendere. Victor percebeu que não bastava praticar modelos de gestão já prontos, mas sim que cada empresa precisa ter algo personalizado com a sua cara, por isso o nome Gestão Financeira Criativa.

São oferecidos serviços de coaching, consultoria, palestras, cursos e workshops nas seguintes modalidades:

Gestão de pequenos negócios

- Modelagem de Novos Negócios
- Planejamento Estratégico
- Gestão Financeira
- Mapeamento de Processos
- Finanças para Empreendedores

Finanças pessoais

- Saindo do vermelho
- Controle de gastos e economia
- Poupança de recursos
- Investimentos: Fazendo seu dinheiro trabalhar por você
- Planejamento de aposentadoria, casamento, compra de carro e casa próprios

Prazer, Victor Lavagnini Barboza

Master Coach Financeiro

Sou Victor Lavagnini Barboza, graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade de Campinas (Unicamp), Master Coach Financeiro, Educador Financeiro e especialista em gestão financeira para micro e pequenos negócios.

Comecei a me interessar por Gestão Financeira no meu segundo ano de faculdade, quando me tornei membro da Motriz, empresa júnior do curso de Engenharia Mecânica da Unicamp. Por dois anos contribui para toda a parte Administrativa-Financeira da empresa, sendo inclusive Diretor Administrativo-Financeiro em 2013. Em 2014, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica pelo CNPq e pela Unicamp, cuja tema foi “Desenvolvimento de Gestão Financeira para startup de Economia Criativa. A startup em questão foi a Tendere empresa-filha da Unicamp que atua no segmento de Pesquisa de Tendências. A partir dai, vi a necessidade de desenvolver um modelo de gestão financeira para cada empresa, pois cada uma tem uma realidade diferente da outra. Além disso, trabalhar as finanças pessoais do empreendedor também foi visto como sendo algo de extrema importância, pois o sucesso de um negócio depende muito do equilíbrio entre as finanças do negócio em si e as finanças do empreendedor. O meu trabalho de conclusão de curso também foi tratando sobre a gestão administrativa em pequeno negócios, dessa vez com estudo e caso em uma startup de tecnologia, onde fiz estágio.

Visto que o pequeno empresário possui recursos (tempo, pessoal e dinheiro) escassos, percebi, durante todas estas experiências, a importância de desenvolver modelos de gestão financeira personalizados e otimizados para os pequenos negócios, com um equilíbrio entre a pessoa jurídica e a pessoa física por trás do negócio. Foi ai que surgiu a ideia de criar a GFC – Gestão Financeira Criativa, em 2016.

De lá para cá, realizei uma série de cursos de especialização em educação financeira, finanças corporativas, gestão e modelagem de negócios, psicologia econômica e coaching comportamental, com o grande objetivo de contribuir para o aumento da educação financeira e empreendedora do brasileiro.

Áreas de atuação

Graduando em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com trabalhos e pesquisas na área de Engenharia de Fabricação (manutenção preventiva, gestão, qualidade e produção).

Atuação desde 2012 em gestão financeira. Atividades extracurriculares relacionadas às áreas de gestão, finanças, startups, economia criativa, modelagem de negócios e empreendedorismo. Fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa, para consultoria financeira voltada à micro e pequenos negócios e também para finanças pessoais.

Certificação em Coaching de Performance Comportamental e Master Coaching e Coaching Money.

Franqueado da E-Fiscal, com o oferecimento de serviços de recuperação tributária para empresas optantes pelo Simples.

Produção de conteúdo relacionado à finanças, para portais, blogs, jornais e revistas.

Fechar menu