Empréstimo consignado: conheça suas vantagens e desvantagens

Empréstimo consignado: conheça suas vantagens e desvantagens

Existem várias formas de solucionar um problema ou uma situação que precisa de dinheiro, e saber mais a respeito do empréstimo consignado pode ser a palavra-chave. Esse recurso, que é bastante tentador, pode ser utilizado para as mais diversas ocasiões.

Com muitas vantagens e também desvantagens, esse tipo de empréstimo que é realizado pelos bancos é uma modalidade diferenciada de todas as outras, pois os juros que possui são baixos e oferecem poucos riscos. 

Assim, quem deseja investir em telefone de empresa de portaria ou qualquer outro projeto, pode procurar por essa ferramenta bancária, que está disponível para boa parte das pessoas, e que possui muitas facilidades.

O que é empréstimo consignado?

Quando se fala em empréstimo inicialmente muitas pessoas podem ficar amedrontadas com o termo, pois, geralmente, quando se pensa nele, automaticamente se pensa em dívidas e mais dívidas, que podem deixar qualquer um no vermelho. 

Entretanto, o empréstimo consignado se destaca dos outros justamente porque é mais fácil de ser controlado, ou seja, de ser quitado, pois ele o seu pagamento ocorre de forma automática, evitando problemas para quem pediu e para os próprios bancos. 

Sendo uma modalidade mais saudável, se assim pode-se dizer, o empréstimo consignado funciona da seguinte forma: quem o solicita para o banco, irá pagar pagar por meio de descontos automáticos na folha de pagamento ou do próprio INSS.

Com juros baixos, afinal, os bancos não têm grandes preocupações se ele realmente será pago, já que o valor é abatido todos os meses de forma que quem pediu pelo empréstimo realmente pague na data determinada, esse recurso tem chamado bastante atenção. 

Ganhando destaque pelo país, esse tipo de empréstimo tem uma grande diferença de outros tipos de serviços que também estão disponíveis, como é o caso do cheque-especial e até mesmo do empréstimo pessoal, que é a modalidade mais tradicional.

Assim, quem precisa montar um pequeno negócio, como serviço de comunicação visual, por exemplo, tem mais chances de conseguir a quantia que deseja sem ficar preso naquele sentimento se realmente consegue pagar o valor que foi pedido.

Outro ponto de destaque é que o empréstimo consignado é uma porta de entrada para a utilização de outros recursos do mundo financeiro que são muito importantes, especialmente para necessidades maiores.

Sem contar que ele faz com que o banco passe a olhar com bons olhos a vida financeira do indivíduo, podendo lhe conceder aumento do limite do cartão de crédito e muitos outros benefícios. 

Dessa forma, quem opta pelo empréstimo consignado tem em mãos o que se chama de empréstimo com garantia, que pode ser utilizado para qualquer necessidade, como montar um serviço de buffet para empresa ou pagar uma grande dívida.

Para solicitar o empréstimo consignado, além de entrar em contato com o banco, o indivíduo precisa estar dentro de algumas especificações, como:

  • Ser aposentado ou pensionista do INSS;
  • Ser trabalhador CLT de empresas privadas;
  • Ser servidor público;
  • Ser militar das forças armadas.

Estando dentro de uma das categorias citadas acima, basta o indivíduo procurar pelo banco que deseja realizar o empréstimo.

Como pedir o empréstimo consignado 

Quem deseja fazer uso da modalidade, seja para mudar de endereço comercial pessoa física ou qualquer outra necessidade, precisa se atentar para alguns pontos que são essenciais.

O primeiro ponto é a documentação que o banco exige. No geral, os principais documentos que são pedidos durante o processo são o CPF, RG, comprovante de renda mais atual e comprovante de endereço.

Além disso, não é qualquer valor que o indivíduo consegue ter acesso por meio da modalidade. Como é descontado diretamente na folha de pagamento, o valor do empréstimo precisa respeitar algumas margens estabelecidas pelo banco.

A principal delas é que a quantia oferecida não pode ser mais que 35% do salário do solicitante, de acordo com uma lei que foi sancionada em 2003. 

Outro ponto está diretamente ligado com o banco e o perfil da pessoa, que é analisado pela instituição para definir em quantas vezes o valor deverá ser pago e quanto crédito será liberado.

Esses dois fatores dependem, como já foi citado anteriormente, do perfil do solicitante, mais especificamente de como está o seu score, que é uma pontuação que mostra se o indivíduo é ou não um bom pagador.  

Por isso, quem precisa de um empréstimo para realizar algum projeto, como endereço fiscal para ecommerce, por exemplo, nem sempre pode conseguir o valor desejado, tendo que procurar outras opções. 

Quais os tipos de empréstimos consignados?

Dentro do universo do empréstimo consignado, existem algumas modalidades que variam de acordo com as necessidades e perfil do solicitante.

O primeiro é o consignado privado, voltado para trabalhadores CLT de empresas privadas. Aqui, o desconto irá ocorrer diretamente na folha de pagamento e a empresa não pode ser contra a adesão desse recurso, pois é um direito garantido pela lei. 

O segundo é o consignado INSS, voltado para pensionistas, em que o desconto pode ocorrer em até 72 meses.

Por fim, a última modalidade é para os servidores públicos, que depende da instituição em que trabalha e do tipo de convênio. Além disso, o pagamento pode ocorrer em até 96 meses nesse tipo.

As vantagens e desvantagens 

Não há como negar que o empréstimo consignado tem chamado cada vez mais atenção pelas suas facilidades e grandes vantagens. Porém, ele não se resume apenas a isso e também possui algumas desvantagens que precisam ser levadas em conta. 

Por isso, é fundamental procurar bem sobre esse tipo de recurso e analisar se ele atende às reais necessidades, seja para colocação de divisórias ou outra questão. 

Dessa forma, as principais vantagens do empréstimo consignado para quem o adquire são as seguintes:

  • Baixo juros;
  • Descomplicado;
  • Pagamento assertivo;
  • Maiores prazos;
  • Dinheiro sem restrições.

Esses são os principais atrativos que fazem do empréstimo consignado a primeira opção para muitas pessoas.

Baixos juros  

Como dito anteriormente, como o banco tem uma segurança que o valor emprestado realmente vai ser pago, pois ele é descontado automaticamente da folha, eles acabam colocando juros mais baixos, comparado com outras opções no mercado. 

O juros do empréstimo consignado em 2022 foi de 36,16% ao ano, já o do empréstimo pessoal foi de 83,42% ao ano.

Descomplicado 

Há pouquíssimas burocracia na hora de solicitar essa modalidade de empréstimo. Sendo bastante simples, todo processo acaba sendo descomplicado, especialmente durante a análise de crédito, aumentando as possibilidades para o solicitante.

Pagamento assertivo 

Esse empréstimo é considerado um dos melhores para quem busca uma vida financeira mais saudável, pois as chances de se endividar com eles são menores, já que o pagamento ocorre direto para o banco, sendo uma prioridade para o orçamento do solicitante.

Maiores prazos 

Além disso, os prazos para quitar o dinheiro que foi pedido emprestado são bem extensos, chegando a 96 meses, como foi citado anteriormente. 

Com isso, quem pediu o dinheiro para montar uma coreografia para festa de debutante, por exemplo, consegue se organizar da melhor maneira possível para poder pagar a pequena dívida.

Dinheiro sem restrições  

Diferente de outros empréstimos que para serem solicitados precisam ter um determinado direcionamento, o consignado é sem restrições e pode atender qualquer tipo de demanda, seja ela voltada para viagem, pagar dívida, abrir um empreendimento e muito mais. 

No entanto, nem só de vantagens vive o empréstimo consignado. Ele também tem algumas desvantagens, como:

Desconto direto na folha 

Para muitas pessoas o desconto ser direto na folha de pagamento pode ser um problema, afinal, já estava contando com aquele dinheiro e o dinheiro do pagamento do empréstimo seria outro.

Data de pagamento 

Justamente por ser descontado na folha, não é possível mudar a data de pagamento ou negociar com o banco.

Operação não pode ser cancelada 

Por fim, quem mudou de ideia sobre o empréstimo não pode simplesmente entrar em contato para cancelar o serviço que foi contratado. 

Só existe uma forma de se livrar desse tipo de empréstimo, que é adiantando as parcelas ou quitando o valor geral. Tirando esses dois caminhos, não há outra possibilidade.

Considerações finais 

O empréstimo consignado é uma modalidade que vem ganhando destaque pelas suas grandes vantagens e também por ser um serviço simples, que pode ser contratado por vários motivos, como abrir uma loja de papelão ondulado duplo, por exemplo. 

Entretanto, apesar dos baixos juros e de ser descontado na folha, ele também possui desvantagens e pode sim se tornar uma grande dívida no futuro, caso a pessoa que o solicitou não cumpra com o pagamento corretamente. É preciso atenção e análise.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu