Por que é tão importante pesquisar antes de comprar?

Por que é tão importante pesquisar antes de comprar?

Na hora de comprar um produto não basta simplesmente ir até uma loja e passar o cartão. É preciso pesquisar muito bem sobre o que será comprado e onde será realizada essa compra, de forma que desvantagens sejam evitadas durante o processo.

É por isso que muitos especialistas indicam para os consumidores que eles realizem uma busca cautelosa, planejando cada passo dessa ação. Inicialmente, a dica pode parecer exagerada demais, mas depois de entender o seu conceito, fica mais fácil de assimilar.

Por exemplo, se uma arquiteta precisa de um fornecedor de kits de sacada para executar um projeto, ela deverá fazer uma lista de possíveis empresas que podem atender a sua necessidade dentro de alguns requisitos, como bom preço, confiança e durabilidade.

Esse perfil de consumidor é o que o mercado chama de planejadores cautelosos, que são os clientes que possuem cautela sobre o próprio dinheiro, pesquisando sempre boas formas de gastá-lo.

Como ser um planejador cauteloso

Um planejador cauteloso está sempre aplicando a pesquisa em qualquer tipo de compra, seja ela uma compra de mercado ou de serviço de consertos de TV, por exemplo. Isso porque eles evitam compras impulsivas e produtos que não tenham durabilidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, apenas 5% da população mundial se enquadra nas características desse tipo de consumidor, que é: mais lógico, paciente, ponderado e influenciável.

Esse último quesito está ligado com o fato das pesquisas que são realizadas por eles antes de realizar uma compra, pois procuram a opinião de outros clientes, testes e qualquer tipo de informação que descreva bem o produto ou serviço, deixando a venda mais clara.

Além disso, esses planejadores cautelosos estão sempre riscando das suas listas aquilo que não é essencial, que não irá impactar na sua qualidade de vida, tornando-se, também, pessoas econômicas, pois fogem da impulsividade.

Para se tornar um consumidor desse tipo, primeiro é preciso colocar na ponta do lápis as necessidades atuais, os desejos a longo prazo e as contas que estão abertas, de forma que seja possível identificar se a compra é realmente importante ou apenas uma vontade.

Feito isso, o segundo passo é reservar o dinheiro que será utilizado para aquela compra, ou seja, definir o orçamento de maneira que já tenha pré-estabelecido até quanto é possível gastar, informação que também servirá como filtro na hora da compra.

Depois, chegou a hora de colocar em prática a pesquisa sobre o produto ou serviço. Ela funciona basicamente da seguinte forma. Se o objetivo é comprar placas solares off grid, por exemplo, então é necessário fazer uma lista dos pontos essenciais.

Esses elementos podem ser o material, fabricante, pessoas que já utilizaram essas placas, forma de uso, se há taxa de frete, em caso de compras online, se irão precisar de mão de obra e muitos outros fatores que são importantes para determinar o valor do produto.

É importante ressaltar que um planejador cauteloso raramente segue as tendências de mercado, o que mais as pessoas estão comprando, os produtos mais anunciados. Eles preferem seguir um raciocínio analítico, baseado no que coletaram durante a pesquisa.

O passo a passo citado acima não se aplica apenas para produtos. Quando se fala sobre serviços, como renovações de CNH, por exemplo, a lógica é a mesma: analisar se a compra é importante, ter definido o orçamento e procurar informações relevantes.

Essas investigações podem ter como fonte os seguintes caminhos, que são os mais populares entre os clientes:

  • Rótulos;
  • Avaliações;
  • Testes;
  • Depoimentos.

É por meio desses tópicos que muitos planejadores cautelosos tendem a decidir se irão ou não realizar a compra.

Vantagens de pesquisar antes de comprar 

Quando se fala sobre pesquisar bem antes de comprar algo muitas vezes o primeiro pensamento que vem à cabeça é a questão econômica. É claro que esse fator é muito importante, afinal, ele promove o tão famoso e desejado custo-benefício.

Entretanto, as vantagens não param por aí e atingem outros quesitos, como confiança, preocupação com o meio-ambiente e muitos outros. Os principais são:

  • Redução de arrependimento;
  • Mais confiança;
  • Cuidado com os princípios;
  • Custo-benefício.

Essas quatro vantagens são o que mais motivam as pessoas a se tornarem planejadores cautelosos quando o assunto é ir às compras.

1. Redução de arrependimento  

Não há nada pior do que fazer uma compra e quando chegar em casa, ou quando ela chegar pelos correios, surgir o arrependimento de ter gasto dinheiro com aquele produto ou serviço. Esse sentimento tão negativo acaba desencadeando outros, como a impulsividade.

Por ter em mãos um produto que não queria, muitas pessoas resolvem esse problema comprando outra coisa que é similar ou que realmente era aquilo que estavam precisando. 

Por exemplo, durante um projetos de climatização, um arquiteto acaba comprando o primeiro ar condicionado que encontrou porque ele estava muito barato. Entretanto, logo percebeu que o eletro não atinge as suas necessidades e precisa encontrar outro.

Essa compra impulsiva não gera apenas arrependimento, mas também um gasto desnecessário que irá extrapolar o orçamento.

2. Mais confiança  

Quando o consumidor tem em mente exatamente o que precisa adquirir, ele se torna mais confiante quando for procurar pelo produto, fugindo de informações erradas e indicações que não irão atender os seus desejos.

Um exemplo disso é na hora da contratação de um serviço, como ultrassom veterinário. Se o cliente entende pelo menos o básico do que precisa, ele foge de situações em que pagará mais por elementos que nem são necessários.

3. Cuidados com os princípios 

Muitas pessoas possuem alguns valores que são importantes na hora de realizar uma compra. Não ter sido testado em animais, o impacto ambiental, se foi produzido por uma empresa polêmica são apenas alguns dos motivos que interferem na hora da aquisição.

Sendo assim, antes de sair procurando por um produto, o consumidor saberá quais são as marcas que não ferem os seus princípios, evitando consumir mercadorias que possam causar inquietação interna ou ir contra o que acreditam.

Por exemplo, na hora de comprar um perfil U de borracha, o cliente já terá em mãos quais são as marcas que trabalham com o material sem impactar de forma negativa na natureza.

4. Custo-benefício 

Por fim, mas não menos importante, o custo-benefício é um fator extremamente importante que surge quando há uma pesquisa prévia. Ele ocorre porque o consumidor saberá qual o valor do produto em diversas empresas, escolhendo aquela que mais lhe agrada.

É como se na hora de comprar um disco de corte 7 pol o consumidor soubesse que em tal loja essa mercadoria é mais conta, mas em outra além de ter um preço especial, ainda tem um brinde, por exemplo. São esses fatores que geram melhor custo-benefício para ele.

Estratégias de pesquisa 

Para facilitar no momento da pesquisa, o consumidor pode contar com algumas técnicas que otimizam esse processo, dando resultados mais precisos. Essas estratégias são:

  • Sites de comparação;
  • Canais de loja;
  • Limpar os cookies;
  • Programa de pontos.

Quando colocadas em prática, as chances de encontrar bons produtos e com um preço especial são maiores.

Sites de comparação 

Existem muitos sites na internet que dão uma extensa lista de quanto um determinado produto está custando nas principais lojas. Essa informação privilegiada age como um filtro que agiliza o processo da compra, pois elimina um pré-requisito da lista.

Canais de loja 

Seguir as redes sociais das lojas que oferecem o produto ou serviço é uma ótima forma de monitorar os preços e ficar sabendo de forma mais rápida sobre as promoções, principalmente aquelas que ocorrem de forma relâmpago.

Limpar os cookies 

Na hora de comprar pela internet, é crucial seguir algumas táticas que driblam as informações que são obtidas pelos empreendimentos, como os cookies, que passam para a loja os hábitos de consumo do cliente, de forma que eles possam alterar os valores.

Por isso, é importante sempre limpar os cookies quando for procurar um produto ou realizar de fato a compra.

Programa de pontos 

Já os programas de pontos são voltados para quem sempre deseja pagar com condição especial. Quando se participa desses programas, a acumulação de pontos gera brindes e valores menores.

Considerações finais 

Desenvolver o hábito de pesquisar antes de comprar é uma prática extremamente benéfica, que gera para o consumidor um maior controle sobre os seus gastos, maior custo-benefício e a aquisição de produtos que realmente são necessários e que valem a pena.

Para colocar em prática essa ação, é essencial seguir passos que irão ajudar no desenvolvimento desse processo e contar também com a ajuda de ferramentas tecnológicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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