Como um sistema de ERP contribui para aumento de receita em empresas

Como um sistema de ERP contribui para aumento de receita em empresas

O nome em inglês pode até assustar, mas o Enterprise Resource Planning (ERP) nada mais é do que o planejamento de recursos empresariais, e serve para descomplicar a vida dos empreendedores. 

O sistema ERP automatiza processos complexos para permitir que o ser humano faça as negociações, as interações e as tomadas de decisões. Além disso, levantamentos apontam que a ferramenta ajuda no crescimento e produtividade das empresas. 

De acordo com o estudo publicado pelo IDG Research Services, negócios que investem nesses softwares tendem a crescer 35% mais rapidamente do que os rivais. Assim como a produção, com alta de 10%. Afinal, os empregados gastam menos tempo em tarefas ineficazes. 

Vale destacar que empreendimentos com dados inteligentes tendem a ser 4,4% mais lucrativos, se comparados aos que ainda não adquiriram o serviço automatizado. 

Se o assunto despertou interesse em você, fique conosco para conferir como um sistema de gestão financeira colabora para o aumento de receita em empresas. 

O que é um sistema de ERP?

Trata-se de um software rodeado de aplicativos que funcionam para otimizar a gestão empresarial. Desde as operações mais elementares das empresas até os níveis estratégicos, passando por tudo o que há de importante, incluindo as questões fiscais. 

Os softwares de ERP abordam os quesitos de compras, da parte financeira, da gestão de pessoas, da contabilidade e até mesmo das vendas. Todos esses dados são compartilhados com o objetivo de produzir informações gerenciais em tempo real. 

Ou seja, o sistema é responsável por integrar todos os departamentos do negócio sem a exigência de altos investimentos. 

Segundo a Microsoft, de todas as companhias que aderiram ao ERP, 34% delas buscavam reduzir custos com a implementação do software. 

Como funciona?

Para um melhor entendimento, vamos ao exemplo. Neste caso, o nosso exemplo será uma rede de pet-shops. Imagine que a empresa possui uma rede com 30 lojas.

Negócios do mercado de varejo operam com milhares de itens no estoque. Desse modo, como saber o momento certo para fazer a reposição? E como saber o número ideal de compra para que não seja necessário fazer um grande estoque que exija um alto volume de dinheiro? É aí que entra o ERP! 

O sistema consegue informar quais itens devem ser comprados para uma loja específica. No caso da pet-shop, ele mostrará como vai os estoques de alimentos para gatos, quantas coleiras anti pulga restam no estoque e assim por diante. 

Os compradores têm acesso imediato a relatórios com diversos produtos que precisam de reposição. Sem a necessidade de contas, essa tarefa fica a cargo do ERP. 

Depois disso, com tudo comprado, o fornecedor recebe automaticamente o pedido de compra. O software emite os documentos de venda, as conferências são realizadas e as questões financeiras também são tratadas pela ferramenta. 

Vários aspectos do negócio, como os de compras, vendas, logística e financeiro, estão sendo tratados no mesmo processo. 

Portanto, fica claro que o ERP é grande aliado das empresas dos mais variados segmentos. Anteriormente, utilizamos o exemplo de pet-shops, mas o sistema se encaixa em diversos tipos de instituições de todos os tamanhos. 

A importância do ERP

Aderir ao ERP é sinônimo de futuro, e também de uma empresa pronta para subir de prateleira. Afinal, tudo será planejado, evitando gastos desnecessários e crises de gestão, que podem arruinar a empresa. 

O sistema integrado proporciona velocidade e veracidade nas informações, além de reduzir os riscos de perder dados. Com uma linguagem rápida e segura entre todos os setores do negócio. 

Uma gestão unificada diminui os erros, gera maior assertividade gerencial, otimiza os Recursos Humanos e reduz os gastos com aparelhos para impressão e papel, colaborando com a preservação do meio ambiente. Vale lembrar que empresas sustentáveis são vistas com bons olhos. 

Além disso, estamos falando sobre um movimento global. O segmento de ERP chegou a gerar cerca de 24,5 bilhões de dólares em apenas um ano, conforme divulgado pela consultoria Gartner. 

Vantagens e benefícios

O ERP diminui os riscos de perda de informações. A centralização desses dados permite o controle dos registros. Sem abrir mão da segurança, pois é possível realizar o backup de todas as referências. 

Mas é fundamental verificar a confiabilidade do banco de dados utilizado. Empresas de sucesso, como Yahoo, Vivo e Itaú, usam a linguagem Structured Query Language (SQL). 

Outra virtude do sistema é a facilidade na troca de informações entre os diferentes departamentos que constituem a companhia. Algo que ajuda, e muito, no aumento de produtividade dos funcionários.

Por fim, mas não menos importante, uma das principais vantagens é o aumento dos lucros. Os dados obtidos por meio do sistema ERP permitem uma análise precisa em relação à empresa. Colaborando nas tomadas de decisões, melhoria do fluxo de informações e constrói uma relação sadia com os consumidores e fornecedores.

Além de diminuir os riscos de multas, inadimplência e gastos relacionados à logística. Como consequência, a receita deverá aumentar consideravelmente.

Fechar Menu