Geração da compra online: Entenda como expandir seu negócio com lucros assertivos

Geração da compra online: Entenda como expandir seu negócio com lucros assertivos

Abrir uma empresa é o sonho de diversos brasileiros. De acordo com um relatório produzido pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 50 milhões de pessoas desejam alcançar esse objetivo nos próximos três anos. E o negócio online pode ser a resposta.

Isso porque, o avanço tecnológico e a facilitação do acesso à internet, em conjunto com a popularização do mercado digital, facilitam para que muitos dos indivíduos que perderam o emprego durante a pandemia possam criar um negócio próprio.

E esse é um tipo de modelo de negócio que tem se mostrado bastante promissor, uma vez que se trata de uma área que tem crescido exponencialmente durante os últimos anos e ganhado uma relevância ainda maior, desde o início da crise da Covid-19.

Estima-se que em 2020, o Brasil tenha criado mais de 1,3 milhão de e-commerces e atingido um ritmo de crescimento de 40% ao ano. Isso é o que afirma a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pela PayPal Brasil.

Assim, o interesse pela aquisição de conhecimentos acerca da gestão de marketing e branding ou sobre a abertura e manutenção de uma loja virtual, ganhou um destaque importante em todos os cantos do país.

Por isso, se você é uma dessas pessoas que deseja aumentar os lucros da sua empresa digital e tornar a gerência do seu negócio mais assertiva, continue lendo.

Jornada de compra online

Da mesma forma como a população tem encontrado na internet um ótimo canal para a divulgação e venda de produtos ou serviços, em conjunto com as redes sociais, têm contribuído para alterar o padrão de consumo das pessoas.

Com isso, os conceitos estudados na faculdade de vendas e marketing se tornaram bastante evidentes e necessários.

Percebe-se a relevância do estudo em marketing inclusive para os menores negócios, uma vez que as pessoas passaram a perceber a importância da gestão comercial e do reconhecimento da jornada de compra dos clientes, para o sucesso da empresa.

Afinal, essa jornada diz respeito a todo o caminho percorrido durante a experiência de compra dos clientes, desde o momento do descobrimento da marca até a efetuação de um pedido e a construção do relacionamento pós-venda.  

O conhecimento desse percurso pode ser essencial para a lucratividade da empresa – por isso também é abordado no curso tecnico de gestão financeira.

Isso ocorre pois permite que os empresários sejam capazes de intervir em momentos de dúvidas, trazendo para o público soluções mais precisas para seus problemas e convertendo-os em compradores ativos da marca.

Assim, por meio dos recursos disponíveis nas redes sociais, nas plataformas de e-commerce, nos blogs e nos sites empresariais, é possível construir um funil de vendas que auxilia na compreensão sobre cada etapa da compra.

Importância de uma boa gestão de negócios

Como dito anteriormente, o desenvolvimento e gestão de startups ou de e-commerces requer, em conjunto com a análise aprofundada sobre a jornada de compra dos clientes, uma boa administração comercial.

Afinal, a negligência ou o despreparo com esse gerenciamento pode acabar resultando na desorganização dos processos operacionais, em defeitos na construção da logística dos pedidos e em empecilhos que afetam o crescimento da marca e a expansão dos lucros.

Por isso, ainda que o empreendedor possua uma loja de micro ou pequeno porte, é fundamental se atentar com a gestão de:

  • Todas as atividades relacionadas com a produção dos produtos;
  • Ações publicitárias e de marketing necessárias;
  • Preparação para momentos de baixa ou alta demanda;
  • Avaliação sobre o planejamento de entrega das mercadorias;
  • Produtividade e especialização dos funcionários, entre outros.

Além de garantir a qualidade do serviço prestado, essas medidas também auxiliam no aprimoramento da experiência de compra dos clientes, na construção da reputação da marca, estratégias mais eficientes para a jornada de compras e no aumento das vendas.

Como aumentar os lucros de um negócio online utilizando estratégias de marketing

A gestão comercial e o funil de vendas – ou a jornada de compra – são dois fatores inseparáveis, que são de extrema importância para a expansão dos negócios digitais. 

Afinal, ambas essas ações estão diretamente relacionadas com a construção das estratégias de marketing e consequentemente com a lucratividade.

Isso porque, a realização adequada dessas atividades interfere no aumento da visibilidade da empresa, na percepção do público acerca da marca, na aproximação do relacionamento entre instituição e consumidor e na consolidação do negócio no mercado.

Por isso, se você possui um e-commerce ou qualquer outro tipo de negócio digital e deseja encontrar meios mais assertivos de realizar a sua expansão, obtendo um retorno financeiro mais positivo, é crucial que sejam integradas às ações gerenciais estratégias de marketing.

Desta forma, é necessário focar na:

  1. Definição das características do público-alvo

A definição correta do público-alvo é essencial para a elaboração das ações estratégicas de qualquer empreendimento, sejam eles em lojas físicas ou em e-commerce. 

Quando se tem as características do cliente ideal bem determinadas, a tomada de decisões e o sucesso das medidas adotadas são maiores.

Assim é possível compreender melhor as preferências dos consumidores em relação aos produtos, os problemas que eles possuem – e que podem ser solucionadas a partir do seu serviço –, e as formas mais corretas de atingir esse grup.

Por isso, no curso de gestão financeira empresarial é possível aprender mais sobre a indispensabilidade de traçar as características que compõem a persona da sua empresa, e como conseguir realizar ações baseadas nessas informações, a fim de trazer lucratividade.

  1. Realização do planejamento

O planejamento é uma das ações mais importantes de uma empresa, seja para a conquista de uma gestão mais qualificada, ou manutenção da organização de processos operacionais e como forma de garantir a realização dos melhores investimentos em marketing.

Por isso, quando desejamos alavancar as vendas e aumentar a lucratividade da empresa é fundamental basear essas atividades na realização da construção de um plano de negócios detalhado e na elaboração de um bom planejamento estratégico de divulgação.

Esse estudo servirá para definir o que deve ser feito para alcançar os objetivos, quando as ações devem ser aplicadas, onde realizá-las de forma que elas disponham de melhores resultados, como fazê-las e quais os motivos exatos para a execução de cada projeto.

A construção do plano de negócios faz parte da faculdade de gestão de pessoas o que faz. Por isso, investir na aquisição deste tipo de conhecimento pode ser muito vantajoso para o desenvolvimento da marca.

  1. Estabelecimento dos processos internos

Ao contrário do que muitos acreditam, a devida organização dos processos de uma empresa é fundamental para certificar a melhora das vendas. 

Isso porque, quando a sequência lógica dos processos que compõem a rotina da empresa está devidamente mapeada e coordenada, o trabalho pode ser padronizado.

Assim, fica muito mais fácil para os gestores identificarem os gargalos da linha de produção, as oportunidades de melhora no serviço, de realizarem a otimização do tempo dos colaboradores e de oferecer ao público um atendimento mais ágil e satisfatório.

Tudo isso é capaz de tornar o seu e-commerce mais competitivo, eficiente e rentável. Por isso que este é um tópico tão importante no curso de gestão financeira.

  1. Monitoração dos custos

Os custos operacionais (todo o gasto necessário para fazer a empresa funcionar e os produtos ou serviços serem disponibilizados no mercado) interferem nos mais variados aspectos do negócio. 

Essa interferência acontece, inclusive, no preço das mercadorias, na probabilidade de conversão de leads e, claro, na lucratividade.

Por isso, é crucial que os empresários e gestores estejam atentos à monitoração desses valores, acompanhando as despesas fixas e variáveis, para quais atividades as verbas estão sendo investidas, o retorno que cada um desses gastos tem para a instituição etc.

Desta forma, é possível realizar o devido corte de despesas desnecessárias – que inevitavelmente acabam surgindo no processo –, aprimorar as tomadas de decisões, estabelecer preços mais atraentes e rentáveis para os seus produtos.

A administração desses custos pode ser aprendida e aprimorada através do curso de gestão financeira grade curricular, fazendo com que seja mais possível tornar o seu comércio digital mais próspero e apreciado pelo público.

  1. Investimento na gestão de pessoas

O público interno é uma das principais partes de qualquer negócio, pois são esses funcionários que são os responsáveis por tornar as operações funcionais, garantindo o padrão de qualidade dos serviços prestados ao público.

Por isso, é fundamental que ao montar uma empresa – mesmo as de menores portes – a contratação da equipe seja bem-feita, de forma a garantir a ajuda dos colaboradores mais talentosos e aptos para as suas determinadas funções.

Todas essas ações vão fazer com que a análise do funil de vendas e as estratégias voltadas para esse segmento, sejam mais bem realizadas e que a gestão de negócios aconteça sem muitos empecilhos. 

Como resultado, você poderá alcançar mais leads e expandir o seu negócio, tornando-o mais lucrativo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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