Liberdade financeira: Qual o caminho para alcançar a sua?

Liberdade financeira: Qual o caminho para alcançar a sua?

Uma questão que interfere em todas as áreas da vida das pessoas, ao mesmo tempo que se torna um tabu para a grande parte, é a situação financeira. Conforme cresce o número de pessoas em situação de dívida, mais se pesquisa sobre liberdade financeira.

Desde pessoas que recebem salários fartos até trabalhadores informais que vivem da renda adquirida no dia a dia, as pessoas podem se estruturar financeiramente de forma robusta ou se afundar em dívidas que prenderam esse indivíduo por anos.

É muito importante considerar, ao tratar desse tema, que o dinheiro não é o foco principal da vida dos indivíduos, mas no modelo social que se vive hoje, ele é o que assegura que a empresa ou pessoa possa trocar seu trabalho pelo o que quer ou necessita.

Isso significa que o assunto em questão não se trata de uma ideia de austeridade diária e pessoal, onde todos vão contar as moedas e evitar gastar o máximo, mas sim investir o dinheiro de forma inteligente para ele prover todas as demandas do dia a dia.

Encontrar os melhores preços, comprar o que é necessário quando for preciso, e o desejado quando possível são alguns dos passos essenciais para fazer o seu dinheiro e, por consequência, o seu trabalho renderem mais.

Esses passos básicos podem garantir para pessoas que ganham bons salários, como um consultor de venda de ultraleves, consigam viver sem depender de dívidas, créditos ou empréstimos, ou seja, com plena independência financeira.

Contudo, isso basicamente dita sobre um dia a dia em que alguém trabalha e sobrevive com os frutos desse trabalho, um passo além seria conhecer o conceito e buscar a liberdade financeira.

Nesse estado de organização financeira, as pessoas podem não só viver sem acumular dívidas, como também possuem a liberdade de aproveitar boa parte desse montante de valor conquistado sem preocupações futuras.

O que é liberdade financeira?

Poucos desejos humanos estão relacionados à mente humana há mais tempo que o desejo por liberdade. No sistema atual em que a maior parte do mundo atua, a única forma de ser livre de de verdade é tendo dinheiro, é a partir daí que se estuda a liberdade financeira.

Seja para montar um quarto infantil planejado com escrivaninha ou para buscar uma nova formação profissional depois de anos, e até para empreender em um negócio próprio, é preciso ter um capital para investir sem preocupações a curto prazo.

Se o mundo vive uma epidemia de quadros psicológicos negativos em adultos, brigas de casais, abdicações pessoais e profissionais e até desistências de sonhos, isso também está relacionado à falta de escolhas que um quadro financeiro negativo gera para as pessoas.

Muitos desses casos estão ligados ao estresse de contas atrasadas e dívidas que comprometem a conta bancária e a mente de indivíduos que, muitas vezes, trabalham por meses apenas para pagar os juros.

Para fugir desse padrão e dessa armadilha que atinge cada vez mais pessoas, é importante que um instrutor para quem tem medo de dirigir organize sua condição financeira a fim de fazer as escolhas com mais sabedoria e precisão.

A liberdade financeira pode ser entendida como o ponto mais alto desse estilo de vida economicamente organizado, pois ao chegar nesse patamar as pessoas deixam de se preocupar com dinheiro, abrindo espaço para buscar outras metas e objetivos.

Esse processo pode ser levado em diferentes níveis de liberdade financeira, tudo a depender dos objetivos e da fase da vida em que a pessoa está. Para realizar o plano de conquistar sua primeira casa é preciso de uma verba, e para pagar a faculdade, outra.

Por que buscar a liberdade financeira?

Os especialistas de finanças já falam há muito tempo sobre segurança financeira ou liberdade financeira, mas em discursos e palestras isso acaba soando muito mais como mentalidade de atração de público do que um conceito que pode melhorar a vida.

A grande questão é que a falta de liberdade imposta por um dia a dia desorganizado financeiramente pode ser sentido na pele da maioria dos brasileiros, desde um funcionário de portaria condomínio residencial até um empresário de médio porte pode sofrer.

Ao buscar a liberdade, as pessoas querem tomar parte nas suas vidas e agir com autonomia, sem que para isso seja necessário recorrer a capital de terceiros através de empréstimos e dívidas que mais cedo ou mais tarde cobram um preço caro.

Boa parte do tabu relacionado ao dinheiro existe por causa de um preconceito que faz as pessoas pensarem que esse assunto e esse estágio só é alcançado por milionários ou bilionários que fazem botox rosto masculino.

Contudo, isso não é verdade, mesmo os trabalhadores de menores salários podem organizar sua situação financeira e, assim, desfrutar melhor da sua vida a curto e a longo prazo, inclusive, investindo na sua carreira para ganhar cada vez mais.

Uma saúde financeira adequada destina a maior parte do dinheiro conquistado com esforço para aproveitamento pessoal e para o atendimento das necessidades do dia a dia, ao invés de ser corroído por empréstimos, taxas e juros que seguem cada vez maiores no Brasil.

Além disso, a educação financeira agrega outros benefícios tanto para o cotidiano quanto ao pensar no longo prazo, planejando o futuro e se preparando para imprevistos. Entre esses benefícios. estão:

  • Capacidade de alcançar a liberdade financeira;
  • Entendimento das ferramentas e possibilidades seguras de investimentos; 
  • Maior aproveitamento de cada centavo conquistado; 
  • Liberdade para tomar decisões e assumir compromissos.

O mais importante de ser entendido sobre essa questão é que, ao cuidar da sua saúde financeira, não é apenas o dinheiro que vai ser melhor gerido, mas sim a liberdade das pessoas de agir no mundo com menos preocupações e limitações. 

Como alcançar a liberdade financeira

Muitas pessoas passam a vida trabalhando e só conseguem dinheiro o suficiente para suprir as suas necessidades e desejos do dia a dia se pendurando de cartão em cartão ou de empréstimo em empréstimo.

Por mais que seja uma ajuda necessária muitas vezes, seja para manter a qualidade de vida ou para empreender em uma empresa injeção plástica, esses recursos costumam prender as pessoas em uma dívida a longo prazo com juros extremamente altos.

Para viver longe dessas amarras é preciso manter as contas organizadas, e mesmo os salários mais básicos podem suprir as demandas do dia a dia e permitir que o trabalhador ou o pequeno empreendedor realize desejos e planeje o futuro com liberdade.

Parte da organização está baseada no conhecimento dos seus gastos e faturamentos, além disso, é preciso lidar de forma direta com as dívidas para elas não crescerem, investir em si mesmo, na carreira profissional e alocar o fruto do seu trabalho em investimentos rentáveis.

Um dos investimentos que poucas pessoas pensam em tomar para si é construir a própria empresa de churrasco para festa de casamento a noite ou de qualquer outro nicho de trabalho onde se desejar montar o próprio empreendimento.

Considerações finais

Por mais que o antigo ditado popular diga que “o dinheiro não traz felicidade”, não dá para fugir da realidade onde as garantias mínimas de conforto, segurança e dos meios de entretenimento são, em grande parte das vezes, acompanhados de um código de barras.

Essa realidade faz com que a capacidade de gerir corretamente o seu dinheiro seja tão importante quanto a chance de conquistá-lo com trabalho ou investimentos. Mesmo quem ganha o mesmo que consome pode tirar proveito de alguns conceitos de gestão financeira.

Seja para acumular renda para o futuro ou para realizar um sonho como uma viagem, uma formação, investimento em um empreendimento ou um desejo material, aprender a lidar com as finanças vai ser um fator decisivo para que você seja livre para realizar.

E, ao falar de dinheiro e liberdade ao mesmo tempo, é fundamental tratar do cuidado com dívidas e juros que são responsáveis por prender muitas pessoas em um ciclo vicioso que vai limitando a capacidade de compra e gerando dor de cabeça por muito tempo.

A meta de muitas pessoas que passam a gerir dinheiro ganho com o salário em uma indústria de malha pop para calçada é alcançar a independência financeira, ou seja, não depender de ninguém para arcar com os seus gastos sem nenhum problema.

Contudo, é importante se atentar e mirar em um horizonte possível de liberdade financeira, esse passo a mais coloca a pessoa na situação de agente da própria vida, abrindo novas oportunidades a partir da gestão das suas finanças.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu