Precificação: como definir o melhor preço de venda para seu negócio

Precificação: como definir o melhor preço de venda para seu negócio

Sem dúvidas, identificar a precificação dos produtos e serviços da sua empresa é essencial para o sucesso do negócio. 

Se a sua empresa não entender sobre a precificação ela ficará comprometida no que se refere à concorrência, assim como em uma disputa econômica. 

A saúde financeira é um dos aspectos que mais preocupam os empreendedores e gestores de um negócio, já que sem dinheiro, não há como investir, pagar funcionários, adquirir produtos, dentre outras ações. 

Dessa forma, é essencial que sua empresa consiga entender qual é a sua base de preços, o quanto ela é competitiva ao mercado, aspectos ligados ao fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio. 

Isso vale não somente para grandes empresas, mas também para o pequeno empreendedor, que ainda está estruturando sua parte contábil e fiscal. 

Com isso, definir a precificação é um desafio para a parte financeira das empresas, no que se refere ao entendimento sobre a composição dos preços, a manutenção dos pagamentos e a margem de lucro. 

Para isso, apresentaremos neste artigo dicas importantes para que você consiga definir a composição de preço dentro da sua empresa que comercializa móveis planejados de alto padrão e ter uma boa margem de lucro. 

Acompanhe a seguir!

Aspectos iniciais da precificação

A precificação dos produtos e serviços da sua empresa não pode ser um palpite. Essa é uma ação de colocar preço sobre os produtos e serviços da sua empresa e por isso deve envolver o entendimento dos gestores sobre o tema. 

Outro ponto é a construção de um plano estratégico que leve em conta a situação financeira da empresa, seu cenário no mercado e a atuação do marketing dentro do negócio. 

Vale lembrar que isso pode mudar, assim como sofrer alterações ao longo do tempo. Por exemplo, sua empresa pode realizar a promoção de um revestimento acústico para teto ou até mesmo, fazer um estudo de mercado para avaliar como está a demanda. 

Ressaltando também que quando a precificação é feita de forma correta, ela consegue atribuir margem de lucro ao seu negócio. 

Importância da precificação 

E por que definir a precificação dos produtos é importante para sua empresa? Listamos alguns motivos a seguir!

  • Sua empresa consegue maximizar os lucros;
  • Ocorre o aumento do número de vendas;
  • Sua empresa consegue ter um bom planejamento financeiro;
  • Seu negócio consegue ter uma projeção bancária eficiente;
  • Traz diferencial para a empresa no cenário competitivo;
  • Você consegue entender melhor sobre os gastos do seu negócio. 

Essa pode ser considerada também uma forma de garantir uma boa saúde financeira para o seu negócio, seja ele um shopping ou empresas de administração de condomínios em São Paulo. Sobre os benefícios, falaremos sobre cada um.

Quando a empresa consegue definir corretamente o seu preço, ela pode contar com a maximização de lucros, pois, os riscos da empresa sofrer prejuízo com suas ações fica bem menor.

Além disso, o preço correto proporciona aumento da competitividade no mercado e afeta diretamente o número de vendas, fazendo com que seu aumento ocorra. 

A ideia de aplicar bons preços na sua empresa contribui também para o bom planejamento financeiro do seu negócio, entendimento sobre os gastos, previsibilidade para a realização de movimentações e até mesmo, controle do estoque. 

Seu negócio consegue ter também uma projeção bancária mais eficiente, entendendo quais são seus investimentos e gastos. 

Todos esses benefícios podem ocorrer dentro da empresa, caso ocorra um planejamento prévio e o entendimento de alguns conceitos e ideias que falaremos mais adiante nesse artigo. 

A partir do entendimento sobre os benefícios, vamos compreender sobre conceitos importantes para a precificação do seu projeto arquitetônico 3d, ou de outros itens do seu negócio. 

Conceitos importantes para a precificação 

Quando falamos sobre a importância da precificação, é importante que os gestores e empreendedores também tenham conhecimento sobre conceitos que contribuem para a consolidação do preço de um produto ou serviço da empresa. 

Falaremos sobre alguns deles a seguir! Acompanhe. 

Entendimento do que é preço e do que é valor 

É fundamental em seu negócio conseguir compreender o que é preço e o que é valor. Esses são conceitos essenciais dentro do tema da precificação de produtos ou serviços. Apesar de serem termos parecidos, eles não são sinônimos. 

Primeiro, é importante entender que o preço é um custo que está agregado ao seu produto e que será negociado com seu cliente. 

Dessa forma, digamos que você está vendendo divisórias para ambientes internos em sua empresa. 

Para isso, é necessário que exista uma composição de contas e de cálculos que são considerados como gastos para o seu negócio. 

Isso envolve desde a compra, produção dos produtos e as ações para fazer com que seu negócio siga funcionando. O lucro com a venda de cada produto também deve ser contabilizado. 

Já quando falamos acerca de valor, temos um custo que é agregado para a empresa, só que baseado em vantagens para o consumidor. 

Ou seja, pode ocorrer uma promoção, um apelo emocional e outras questões que mostrem ao cliente que é essencial fazer a compra de determinado produto ou serviço. 

O preço é o valor que será pago pelo seu cliente, mas o valor é o ato simbólico, ou seja, o que um determinado produto irá representar para ele. 

O custo de aquisição

Outro conceito muito importante para sua empresa diz respeito ao custo da aquisição para uma empresa produzir um determinado produto ou serviço. Existem alguns elementos que afetem esse custo, como exemplo, podemos destacar:

  • Impostos nacionais que não são recuperáveis;
  • Impostos internacionais;
  • Questões ligadas ao custo de transporte;
  • O manuseio do produto;
  • O nível de dificuldade ou periculosidade;
  • A aplicação de seguro. 

A composição de custo de aquisição de uma telha de zinco trapézio para sua empresa afeta diretamente a precificação, já que essa definição é um primeiro passo para que a empresa consiga identificar o preço final de um produto ou serviço. 

A partir disso, é essencial que o gestor conheça todos os custos para assim criar um planejamento sobre a aplicação de preços. 

A margem de lucro

Além dos conceitos que já apresentamos, você também precisa conhecer a ideia da margem de lucro. Esse cálculo é fundamental para garantir o sucesso e equilíbrio financeiro da sua empresa. 

De forma básica, uma empresa apresenta lucro quando existe uma diferença entre o faturamento e o custo. Ou seja, no custo temos a aquisição do produto, manutenção, salários, fatores variáveis, assim como as contas fixas. 

Sua empresa que promove o serviços de topografia terá lucro quando sobrar dinheiro no faturamento, mesmo com todas as contas pagas. Vale ressaltar que a margem de lucro pega o lucro bruto e a receita total de uma empresa. 

O conceito de ponto de equilíbrio

Existe o conceito do ponto de equilíbrio, que é essencial para as empresas. Ele ocorre quando seu negócio tem a capacidade de igualar custos com as receitas do negócio. Isso faz com que seu negócio seja sustentável e consiga ter lucro de forma efetiva. 

Todo negócio busca lucro e ele ocorre, quando existe o ponto de equilíbrio. 

Existem algumas metas iniciais que precisam ser estabelecidas em um negócio, assim como objetivos que estão relacionados à rentabilidade financeira e à lucratividade. 

Uma empresa é lucrativa quando consegue pagar todas as suas contas e ainda sobra dinheiro para realizar investimentos. 

Profissionais da área de contabilidade podem contribuir para que sua empresa atinja o ponto de equilíbrio e comece a ter dinheiro em caixa para fazer melhorias e mudanças que são necessárias ao negócio. 

Despesas fixas x despesas variáveis

Sua empresa também precisa ter um amplo conhecimento acerca do que são as despesas físicas do seu negócio, ou seja, contas que precisam ser pagas de forma regular pela sua empresa, sem alterações mensais. 

Como exemplo, podemos destacar o salário dos funcionários e até mesmo, o aluguel. 

No caso das despesas variáveis, podemos destacar aquelas em que não é possível prever de forma absoluta o seu valor, já que isso varia de acordo com o consumo mensal. Como exemplo, podemos destacar as contas de água e de luz. 

É muito importante que a empresa busque ter um equilíbrio quando o assunto envolve as despesas fixas e variáveis. 

As orientações que destacamos neste artigo servem tanto para sua empresa de instalação de calhas, quanto para outros negócios. Por isso, fique atento! 

É importante ressaltar também que todo esse processo pode ser auxiliado por profissionais da área contábil, levando em conta a criação de um planejamento financeiro para o seu negócio. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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