Reformas no inverno: Dicas para economizar nesse processo

Reformas no inverno: Dicas para economizar nesse processo

Com as mudanças drásticas de temperatura, às vezes, é necessário realizar uma reforma de inverno, tanto em casas e empresas, como em ambientes públicos, por exemplo, nas escolas, hospitais, dentre outros exemplos. 

As reformas de inverno além de serem necessárias, elas também são mais recomendadas, sendo consideradas até mesmo a melhor estação do ano para isso.

Essa estação tem seu início em junho e estende-se até setembro, nos países tropicais. Já nos países com clima europeu, o inverno começa geralmente no final do ano, entre dezembro e março. 

Portanto, saber como aproveitar esse período para pôr em ordem as obras de uma casa ou edificação é o primeiro passo para não ter problemas durante o inverno e para economizar

As casas e os prédios, apesar de parecerem bens resistentes e duráveis, assim como um vergalhão 8 mm, são passíveis do intemperismo e das degradações ao longo do tempo de habitação. 

Além de uma limpeza exímia, é necessário realizar constantemente reformas para que a infraestrutura não seja afetada ao longo dos anos. 

Dentre os fatores que podem ser considerados alvos de reformas, os mais corriqueiros são:

  • Goteiras;
  • Forros se desprendendo;
  • Infiltrações;
  • Problemas nos encanamentos;
  • Pisos lascados ou se descolando;
  • Problemas na fiação;
  • Torneiras quebradas;
  • Portas emperradas;
  • Janelas com vidros quebrados.

Dentre uma série de outros exemplos que são passíveis de reformas, principalmente, durante o inverno. Um período delicado onde não se pode ter goteiras e problemas com infiltrações, devido às baixas temperaturas.

Dessa forma, o objetivo deste texto é apresentar os benefícios de realizar reformas de inferno e algumas dicas econômicas para reformas sem ter muitos gastos.

Quais são os benefícios das reformas de inverno? 

A maior parte das pessoas não sabem que o inverno é a melhor estação do ano para fazer reformas, trazendo uma gama de benefícios, como:

  • Redução dos gastos com material de construção;
  • Maior diversificação de materiais de construção;
  • Aumento da produtividade dos funcionários contratados;
  • Menor risco de acidentes trabalhistas. 

Pequenas reformas devem ser realizadas constantemente em uma casa ou prédio, por exemplo, trocar as conexão T PVC e pintar as fachadas, pois ao longo dos anos problemas estruturais surgem com frequência, sendo algo comum. 

Preços menores com materiais de construção  

Em países onde o inverno é no meio do ano, os preços dos materiais de construção tendem a ser mais baratos em relação ao verão, que geralmente é entre o final e começo do ano.

Nesse período ocorre também a época de festas e o recebimento de diversos benefícios, como o décimo terceiro salário e a participação de lucros.

As pessoas com mais dinheiro em conta, tendem a realizar mais reformas em suas casas, algo bom para construtoras que usam a grua de obra, portanto, o preço dos materiais de construção aumentam, devido ao aumento da demanda. 

Após esse período os preços voltam a se estabilizar, principalmente no inverno, onde o número de reformas realizadas tende a cair. 

O preço dos funcionários, como pedreiros, marceneiros, eletricistas, azulejistas, dentre outros exemplos, tende a cair, também devido à redução da demanda.

Maior diversificação dos materiais de construção

Novamente, devido à redução da concorrência, é mais fácil encontrar uma variedade maior de materiais de construção, de até mesmo tipos variados de mangueira corrugada 2 polegadas

As empresas que produzem esses materiais também aproveitam para lançar novas linhas ou produtos especiais para o inverno.

Aumento da produtividade dos funcionários contratados 

O inverno é uma estação com baixa quantidade de chuvas, ou seja, é a época de estiagem. Esse período seco é perfeito para a realização de obras, principalmente, as de grandes construções, como as de prédios. 

A umidade tende a estragar os materiais de construção que estão armazenados, mesmo que em espaços apropriados.

Por exemplo, não pode deixar areais, madeira e muito menos cimento em locais com goteiras e com alta umidade porque mofa e deixa esses produtos duros, com baixa qualidade de uso. 

Além de aumentar a durabilidade dos materiais de construção, a época de estiagem possibilita que os funcionários não parem seus serviços devido à chuva, finalizando projetos como os de colocar corrimão de ferro para varanda de forma rápida. 

A produtividade aumenta, devido ao aumento da quantidade de dias com tempo seco é bom, sem a necessidade de esperar que poças de água seguem, por exemplo. 

Redução de acidentes de trabalho 

Um pedreiro não pode construir embaixo da chuva, principalmente, devido à degradação dos materiais de construção e ao aumento do risco de acidentes de trabalho. 

Ambientes molhados podem causar quedas e deslizamentos, impactando negativamente na saúde daquele funcionário. 

Apesar do inverno não ser a estação preferida para as pessoas irem trabalhar, devido ao frio e a queda da motivação, é com certeza a melhor para construir e fazer reformas sem esses acidentes. 

5 dicas para realizar uma boa obra no inferno

Fazer uma reforma ou construir uma obra nova não é uma tarefa fácil, portanto, segue algumas dicas que irão facilitar a vida de qualquer empreiteiro ou visionário que está iniciando esse projeto: 

  • Faça um planejamento;
  • Tenha um orçamento;
  • Evite o desperdício de materiais;
  • Contrate profissionais especializados;
  • Acompanhe a obra diariamente.

Seguir conjuntamente essas dicas garantem que o responsável é dono da obra consiga chegar ao final de seu projeto da forma mais econômica possível.

1- Faça um planejamento

O primeiro passo de qualquer projeto é transcrever para um papel ou arquivo online o planejamento detalhado. Mesmo que o seu objetivo seja apenas criar um projeto de som ambiente para residencia.

Coloque o tempo de duração das obras, de preferência com início e término no inverno. Às vezes, compensa pagar por mais pedreiros do que ter apenas um e deixar a obra perdurar por muito tempo. 

No planejamento deve constar a quantidade de profissionais que serão necessários, o tempo de duração da obra, os materiais que serão utilizados, a planta das reformas ou da nova obra, o orçamento, dentre outros fatores.

2- Tenha um orçamento

Apesar das obras terem uma série de contratempos que aumentem o orçamento, o ideal é já ter uma estimativa do quanto será necessário investir no projeto. 

Além disso, cobre em diversas casas de construção o preço dos materiais. Optando sempre por aquela que oferece mais barato e de alta qualidade. 

Esse processo de cotação demora, mas vale a pena no final da obra, sendo possível até mesmo colocar nas planilhas a porcentagem do quanto foi economizado. 

3- Evite o desperdício de materiais 

O inverno é o período ideal para fazer obras, principalmente, porque é possível evitar o desperdício de materiais, devido ao baixo volume de chuvas.

Mas, além desse fator é necessário pensar em como cada material será armazenado, para evitar degradações ou furtos ao longo da obra. 

Procure guardar todos os materiais arenosos sob lonas e os de maior valor, como ferramentas e fios, em locais fora da obra, com o profissional responsável ou em sua casa.

Se a sua obra for utilizar materiais caros e de grande porte, como uma prensa hidráulica reforma, uma opção interessante é contratar um segurança, principalmente, se essa opção estiver dentro do orçamento da pessoa. 

4- Contrate profissionais especializados 

Todos os profissionais da área de construção civil são importantes para um projeto, portanto, não deixe de investir nessa etapa. 

Um arquiteto é um profissional caro, mas que vale a pena contratar, para que a obra seja planejada visando pegar a maior quantidade de sol possível, evitando problemas de infiltrações e futuras reformas, também não deixando de lado o design da edificação. 

Nessa etapa de planejamento procure cotar diversos profissionais de uma vez, consultando valores e já fechando os serviços. 

Porém, se você possui conhecimentos de azulejaria, por exemplo, pode por si só colocar o piso intertravado 16 faces. 

5- Acompanhe a obra diariamente

Por fim, acompanhe a sua obra diariamente, para observar o seu desenvolvimento e estimular os profissionais a deixarem as coisas do jeito que você deseja. 

Apesar dessa dica dar muito trabalho, é ela que vai garantir a finalização do projeto de acordo com o planejado. 

Considerações finais 

Iniciar o projeto de reformas ou de construção é com certeza uma das etapas mais caras e difíceis para as pessoas, pois envolve uma série de planejamentos e investimentos. 

Portanto, com essas as sugestões oferecidas, e enfatizando que o inverno é o melhor período para realizar obras.

Isso devido às baixas quantidades de chuvas e por ser uma época afastada dos períodos de festividade, a probabilidade da obra sair mais barata e do jeito que a pessoa deseja, é maior. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu