5 dicas para economizar nas compras de Natal

5 dicas para economizar nas compras de Natal

Já nos primeiros dias de Dezembro é comum irmos em supermercados e nos depararmos com os panetones, ir nos shoppings e ver as decorações natalinas e ver na televisão as chamadas para o final de ano. As datas de Natal e Ano Novo são caracterizadas por celebrações, presentes, amigos secretos e viagens. Consequentemente, por ser um mês atípico, isso faz com que aumentemos nossos gastos. O décimo terceiro salário e as bonificações vêm para aliviar esse aumento dos gastos, mas isso não quer dizer que podemos abrir mão de um bom planejamento, afinal, a chance de aumentarmos o consumo nessa época é bem maior, sem falar que já em Janeiro aparecem uma série de contas que precisamos pagar.

O Ebit realiza anualmente uma pesquisa para levantar o faturamento de cada data do ano no E-commerce. O Natal, tradicionalmente, é a data que acaba tendo o maior faturamento, frente as demais datas: dia do consumidor, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças, Black Friday, Cyber Monday. Em 2016 o Natal foi responsável por um faturamento de R$ 7,7 bilhões (crescimento de 4% em relação à 2015), número 3 vezes maior que o segundo colocado, que em 2016 foi a Black Friday.

Uma lembrancinha aqui, um presente para o filho, uma viagem com a família. Se não tomarmos cuidado, o salário inteiro mais o décimo terceiro acabam indo embora. Por isso é importante ter um bom planejamento. Confira nossas dicas para que seu bolso tenha um ótimo final de ano.

1) Faça uma Lista

Vai chegando época de final de ano e é comum querermos presentear todas as pessoas queridas que fizeram parte do nosso ano. Aí entram familiares, amigos, colegas de trabalho, prestadores de serviço, parceiros. Dependendo do caso, a lista pode ficar gigante. Então uma boa forma de ter controle sobre isso é levantar o nome de todos os quais desejamos presentear e já pensar no que desejamos dar de presente, para levantamento dos preços.

2) Prepare seu orçamento

Uma vez feita a lista de pessoas e presentes, verifique o quanto você tem disponível para comprar presentes, já levantando nesse orçamento seus gastos mensais rotineiros, gastos que são eventuais nessa época do ano (IPTU, IPVA, viagens, rematrículas) e alinhe isso com o quanto você já tem poupado para essa finalidade e as receitas do mês. Essa etapa é crucial para que o natal não acabe virando uma tragédia para seu bolso.

3) Compare preços e não compre pelo impulso

Quanto antes a lista for feita melhor, pois é possível ir acompanhando preços dos produtos desde cedo, inclusive tentar aproveitar ofertas de Black Friday e saldão de final de ano. O ideal é comparar produtos de diferentes marcas e em mais de uma loja. Existem ferramentas muito práticas e úteis na internet que ajudam a facilitar esse trabalho: Buscapé, Zoom e Google Shopping.

4) Busque descontos

Assim como existem os comparadores de preços, também existem sites e aplicativos especializados em gerar cupons de desconto. Alguns exemplo são: Promobit, Cuponomia, Cuponeria, Cupomzeiros. Existem também sites que fazer o Cashback (devolução do dinheiro), como é o exemplo do Meliuz. Também vale ficar atento em lojas que dão descontos para compras de mais de um item. Nesses casos, aproveitar para comprar a maioria dos presentes nessa mesma loja pode resultar em um desconto interessante no final das contas.

5) Evite o parcelamento

Por conta do aumento do volume das compras, é muito comum tendermos a realizar as compras dos presentes parceladas. O primeiro passo é verificar se não há incidência de juros, pois caso houver, o presente acabará saindo ainda mais caro. Mesmo caso não haja juros, começar o ano novo sem parcelas, ou, com um número menor de parcelas, aumenta a chance de que o ano que está por vir seja mais próspero.

Aproveite o Natal para comemorar com a família e os amigos. O presente é apenas uma simbologia do carinho e do amor que você sente por eles. Logo, não é preciso fazer nenhum “sacrifício financeiro” para agradá-los. Porntanto, planeje-se para que essa época seja aproveitada da melhor forma possível, sem comprometer o ano que está por vir!

Feliz Natal!

Deixe uma resposta

3 + um =

Fechar menu