Dicas para você e seu/sua companheiro/companheira organizarem o orçamento para construir a casa própria

Dicas para você e seu/sua companheiro/companheira organizarem o orçamento para construir a casa própria

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros que querem deixar de pagar aluguel, só que mais do que ter o seu próprio imóvel, comprar ou construir é um investimento para a vida toda.

Por conta disso, existe uma busca constante para realizar esse objetivo e assim ter a oportunidade de ter um lugar só seu. 

No Brasil, esta é uma condição cultural, mas que também envolve segurança e estabilidade.

Mas, para muitos, chegar a esse objetivo depende de muita disciplina e organização, principalmente em relação ao dinheiro.

É necessário trabalhar em um planejamento financeiro junto com a família, para assim projetar o futuro e conseguir comprar um imóvel adequado às necessidades de todos.

Essa aquisição envolve, além de uma grande quantia, muitas questões emocionais, já que estamos falando de sonhos de mudança de vida.

Se você também tem esse objetivo e quer começar uma nova vida com sua companheira e uma casa própria, leia este artigo até o final.

Vamos mostrar as vantagens de comprar o seu imóvel dando algumas dicas para vocês se organizarem financeiramente e atingir esse objetivo. 

Vantagens de ter o próprio imóvel

Não é difícil imaginar todos os benefícios de investir em um imóvel, afinal, estamos falando de um bem que traz segurança e estabilidade para você e sua família. 

Por essa razão, a compra da casa própria traz benefícios, como:

Você tem tempo para escolher

Ao contrário do aluguel, que geralmente exige um pouco mais de pressa na hora de escolher, a compra de um imóvel te dá tempo para analisar todas as possibilidades.

É necessário fazer muita pesquisa e navegar pela internet para analisar os perfis de casas e apartamentos disponíveis para a vida.

Além de conhecer as características dos imóveis, você também pode obter informações sobre vários outros assuntos, como gestão patrimonial, para cuidar bem da sua nova propriedade.

Aproveite, também, para simular opções de financiamentos e projetar o pagamento do seu imóvel pelos próximos anos. É possível fazer uma aquisição com parcelas semelhantes a um financiamento.

Despesas previsíveis

Justamente por envolver um planejamento financeiro bem definido, a compra de um imóvel envolve despesas previsíveis, tanto à vista quanto se você optar por um financiamento. Neste último caso, você saberá sobre:

  • Valor de entrada;
  • Prazos;
  • Juros;
  • Valor das parcelas.

É diferente do aluguel porque ele sofre alguns reajustes periódicos, que podem representar aumentos anuais.

No caso do financiamento, você só precisa descobrir aquele que é mais barato e a modalidade mais adequada para você. Cada um possui uma taxa diferente e parcelas com valores variados.

É uma forma de facilitar o pagamento e garantir que você consiga pagar a casa ou apartamento, com mais tranquilidade e sem comprometer a renda da família ou do casal.

Para não passar nenhum tipo de aperto, algumas pessoas investem, até mesmo, em um programa para gestão financeira. Você também pode optar por outras possibilidades, como o consórcio imobiliário.

É possível utilizar o FGTS como parte do pagamento e se você conseguir um valor semelhante ao aluguel, pode realizar esse sonho sem passar por nenhum tipo de aperto.

Traz mais segurança e estabilidade

Quando você não depende de contratos de locação, não precisa lidar com alguns fatores desgastantes desse tipo de despesa, como fiadores, imobiliárias e os proprietários.

Eles prejudicam sua individualidade porque interferem nas decisões relacionadas ao imóvel. Se você quiser fazer uma reforma ou qualquer tipo de melhoria, precisa consultar estas pessoas.

Por outro lado, ao investir na casa própria, você constrói seu patrimônio e garante o futuro da sua família, é a personificação do conceito da palavra lar.

O investimento é seguro

O mercado imobiliário é considerado um tipo de investimento muito seguro, visto que é previsível e a propriedade tende assim valorizar com o tempo.

Você pode fazer melhorias ao longo dos anos, como a instalação de um controle de acesso, e além de ter um lugar para viver, terá sempre uma reserva financeira como legado.

Aumenta o seu patrimônio pessoal

Um imóvel alugado, mesmo que seja totalmente decorado do jeito que você gosta, nunca será verdadeiramente seu, afinal, existem algumas características que não podem ser modificadas.

Investir em reformas e melhorias em uma propriedade alugada é perda de tempo, pois você não sabe se vai continuar morando no local por muito tempo.

Por outro lado, você tem total liberdade para fazer o que quiser em um imóvel próprio, como mudar suas questões estruturais, alterar a planta, mudar a fiação, dentre outras possibilidades.

Mas, muito além de caracterizar a casa ou o apartamento de acordo com suas necessidades, cada mudança também é um investimento, uma vez que as transformações ajudam a valorizar a propriedade.

Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, primeiro, você e sua companheira precisam se organizar financeiramente.

Dicas para organizar as finanças

Você pode contar com uma consultoria administrativa e financeira que vai orientar você e sua parceira quanto à organização das finanças necessária para construir seu imóvel. Mas, também pode seguir outras dicas, como:

Projetar o imóvel

Quem pretende construir, precisa, antes de mais nada, fazer um projeto da casa. Mas, veja, nesse momento, não se trata de plantas e outros desenhos do tipo, apenas de uma lista com as suas características.

Procure descrever a quantidade de cômodos, as áreas de lazer, o número de vagas na garagem, dentre outras informações.

Você pode fazer isso em uma agenda escolar personalizada, mas para não perder nenhuma informação, avalie como é a sua rotina nos dias da semana do mês.

Não se esqueça de que estamos falando de uma decisão de longo prazo, assim sendo, uma boa dica é conversar com pessoas que já vivenciaram essa situação, mas elas podem te dar dicas valiosas.

Determine o orçamento

Seu projeto só sairá do papel se você determinar seu orçamento. O custo total da propriedade que vocês pretendem construir envolve qualquer tipo de investimento relacionado ao imóvel.

É possível encontrar na internet sites especializados no desenho de plantas de casas, depois, você só faz as modificações para adaptá-las às necessidades dos dois.

Também existem sites que te ajudam a determinar o orçamento de construção, o que facilita muito as decisões relacionadas ao seu projeto.

Organizar as finanças

Quando você contratou um buffet completo para casamento, você e sua companheira precisaram se organizar financeiramente para realizar uma festa memorável.

A mesma situação se aplica na hora de executar a obra do seu projeto. Para ter uma boa reserva financeira, o primeiro passo é gastar menos do que você ganha. Sabemos que nem sempre é fácil, mas você precisa ter em mente o seu objetivo.

Analise todos os seus gastos mensais e discuta com sua companheira quais deles podem ser reduzidos ou até mesmo excluídos. 

Isso envolve absolutamente tudo, desde o café que você tomou na padaria até o boleto de aluguel. Seu dinheiro deve ser dividido, de acordo com suas metas. 

Por exemplo, separe uma quantia para a construção, outra para comprar uma mobília nova que vocês estejam precisando, como cômoda para quarto de casal, outro tanto para diversão e assim por diante.

Equilibrar seus orçamentos

Você já sabe o quanto consegue guardar por mês e o valor que vai precisar para construir a casa. Este é o momento de calcular quanto tempo será necessário para concluir o projeto.

Ao fazer isso, você poderá colocar em prática algumas alterações. Faça um plano de desembolso para saber qual será o valor total da obra, pois isso ajuda a saber o tempo necessário para juntar o valor que você precisa para o próximo passo.

Durante esse período, pode ser que sobre algum dinheiro, mas para não cair na tentação de gastá-lo, procure guardar em uma poupança ou investir em títulos de capitalização.

Seu dinheiro vai ficar guardado até o final do período, com juros e correção, o que te ajuda a manter sua reserva financeira intacta.

Mas, antes de fazer o investimento que vai formar o montante necessário para um quarto planejado e outras melhorias na construção, procure conversar com alguém que entenda sobre investimentos para escolher aquele mais adequado para você.

Conclusão

Resumindo, construir um imóvel é a realização de um sonho e de um projeto de vida, além de ser um excelente investimento financeiro. Você e sua companheira precisam apenas se organizar para conquistar esse objetivo e ter acesso a todas as vantagens que ele traz.

Neste artigo, você descobriu quais são as principais dicas para se organizar financeiramente e tirar o projeto do papel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu