Quais tipos de investimentos são primordiais para o crescimento de empresas?

Quais tipos de investimentos são primordiais para o crescimento de empresas?

Os investidores e seus variados tipos de aplicações financeiras são grandes influenciadores no processo de crescimento de empresas. O nível e a qualidade de seu envolvimento podem ajudar a determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

É imperativo que os empreendedores dediquem um tempo para aprender sobre os tipos de investidores disponíveis e como usar as melhores práticas ao procurá-los para obter fundos e conseguir alavancar o negócio. 

Veja a seguir um pouco mais sobre os principais tipos de investimentos vindos de variadas formas para seu negócio crescer, seja uma ou startup ou uma empresa de entrega de encomendas.

No que investir para fazer seu negócio crescer?

Os investidores e suas aplicações, visando o crescimento de sua empresa, podem ser convocados durante qualquer estágio de vida do seu negócio.

Abaixo, estão alguns tipos mais comuns, bem como recomendações e indicações de quando eles devem ser considerados.

1 – Bancos

Os bancos são uma fonte clássica de empréstimos comerciais. 

Em geral, comerciantes, empreendedores e donos de empresas, requerentes de empréstimos, devem apresentar comprovante de garantia ou fluxo de receita antes da aprovação de seu pedido de empréstimo. 

Por isso, os bancos costumam ser a melhor opção para empresas mais estabelecidas. 

Afinal, um banco deseja ver um plano de negócios mais sólido, uma vez que ajuda ter experiência pessoal na indústria ou um bom mentor que ajude a negociar com os gerentes de pessoa jurídica. 

Você também pode ter que falar sobre garantias, e isso também dependerá muito de suas propriedades, do seu dinheiro guardado, entre outras formas de garantia.

2 – Família, Amigos e Tolos (3F)

Como empresário, se você está procurando um fundo inicial e não tem nada para investir, suas melhores chances de um investimento nesse estágio podem vir de uma ou mais destas três fontes.

O 3F, é mais conhecido como Friends, Family and Fools, ou “Amigos, Família e Tolos”, em tradução literal.

Em um primeiro momento, geralmente são os amigos e a família que ajudam a financiar startups e empresas do zero. 

O termo “tolos” se refere aos investidores que foram convencidos, sem muito critério, e que não procuraram os riscos envolvidos no negócio e não sabem de fato se o empreendimento tem, sequer, chance de dar certo.

Esse tipo de primeiro investidor do seu negócio é colocado na balança porque sempre há investidores aleatórios, amigos de amigos, conhecidos que gostaram do que você oferece e resolvem aplicar dinheiro na sua empresa, entre outras possibilidades. 

Mas você deve alertá-los sobre os riscos do seu negócio. É recomendado ter bastante honestidade e transparência em relação ao seu empreendimento, finanças, seus planos, etc.

Bem como empenho para garantir que seu empreendimento seja um sucesso e você possa pagar esses credores, evitando maiores problemas na parte pessoal.

Para o investimento inicial para o crescimento de sua empresa, fazer um empréstimo ou pedir dinheiro pode não ser a melhor forma, uma vez que o empréstimo não tem data de término e, às vezes, não tem nem taxa de juros.

Isso deixa ambas as partes sem expectativas definidas. Também pode ser difícil solicitar o reembolso desses empréstimos. O credor se preocupa com o devedor e não quer que ele se sinta constrangido, nesse caso. 

Eventos familiares também podem se tornar muito desconfortáveis, pois o empreendedor pode sentir necessidade de evitar os familiares e amigos que emprestaram o dinheiro por medo de discutir a situação. 

Mais ainda: você pode perder seu relacionamento por completo. Portanto, pode ser algo a considerar, mas há outras formas de se conseguir um investimento externo. 

3 – Incubadoras e aceleradoras

As incubadoras e aceleradoras são uma excelente maneira de as startups e empresas em estágio inicial se desenvolverem em um ambiente de apoio financeiro. 

Os centros de incubação, geralmente, estão localizados em campus universitários, ou programas de grandes empresas, que têm atraído um interesse significativo e bastante disputado.

As empresas não recebem financiamento nesses centros de incubação. No entanto, ainda existem várias vantagens em se basear em um, incluindo:

  • Acesso à orientação e mentoria sobre o desenvolvimento do negócio;
  • Networking extremamente valioso;
  • Recomendações para grandes investidores;
  • Endereço com escritórios e espaço de coworking de alta qualidade;
  • Proximidade de equipes de pesquisa de mercado;
  • Possibilidade de se juntar a outras startups;
  • Acesso a estudantes talentosos com ideias para o seu negócio.

Mas, lembre-se: o acesso a uma incubadora ou aceleradora depende do potencial do seu negócio, bem como dos seus planos de desenvolver uma parceria estratégica com a instituição ou desenvolver negócios com outras companhias incubadas. 

É uma ótima forma, não de se capitalizar diretamente, mas de encontrar os caminhos certos através de um bom networking e relações com pessoas mais influentes dentro do universo das startups.

4 – Investimento anjo

Os investidores anjos são, no geral, indivíduos com alto patrimônio líquido que estão preparados para assumir um risco de investimento financiando grande parte dos ativos de uma empresa em fase inicial.

Alguns trabalham individualmente, e outros, como parte de redes formais ou informais de anjos. Para alguns investidores anjos, isso é quase que um hobby e eles estão preparados para aceitar um nível de risco com os negócios que investem. 

Outros anjos são muito mais sérios e passam muito tempo identificando oportunidades adequadas, ao mesmo tempo em que fornecem apoio formal e informal aos negócios que apoiam, como a reforma de loja de sua empresa.

5 – Seed Capital (Capital Semente)

Assim como uma semente plantada é o que transforma um simples campo em hectares de safras lucrativas, o capital semente é o financiamento de uma empresa ou grupo de investidores que leva um negócio desde o estágio de ideia inicial de uma empresa.

Ou seja, uma companhia de reciclagem componentes eletrônicos é acompanhada desde o início até o seu lançamento.

No estágio inicial de desenvolvimento, as empresas precisam de capital inicial – dinheiro que geralmente é usado para conduzir pesquisas de mercado, construir um protótipo de produto e pagar as despesas da empresa -, enquanto seus negócios ganham impulso. 

Uma vez que o capital inicial está em vigor, no entanto, e o negócio começa a crescer, os proprietários de negócios têm mais facilidade em buscar capital de risco.

6 – Venture Capital (Capital de Risco)

O Venture Capital é um fundo de investimento que administra dinheiro de investidores (pessoas físicas e jurídicas) que buscam participações em empresas iniciantes, pequenas e médias empresas com alto potencial de crescimento. 

Esse tipo de financiamento está frequentemente associado a negócios mais maduros ou considerados de alto potencial.

O financiamento de capital de risco oferece prestígio adicional para o seu negócio, habilidades e experiência. No entanto, os investidores de Venture Capital não buscam reembolsos programados, como forma de retorno do que investiu.

O seu modelo, na verdade, é de participação no negócio na tomada de decisões e demais investimentos para o crescimento da companhia, que pode envolver também uma reforma de fachada.

Para se qualificar para esse tipo de investimento, sua empresa deve ter excelente potencial em um setor de rápido crescimento, com uma forte equipe de gestão e um produto ou serviço bem diferenciado e destacado em relação à concorrência.

Como encontrar o investimento ideal

Ao tentar abrir uma empresa, os empreendedores podem adquirir capital por outros meios que não os investidores. A poupança e o empréstimo pessoal são duas vias comuns de se fazer isso.

A poupança pessoal normalmente vem em duas formas: dinheiro e economias equivalentes, a dinheiro e contas de aposentadoria. Usar suas economias pessoais pode ser útil, afinal, o dinheiro necessário já está disponível e não há necessidade de se endividar para obtê-lo. 

No entanto, a opção de poupança pessoal também pode ser um caminho difícil de seguir. 

Portanto, os empreendedores procuram investidores, por meio de flyer digital, em primeiro lugar, porque suas economias pessoais simplesmente não são substanciais o suficiente para suas necessidades. 

Também é pessoalmente difícil para muitos investir com o dinheiro que mais tarde possam precisar para outros fins, como aposentadoria, fundos para a faculdade dos filhos ou dívidas pessoais. Portanto, você pode seguir uma linha de planejamento:

Decida o que você quer dos investidores

Escolher um investidor envolve mais do que simplesmente tentar adquirir fundos. Também implica um certo nível de comprometimento. Você deve fazer uma avaliação de ativos e da sua experiência antes de decidir abordar um determinado investidor.

Quando se trata de investidores em potencial, é preciso levar em consideração suas negociações recentes e os serviços que eles podem oferecer.

Bem como as expectativas que têm para os líderes da empresa e o grau de envolvimento que desejam nas operações e decisões da sua empresa.

Crie uma lista restrita

Para aumentar suas chances de obter fundos, você deve restringir sua lista de investidores potenciais para aqueles que parecem adequados ao seu negócio.

Os critérios para essa lista podem ser itens como parcerias anteriores do investidor, reputação ou quaisquer conexões que você tenha que garantam a idoneidade desse investidor. 

Coloque os nomes em uma planilha, com as principais informações e em um esquema visual fácil de entender, para facilitar a consulta.

Veja suas conexões

Os investidores procuram reduzir o risco, o que significa que é mais provável que tenham interesse se já o conhecerem ou se tiver sido altamente recomendado. 

Examine suas redes profissionais, em que você já ofereceu aquele seu cartão de visita colorido, para pesquisar possíveis conexões com os investidores em questão.

Conclusão

Considere cuidadosamente a pessoa certa para ajudá-lo a fazer as apresentações e introduções ao mercado de potenciais investidores do seu negócio.

Seguindo as dicas que abordamos neste artigo, temos a certeza de que sua empresa terá um crescimento seguro e que certamente trará os resultados desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu