Aposentadoria plena e rica: Dicas que vão te ajudar a chegar lá.

Aposentadoria plena e rica: Dicas que vão te ajudar a chegar lá.

A aposentadoria é um direito assegurado a todas as pessoas que exerceram ou não função remunerada ao longo da vida. 

Ela é oferecida aos indivíduos da terceira idade, mas contar apenas com o auxílio do governo não é uma boa opção.

A maioria das pessoas não se dá conta da importância de planejar o futuro, quem quer uma vida tranquila ao se aposentar, não pode contar apenas com a Previdência Social. 

Entretanto, muitos não sabem como planejar essa fase da vida.

Em primeiro lugar, você precisa entender a importância de um bom planejamento, para que assim possa construir seu patrimônio e fazer bons investimentos.

Na verdade, em qualquer fase da vida, isso é fundamental para alcançar objetivos e chegar à terceira idade com mais tranquilidade.

Os idosos têm despesas maiores relacionadas aos cuidados com a saúde, e para conseguir pagar um bom convênio médico e ter acesso a todos os medicamentos necessários, precisam de recursos financeiros.

Se você se preocupa com essa fase da vida e quer se planejar desde já, leia este artigo. Vamos mostrar a importância de planejar a aposentadoria, as vantagens desse planejamento e dar algumas dicas relacionadas a isso.

Relevância de planejar a aposentadoria

Muitas pessoas não compreendem a importância de se planejar para aposentadoria, mas é dessa maneira que você terá mais tranquilidade no futuro.

Um dos erros mais comuns é depender apenas do auxílio pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Existem muitas limitações neste benefício, e com a possível reforma, o futuro dos idosos está mais indefinido.

Ao longo da vida, as pessoas desempenham suas funções em empresas de variados setores, como uma de avaliações patrimoniais

Quando nos aposentamos, temos direito a um benefício pago em dinheiro até o fim da vida.

Mas, as mudanças realizadas exigem que o contribuinte pague por sua aposentadoria por mais tempo, mesmo assim, o valor é insuficiente para manter o mesmo padrão de vida de quando trabalhamos.

É necessário se planejar e se preparar para essa fase, o que pode trazer muitos benefícios aos aposentados.

Vantagens de tramar a aposentadoria

Planejar a aposentadoria é a melhor forma de garantir um bom benefício que seja capaz de te sustentar quando chegar a hora.

Para conseguir o benefício, é necessário cumprir uma série de requisitos previstos inglês, que demanda atenção, organização e planejamento econômico. Se isso não for feito, os riscos são grandes.

Mas, muitas pessoas não sabem quando começar a planejar a própria aposentadoria. 

De acordo com especialistas, a partir dos 35 anos temos um panorama da situação e conquistamos um patamar que ajuda a planejar o futuro.

A principal vantagem desse planejamento é a melhoria dos recursos financeiros na terceira idade, além de outros benefícios, como:

Poder se aposentar no tempo certo

Quando trabalhamos mais do que o necessário temos perdas no benefício que podem acumular um valor considerável.

Por exemplo, se um funcionário de uma desenvolvedora de sistema de gestão para pequenas empresas se aposentar no tempo certo, ele vai receber o seu benefício integralmente.

Por outro lado, se um profissional exceder 2 anos, com base em uma aposentadoria no valor de R$ 1.000, o prejuízo seria em torno de R$ 26.000,00, correspondentes a 24 meses + 2 décimos terceiros.

O julgamento de desaposentação instituído pelo STF fez com que o valor, que seria usado para conceder um novo benefício vantajoso que serve apenas para custear o sistema.

Contribuir corretamente

O valor da aposentadoria desaponta a maioria das pessoas, mas para evitar esse problema e outros gastos, é muito importante planejar o valor da sua contribuição.

Você não precisa contribuir com o teto previdenciário, mas a média utilizada para calcular se baseia em 80% dos maiores salários.

Isso significa que 20% do período de contribuição com a remuneração mais baixa é desconsiderado. 

Em outras palavras, contribuir no teto em 100% do tempo é algo desnecessário.

No entanto, pensar dessa forma é um erro, proveniente do não planejamento, visto que o contribuinte paga um valor maior que o exigido e não terá retorno por isso.

Mas, se o funcionário de um fabricante de agenda personalizada com nome planeja sua aposentadoria, faz uma análise aprofundada de seus dados previdenciários e consegue o melhor benefício. 

Esses dados dizem respeito a:

  • Tempo de contribuição;
  • Idade;
  • Tipo de atividade;
  • Cumprimento dos requisitos.

Ao serem analisados, conseguimos obter diferentes opções de aposentadorias, com vantagens e desvantagens.

Não realizar a aposentadoria antes do tempo

Se você solicitar o benefício antes de preencher todos os requisitos pode gerar perdas financeiras. 

Quando isso acontece, o pedido é negado e o beneficiário não tem direito a receber os valores.

Quando concluímos o tempo mínimo de contribuição, se entrarmos com um pedido em janeiro e o processo for concluído em maio, aposentadoria pode ser negada, visto que eu contribuinte não tinha direito quando solicitou.

Além disso, os valores correspondentes aos meses de intervalo também não serão recebidos. 

Por outro lado, ao fazer o requerimento no tempo certo, você tem direito, a todos os meses, mesmo que o processo demore um pouco para finalizar.

Qualquer profissional, como o funcionário de um fabricante de totem fachada, pode planejar sua aposentadoria, mas ele precisa saber como fazer isso.

Como planejar a aposentadoria?

Agora que você já sabe todas as vantagens desse planejamento, está pronto para dar os primeiros passos, e as principais dicas são:

Buscar uma assessoria de investimentos

Você pode contar com a ajuda de uma empresa de assessoria de investimentos para planejar melhor sua aposentadoria. 

Ela conta com profissionais que vão oferecer todo o suporte que você precisa para fazer boas escolhas.

É a melhor maneira de esclarecer suas dúvidas e conhecer bons investimentos disponíveis para quem quer se aposentar com tranquilidade, visto que eles são de longo prazo.

O benefício é remunerado pelo banco de investimentos, portanto, você não terá que arcar com custos e tem mais liberdade para traçar uma estratégia.

Possuir planejamento financeiro

Um colaborador de um fabricante de equipamentos para fachada de loja que tenha um bom planejamento financeiro e saiba se organizar tem muito mais chances de ter uma aposentadoria tranquila.

Isso exige conhecer o próprio orçamento e organizá-lo para atender suas próprias necessidades. Nesse sentido, anote tudo o que você ganha e gasta em uma planilha.

Isso te ajuda a visualizar seus ganhos e despesas, possibilitando um controle maior. Se você entende quais são os seus principais gastos, pode identificar maneiras de evitá-los.

Estabeleça metas em relação ao quanto você pretende receber quando se aposentar. Uma boa dica é se basear no seu padrão de vida atual, para ter uma estimativa mais fiel do futuro.

Fazer bons investimentos

Assim como você planeja os projetos de comunicação visual do seu negócio, também precisa planejar os investimentos que vai fazer.

Conheça todas as alternativas do mercado, visto que é possível trabalhar com renda fixa ou variável, e elas vão influenciar no seu objetivo.

Necessário levar em conta as suas características, para saber qual é o seu perfil investidor e os riscos que pode assumir.

Controlar as próprias finanças

É muito importante controlar as finanças para se aposentar. Uma pessoa que gasta mais do que recebe precisa mudar esse hábito o quanto antes, portanto, comece desde já a evitar gastos supérfluos.

Se você tem um endereço comercial virtual, analise o seu planejamento financeiro e identifique os seus principais gastos. 

É possível entrar em contato com as empresas para negociar seu contrato, como no caso de planos de telefonia e internet.

Conheça os gatilhos que levam a gastos impulsivos, pois é necessário mudá-los para que você possa criar a sua reserva de emergência.

Trata-se de uma quantia que só deve ser usada em casos de imprevisto, minimizando dívidas geradas no cartão de crédito ou com empréstimos.

Aprender a poupar

Uma vez que você tenha o controle do seu dinheiro, fica muito mais fácil economizar. Além de investir, é muito importante poupar recursos financeiros que serão utilizados no futuro.

Independentemente de você trabalhar em um escritório virtual ou físico, a arte de poupar também te ajuda a aumentar o seu patrimônio.

Separe uma parte do seu dinheiro para investir e outra para guardar. Não é necessário que sejam quantias altas, mas que te ajudem a construir um bom recurso para o futuro.

Conclusão

Portanto, como vimos, para planejar uma aposentadoria gorda e que garanta o seu sustento na terceira idade, não é necessário fazer muito.

Por meio de ações simples, é possível se preparar para esse momento da vida e conseguir aproveitar para viajar, descansar e se ver livre de preocupações.

A aposentadoria deve ser vista como uma recompensa por anos de trabalho e não como mais um problema para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu