Diversificação de investimentos nada mais é do que aplicar o dinheiro em ativos diferentes e de classes distintas, ao invés de deixar todos os recursos em um único lugar.
Mas isso precisa ser feito do jeito certo para aumentar a segurança dos investimentos e as possibilidades de lucro. Existem pessoas que cometem o erro de aplicar todo o capital em um ativo, acreditando que ele vai se valorizar em algumas semanas.
Só que às vezes o mercado é dinâmico e não corresponde às expectativas dos investidores, trazendo mais prejuízos do que lucros. Aqueles que não diversificam, acabam sofrendo mais com essas perdas.
Por outro lado, existem investidores que diversificam as opções de maneira equilibrada, dessa forma, se uma das ações se desvalorizar, as perdas são suavizadas porque os outros ativos sobem no mesmo período.
Mesmo que uma das ações registre queda, o saldo positivo é garantido. É por isso que muitos especialistas no assunto recomendam diversificar a carteira de investimentos.
Para ajudar quem não entende muito bem sobre o tema, mas deseja melhorar seus investimentos, este artigo vai mostrar a importância de diversificar a carteira e como fazer essa diversificação.
Importância de diversificar os investimentos
Diversificação de investimentos nada mais é do que distribuir os recursos em diferentes produtos, modalidades, classes e ativos. O objetivo é evitar que o dinheiro fique concentrado em apenas um tipo de investimento.
Existe a máxima de que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta, e isso quer dizer que colocar todos eles em um único lugar pode prejudicar todos os ovos, no caso de um impacto.
A distribuição ajuda a prevenir danos maiores e com os investimentos é a mesma coisa. Mas para diversificar, as empresas de exame demissional precisam pensar de maneira estratégica.
Isso vai ajudar a alcançar os interesses, melhorar a rentabilidade, trazer mais segurança e aumentar a liquidez.
O propósito da diversificação de investimentos é criar condições para que o investidor possa aproveitar melhor o mercado financeiro, e graças aos benefícios trazidos por essa prática, fica mais fácil alcançar os objetivos.
Primeiro é necessário conhecer os pontos positivos para se ter uma ideia do que é possível alcançar. Em outras palavras, é necessário compreender o que torna a diversificação importante para os investidores, e alguns motivos são:
- Diminui riscos gerais;
- Aumenta os ganhos;
- Protege contra crises;
- Traz mais conhecimento.
Um dos maiores cuidados na hora de diversificar os investimentos é conseguir reduzir os riscos. O investidor evita que o dinheiro fique exposto a apenas uma condição do mercado, o que reduz os riscos provenientes de oscilações.
Se alguém decidiu investir seu patrimônio nas ações de uma empresa que está crescendo, mas que diante de um imprevisto de mercado sofreu um grande impacto, seus ativos sofrem uma queda que prejudicam quem investiu.
Eles se desvalorizam e isso gera impactos para quem aplicou dinheiro, no entanto, quem faz a diversificação não sente tanto quanto os demais.
Por exemplo, um dentista em taboão da serra pode aplicar uma parte de seu dinheiro em ações variadas, outra em títulos públicos e privados de renda fixa. Se houver uma perda de valor, os outros investimentos vão equilibrar ou neutralizar as perdas.
É uma forma de diluir os riscos e reduzir a exposição, trazendo mais segurança. Muitos investidores acreditam que diversificar é perder a chance de ganhar mais dinheiro.
Isso porque se alguém não aloca todos os seus recursos em um título de grande potencial, também não consegue maximizar sua rentabilidade. Só que é preciso ter em mente que os ganhos estão relacionados aos riscos envolvidos.
Da mesma forma como alguém pode ganhar mais dinheiro com um determinado ativo, também se expõe a riscos maiores. A diversificação reduz os impactos das oscilações e volatilidades, além de ter efeitos positivos na rentabilidade.
Se uma clínica de tratamento de ozônio para emagrecer começar a diversificar seus investimentos, terá mais chances de ganhar com diversos resultados de outras aplicações disponíveis.
Quando o negócio parece muito rentável, pode não trazer os resultados esperados, com base nisso, assumir muitos riscos por ele e não ter o resultado almejado pode gerar muitos impactos na carteira.
Por outro lado, quem prefere diversificar, aproveita ativos diferentes. Conforme vai acumulando ganhos, também tem mais chances de potencializar o desempenho da carteira.
No que diz respeito à segurança, a diversificação consegue diminuir a exposição aos riscos porque protege o patrimônio de situações que não são de conhecimento do investidor no momento de decisão.
Aqueles que aplicam seu dinheiro em empresas de um mesmo setor correm o risco de sofrer alguns danos se o segmento começar a ser afetado por uma crise.
Uma empresa de quadro elétrico metálico precisa considerar que as instabilidades econômicas, políticas e sociais afetam os resultados dos investimentos. É muito importante considerar a diversificação e inclusive expor ativos do mercado externo.
É um tipo de composição acessível a qualquer tipo de investidor que esteja de acordo com os riscos da alternativa. No mercado atual, é possível encontrar diversas possibilidades de investimento como lastro em outros mercados.
Fazer tudo isso também permite que o Senhor conheça melhor as opções atuais e aumentar seu conhecimento é fundamental para tomar decisões mais assertivas.
Como diversificar a carteira de investimentos?
Não existe uma fórmula única de diversificar a carteira de investimentos, no entanto, algumas práticas podem ajudar até mesmo os investidores mais inexperientes a fazer a diversificação. São elas:
Conhecer o perfil de investidor
Saber o próprio perfil de investidor é uma exigência, pois mais do que categorizar, é uma forma de ajudar as pessoas a pensarem sobre os riscos que estão dispostas a assumir, seus objetivos pessoais, prazo de resgate, situação financeira, entre outros.
Existe o perfil iniciante, que abrange pessoas que estão começando a jornada de investimentos agora e por isso precisam compor uma carteira de baixo risco. Para eles, a melhor opção é a renda fixa.
Uma clínica de massagem shiatsu pode ter um perfil de investimento conservador, sendo aquele que prefere aplicações menos rentáveis e mais seguras, tendo em sua carteira opções como renda fixa e fundos multimercado.
Quanto aos investidores moderados, são aqueles que aceitam algum risco e as variações que acontecem. São pessoas que acreditam que o desafio vale a pena e que é interessante ter um bom retorno com um prazo mais longo, mas gostam de segurança.
Por fim, existem investidores experientes que aplicam em ativos de maior rentabilidade e mais arriscados. Seu objetivo é alcançar a maior remuneração em longo prazo, mesmo que isso possa gerar perdas rapidamente.
Selecionar as opções de investimento
Tendo como base seu perfil de investidor, um profissional de massagem modeladora para o rosto já pode escolher os tipos de investimento que fazem sentido para suas necessidades.
Quem deseja ficar apenas na renda fixa pode analisar CDBs, títulos no Tesouro Direto e outros investimentos de renda fixa.
Se a pessoa aplicar a maior parte de seu dinheiro em renda variável, também precisa procurar diferentes tipos de aplicação para reduzir os riscos, como no caso dos fundos de ação e ações de empresas.
Mas é importante lembrar que os investimentos em renda variável só devem acontecer se a pessoa tiver uma boa reserva de emergência.
Definir os objetivos
O investidor pode ter como objetivo abrir uma clínica de drenagem linfática na barriga, e esse propósito vai garantir que o dinheiro tenha destino certo. Quem tem objetivos bem definidos consegue identificar as melhores opções.
Com base nisso, recomenda-se dividir as metas em curto, médio e longo prazo para saber qual é a liquidez adequada em cada um.
Se a pessoa deseja formar uma reserva de emergência, então deve colocar o dinheiro em investimentos com liquidez diária e riscos baixos.
Agora, quem está investindo para ter uma boa aposentadoria, pode aplicar o dinheiro em opções de longo prazo.
Uma pessoa que acabou de se formar e abriu espaço de massoterapia, está bem longe de se formar, por isso, terá mais tranquilidade para escolher investimentos de maiores riscos.
Por outro lado, quem está mais perto de se aposentar precisa focar seus recursos em ativos de baixo risco.
Agora, se o propósito de vida do indivíduo é trocar de carro ou fazer uma viagem, pode aplicar em investimentos com vencimento próximos à realização da meta por que são objetivos de médio prazo.
Considerações finais
Fazer investimentos é uma forma de valorizar o dinheiro, mas é muito importante compreender como fazer isso e variar a carteira para reduzir os riscos e obter ganhos satisfatórios.
O investidor só precisa conhecer seu próprio perfil e escolher as modalidades que estejam de acordo com os objetivos que pretende alcançar. Assim, os lucros estão garantidos e as perdas serão menos impactantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.