Empreendedor de sucesso: 5 dicas para ser bem-sucedido nos negócios

Empreendedor de sucesso: 5 dicas para ser bem-sucedido nos negócios

Sabemos que o Brasil ainda está em desenvolvimento, que tem muito para crescer em termos econômicos, políticos e de oportunidades, por isso ser empreendedor no país requer algumas dicas e informações.

De fato, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a taxa de mortalidade das empresas é de 30% em um ano. 

Em outras palavras, de cada 10 empresas que abrem, 3 fecham as portas antes de completar um ano.

O que pode ocorrer em qualquer segmento, pois não tem a ver com o nicho de mercado, mas com a administração. 

Seja porque faltou algo como uma consultoria financeira ou investimento em tecnologia ou mesmo seguir as dicas que veremos aqui.

Isso é o que a pesquisa mostra quando se fala no primeiro ano de atuação. Mas, quando a métrica sobe para 5 anos, infelizmente os dados pioram, de modo que apenas 2 de cada 10 empresas sobrevivem no mercado após esse período, segundo o Sebrae.

A ideia de trazer esses dados aqui não é desmotivar ninguém, mas justamente mostrar a seriedade da decisão de empreender por conta. 

Inclusive, nosso objetivo vai no sentido contrário, com a intenção de evitar que isso ocorra com você.

Por exemplo, se uma pessoa tem o sonho de abrir um negócio na área de totens personalizados, esse é apenas o primeiro passo. 

Depois ela vai precisar definir um projeto muito bem detalhado, e em cima disso executar ações muito específicas.

Por assim dizer, um sonho qualquer um pode ter, o que faz a diferença é a capacidade de dar os próximos passos de maneira correta. Aí é que entram o planejamento e a execução, assim como a capacidade de contar com gente engajada.

Por isso decidimos escrever este artigo, mostrando com 5 dicas como ser bem-sucedido nos negócios. 

Lembrando que um empreendedor de sucesso precisa criar uma empresa sólida, sustentável e escalável, ou seja, capaz de manter-se e também de crescer.

Deste modo, ao falar de negócios de sucesso, é preciso falar sobre índices de crescimento, especialmente no sentido de valorizar a marca perante o mercado, tanto no sentido de confrontar a concorrência quanto de gerar valor perante o público-alvo.

O mais bacana é que hoje essas dicas de empreendedorismo avançaram tanto, que realmente já é possível aplicá-las a qualquer modelo de negócio, seja na área de serviços como escritório virtual, seja para quem vende produtos populares no varejo.

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como ser um empreendedor de sucesso, com altos índices de crescimento e de solidez, sustentabilidade e escalabilidade, basta seguir adiante na leitura deste texto.

1. O que é um projeto eficaz?

Como vimos, é muito comum as pessoas terem sonhos, como o sonho de ter uma casa própria ou o sonho de abrir um negócio próprio. 

A diferença do sucesso está na capacidade de planejar isso, traçando metas e definindo um passo a passo.

No caso do empreendedor de sucesso, isso consiste em desenhar um Plano de Negócios, também conhecido como Business Plan, que é o termo em inglês.

De fato, se a empresa vai trabalhar com reparo de fachada de loja, é preciso obter uma série de conhecimentos prévios sobre aquele segmento, o mercado em geral e muitos outros pontos.

Basicamente, o Plano de Negócios precisa incluir os seguintes pontos:

  • Quadro Societário;
  • Descrição do Negócio;
  • Análise de Mercado;
  • Estudo da Concorrência;
  • Análise do Público-alvo;
  • Estudo de Marketing;
  • Metas e Objetivos;
  • Plano de Operações;
  • Fatores Financeiros.

Enfim, só de listar esses pontos já começamos a perceber alguns aspectos interessantes, como o fato de que o fator financeiro não é o primeiro de todos, embora alguns pensem isso.

Ademais, vemos que entender a concorrência e o público-alvo também são pontos diferentes, além de que não fazem parte do marketing em um primeiro momento. 

Na verdade, são aquilo que alguns chamam de benchmarking e de branding. Enfim, adiante, nas próximas 4 dicas, vamos tratar dos pontos essenciais de modo mais detido.

O importante aqui é perceber que tudo começa com a criação do Plano de Negócios, que deve ser um documento interno da empresa. 

Ali você vai escrevendo e pesquisando todos os pontos listados acima, como se fosse um livro mesmo.

2. Sobre donos e sócios

Existe uma famosa frase motivacional que diz: “Se você quer chegar rápido em algum lugar, vá sozinho, mas se quer chegar longe, vá acompanhado”. Também podemos incluir: não só vá acompanhado, mas bem acompanhado.

No caso de um empreendedor de sucesso, isso implica escolher muito bem quem serão as pessoas que estarão do seu lado. 

Naturalmente, isso começa pelos próprios sócios, que geralmente surgem em função da ideia de uma pessoa em especial.

Essa pessoa é quem tem um produto em mente, depois é preciso desenhar o processo e as demais pessoas a compor o quadro. 

No lugar do produto pode ser um serviço, claro, como quem oferece endereço fiscal virtual.

O mais importante é que os sócios tenham os mesmos objetivos na vida, ou ao menos na empresa. 

Assim, os famosos pilares de missão, visão e valores estarão garantidos, de modo que a filosofia da marca vai ser um norte para todos.

Depois, esses valores descem da esfera dos sócios para a dos executivos, desses para os gestores, tutores e demais líderes até chegar nos funcionários que estão na operação.

Assim, não apenas a empresa toda será administrada com os mesmo valores, mas também o cliente vai ter uma experiência coerente e positiva do começo ao fim da jornada de compra.

3. Dominem o seu mercado

Depois de definir o Plano de Negócio e fortalecer aqueles que vão tomar as decisões, é hora de o empreendedor de sucesso parar de olhar para dentro e começar a olhar para fora.

Aqui os donos e sócios precisam fazer o famoso benchmarking, que é o estudo de mercado.

Antes as empresas pagavam altos valores para grandes instituições darem o subsídio para isso. Mas, hoje está tudo na internet, no site e nas redes sociais das marcas concorrentes.

Assim, se você vai lidar com gestão patrimonial, quais são os três ou quatro maiores concorrentes? Liste e estude frequentemente essas marcas, especialmente as que estão mais perto do seu negócio, mas também as maiores do país todo, como referência.

Depois de entender cada passo da estratégia deles, volte-se para a própria clientela. É preciso entender a fundo os perfis da sua persona, isto é, do seu público-alvo.

Se antes bastava saber onde o cliente ideal morava, qual sua idade e profissão ou ainda seu poder aquisitivo, hoje é preciso ir muito além.

As perguntas essenciais da persona incluem as expectativas e sonhos dela, o que ela ama e o que odeia que uma marca faça, quais plataformas online mais acessa e daí em diante.

4. Custos, despesas e métrica

Pensar ou afirmar que uma empresa não depende do fator financeiro é uma ilusão. Ao dizer que ele não vem em primeiro lugar, como fizemos no começo, não queremos diminuir sua importância, de modo algum.

Por isso mesmo, tanto uma indústria quanto uma papelaria que vende agenda personalizada com nome, todos os negócios precisam dominar conceitos básicos como capital inicial, capital de giro, balanço mensal, fluxo de caixa e afins.

O fundamental nisso tudo é que a empresa não gaste mais do que sua receita é capaz de gerar, a não ser que endividar-se seja uma opção saudável.

Mas, também isso exige muito cuidado, daí a necessidade das métricas e de mensurar cada projeção futura e cada ação no presente.

5. Invistam em tecnologia

Por fim, não é possível conceber uma empresa de sucesso nos dias de hoje sem investimento em tecnologia, o que vai além de pensar em maquinários futuristas.

Se o negócio não é uma indústria, mas sim um escritório, ele também vai precisar de um software de gestão para pequenas empresas

São soluções que padronizam a operação e criam estabilidade, sustentabilidade e escalabilidade.

Como já referido, não basta ter um negócio que se mantém, é preciso ter algo que cresça. É justamente aí que entra a tecnologia, pois ela é que vai amarrar as pontas do processo e permitir uma escala que não prejudique a qualidade da solução prestada.

Ademais, a tecnologia inclui presença da marca na internet, como nas redes sociais, no site ou blog da empresa, nos aplicativos próprios e nas demais plataformas online.

Considerações finais

Em resumo, quando falamos em empreendedorismo de sucesso, estamos falando em um dos aspectos mais importantes da vida de um empresário, bem como do país.

De fato, sem empresas prósperas nenhuma nação pode crescer. Também assim, sem as informações básicas e as 5 dicas que demos acima, seria temerário tentar empreender.

Por isso, aproveite os conceitos e conselhos aprofundados, como sobre o Plano de Negócios, a filosofia da marca e o engajamento das pessoas envolvidas, os estudos de mercado, a importância das finanças, das tecnologias e tudo o mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu