Fluxo de Caixa: o que é e para que serve?

Fluxo de Caixa: o que é e para que serve?

O fluxo de caixa é uma das formas mais eficientes de analisar se o seu empreendimento está crescendo. É por meio dele que também se verifica se os recursos são suficientes para cobrir as despesas e continuar tocando as atividades operacionais.

Em outras palavras, trata-se de um controle financeiro que permite visualizar, de maneira clara, o montante que entra e sai da sua empresa.

Muitas organizações lidam com diferentes operações financeiras diariamente, e elas envolvem pagamentos, recebimentos, vendas, compras e outras movimentações que fazem parte do dia a dia do negócio.

O controle de todas essas movimentações pode ser muito mais fácil por meio do fluxo de caixa, principalmente se você quer ver claramente tudo o que entra e sai da organização.

Entretanto, apesar de ser algo extremamente importante, nem todos os empreendedores se atentam a esse fator, e por isso acabam cometendo erros que podem comprometer a saúde financeira da companhia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de fluxo de caixa, para que ele serve e qual a sua importância para o desenvolvimento do negócio. Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia até o final.

Entenda a definição dessa ferramenta

Para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental fazer uma boa gestão financeira. É por meio dela que o seu negócio vai se manter saudável e crescer constantemente, isso envolve controlar o dinheiro das vendas e dos pagamentos.

Para cuidar de todos esses pontos, é necessário trabalhar o fluxo de caixa, pois é ele que mantém a organização das finanças.

Toda empresa, como uma de avaliação de ativos, precisa se organizar, não apenas no que diz respeito aos seus processos internos, mas também a todos os aspectos relacionados às finanças.

É por meio do fluxo de caixa que é analisado o saldo de um empreendimento, fazendo um balanço correto em relação a tudo o que foi gasto e qual a finalidade. Assim sendo, o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle e, sem ele, dificilmente um negócio sobrevive.

Essa ferramenta possibilita que você acompanhe o crescimento da empresa, além de ajudar a suprir imprevistos gastos necessários.

Isso é possível porque todas as movimentações ficam registradas e por que elas ocorreram, como no caso de:

  • Recebimentos de clientes;
  • Juros de investimentos;
  • Pagamentos;
  • Compras;
  • Despesas mensais.

Independentemente do segmento ou do tamanho do negócio, o fluxo de caixa se faz necessário para manter a saúde financeira da companhia. O gestor consegue verificar diferentes variáveis que fazem toda a diferença para a corporação.

É por meio dele que você consegue dividir os recursos e acompanhar suas aplicações, o que faz do fluxo de caixa uma ferramenta base na gestão do negócio.

A automação desse processo por meio de um sistema de gestão para pequenas empresas cuida das finanças do negócio de maneira mais profissional, evitando erros e gargalos.

Os empreendedores que querem investir também podem contar com o fixo de caixa para suas tomadas de decisão. 

Além de cuidar das entradas e saídas, é possível criar expectativas positivas ou negativas em relação ao financeiro do negócio.

Essa ferramenta garante acesso facilitado aos dados financeiros, mas é fundamental preencher corretamente todas as informações e fazer os cálculos antecipados, e podem ser para os próximos dias, semanas, meses e até anos.

Aqui, é preciso deixar bem claro que o gestor deve entender as necessidades do seu negócio, pois é dessa forma que ele compreende melhor o funcionamento do setor financeiro.

No caso de uma loja presente em um centro comercial da cidade, ao manter o fluxo de caixa, ela descobre os produtos mais lucrativos e se o valor pago por ela colabora com a margem de lucro proposta.

Ou seja, o proprietário do negócio descobre seu valor da venda trás os lucros estimados, deixando o seu saldo positivo.

Assim como no caso da automação empresarial, o fluxo de caixa torna as ações financeiras da empresa muito mais ágeis e seguras. Isso faz toda a diferença, independentemente do porte da organização.

Afinal, estamos falando de um instrumento de controle do dinheiro que seu negócio recebe e paga, algo fundamental quando nos lembramos de que essas movimentações podem acontecer em prazos diferentes.

As contas mensais podem ter vencimentos distintos, e isso acaba por confundir os empreendedores durante o controle financeiro.

Em vista disso, é inegável o fato de que se você não tiver um bom controle de seus recursos financeiros, é impossível trabalhar em uma estratégia de crescimento ou se manter competitivo em seu mercado.

Para que serve o fluxo de caixa, afinal?

O equilíbrio nas vendas, a realização de investimentos, as fontes de financiamento, as estratégias para aumento da produção e a expansão dos negócios são alguns dos aspectos fundamentais para o funcionamento de uma corporação.

Com isso em vista, uma empresa de comunicação visual precisa manter total controle de suas finanças para que assim possa prosperar.

O fluxo de caixa faz exatamente isso, já que por meio dele registramos cada movimentação e assim poder avaliar a real situação financeira da corporação, sendo capaz de estabelecer estratégias que evitam problemas.

Supondo que sua empresa teve um ótimo desempenho de vendas em determinado mês, mas só vai receber os valores daqui a 30 dias. Entretanto, as contas de luz, aluguel, água, internet e os fornecedores vencerão antes.

Ao fazer o acompanhamento do fluxo de caixa, é possível acompanhar as vendas que devem ser feitas à vista e aquelas que podem ser a prazo.

Dessa forma, o gestor consegue manter seu caixa abastecido para que possa arcar com todas as despesas e fazer alguns investimentos, como em projetos de comunicação visual.

Entretanto, caso não exista esse controle, então as despesas fixas podem sofrer atrasos, o que acarreta juros e pode ser prejudicial para a saúde financeira da empresa.

Por outro lado, o respaldo oferecido pelo fluxo de caixa permite que você identifique o quanto tem de dinheiro no curto, médio e longo prazo, o que possibilita uma boa previsão financeira.

O gestor também saberá com precisão o prazo de pagamentos e se existe a possibilidade de estender o prazo aos clientes.

Por falar nisso, você também consegue renegociar os prazos com seus fornecedores e, caso seja necessário, pode calcular melhor os recursos financeiros que precisa providenciar para financiar atividades operacionais.

Por fim, mas não menos importante, o fluxo de caixa também é uma excelente ferramenta para determinar, de maneira precisa, o quanto você tem de dinheiro disponível.

Uma empresa de assessoria contábil, por exemplo, consegue visualizar os gargalos financeiros do negócio, quais são os investimentos mais adequados e se existem gastos superiores ao necessário.

Todas essas informações ajudam a otimizar os processos internos, uma vez que possibilita o corte de custos indevidos e direcionar os recursos para operações prioritárias.

Entretanto, para controlar o fluxo de caixa de maneira eficaz, é muito importante organizar a sua rotina, registrando todas as transações financeiras, da menor a maior. Nada, absolutamente nada pode ficar de fora.

Assim como uma empresa que aluga sala coworking, também registre todos os valores, casos e formas de pagamento que você aceita.

Outro ponto importante é fazer uma reserva para as situações de imprevistos e clientes que estejam inadimplentes.

Só que, muito mais do que registrar todas essas informações, é muito importante que elas estejam sempre atualizadas.

Portanto, faça uma análise periódica de seus registros e, se puder, conte com uma ferramenta de gestão para o seu fluxo de caixa.

Você pode usar uma planilha sem nenhum problema, mas esse software é manual e não conta com todas as informações que você precisa para fazer um bom fluxo de caixa.

Isso pode ser um pouco mais difícil para quem não tem muita experiência no assunto. Por outro lado, se você fizer como uma empresa de escritórios virtuais e optar por um software específico, esse processo se torna muito mais simples.

Essas ferramentas são especializadas nesse tipo de controle e elas já vêm prontas para serem usadas, com todas as informações que você precisa controlar em relação às finanças do seu negócio.

O que queremos dizer é que você será capaz de fazer um controle completo de seu fluxo de caixa, sem deixar nenhuma informação para trás.

Conclusão

Uma empresa precisa de dinheiro para sobreviver, sendo assim, ela deve fazer um bom controle de seus recursos financeiros se quiser expandir sua atuação e se manter ativa no mercado.

Isso é o mínimo, mas se o seu ideal é fazer o negócio crescer, cuidar do fluxo de caixa deve ser uma atividade presente no dia a dia da companhia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu