Gestão de riscos financeiros: como se proteger de perdas?

Gestão de riscos financeiros: como se proteger de perdas?

Para garantir que os melhores resultados venham a ser conquistados em uma empresa é importante estar atento a todas as oportunidades existentes, com o mesmo sendo válido para os possíveis desafios ao seu redor, cabendo a uma gestão de riscos olhar tudo isso.

Esse tipo de atenção é válida então para os mais diferentes tipos de empreendimento, servindo tanto para uma padaria de bairro como para uma companhia que atua com filiais nos mais diversos países, já que ambos encontram desafios em suas áreas específicas.

Em relação a um comércio local é preciso citar o baixo percentual e público ao seu redor, sendo importante então contar com a atenção da maior quantidade possível de pessoas dentro desse público, tudo para garantir até com que tal negócio venha a crescer.

Já para o lado de um negócio maior, como pode ser o caso de uma fábrica, se indica então estar atento a certas adequações, tal como uma locação de chiller industrial, ação necessária para manter a qualidade da sua produção dentro do ramo de alimentação.

Ou seja, para cada perfil de empresa pode existir um número específico de responsabilidades, todas elas a serem garantidas para que o melhor tipo de resultado venha a ser conquistado, de modo então a se alcançar a performance que é procurada.

Da mesma forma em que isso é válido para empresas de anos no mercado, o mesmo pode ser dito sobre empreendimentos que acabaram de abrir suas portas, permitindo assim com que suas atividades venham a ser garantidas, permitindo a sobrevivência de tal projeto.

Inclusive, na medida em que um negócio aumenta, cresce também às suas responsabilidades, o que pode incluir a aquisição de um número maior de extintor de incêndio, considerando então o levantamento de novos andares dentro da empresa.

No caso citado acima além da adequação aos órgãos de segurança, evitando assim com que possíveis acidentes venham a ocorrer, o mesmo pode ser dito em relação à uma prevenção contra possíveis multas diante da possível falta de equipamentos de proteção.

Tudo isso precisa ser levado em conta por parte de quem gerencia um negócio, de modo a garantir com que os melhores resultados venham a ser conquistados, estando preparado para lidar com qualquer desafio que surja, por meio de uma gestão voltada a lidar com isso. 

O valor por trás de uma gestão de riscos

O desempenho de um negócio está associado a uma série de tópicos, envolvendo então uma gestão dos seus recursos financeiros, da sua equipe de profissionais, além de tudo mais o que pode fazer parte da administração de algum tipo de empreendimento.

É fácil olhar para os pontos positivos, como o nível de lucro que se espera alcançar através de qualquer tipo de projeto, no entanto, para que esses resultados venham a ser conquistados é importante estar atento a tudo o que pode vir a prejudicar tal rendimento.

É nesse momento que olhamos para todo tipo de risco que pode vir a atrapalhar a performance de um empreendimento, o que inclui a busca por certas adequações necessárias, como um licenciamento ambiental para manter uma obra funcionando.

De modo a evitar possíveis riscos é válido estar atento então aos mais diversos tipos de crise que podem vir a prejudicar suas atividades, entre elas:

  • Crise social;
  • Crise econômica;
  • Crise ambiental;
  • Crise política.

Isso ocorre pela maneira em que tais eventos são capazes de interferir até mesmo no comportamento do público, tal como ocorreu com a pandemia de covid-19, sendo um evento que modificou a relação do público com o mercado digital, por exemplo.

Foi por meio dessa nova realidade que a busca por serviços e produtos como geradores mwm, é possível de ser feita hoje através na internet, sendo necessário para as empresas se adaptarem a essa situação, de modo então a conquistar o melhor desempenho possível.

Mas ao mesmo tempo em que podem surgir oportunidades em um setor, o mesmo pode ser dito sobre os riscos, o que no caso do mercado digital envolve a migração de suas atividades para o digital, a utilização de novas ferramentas de negócios entre outras ações.

Deixar tudo isso de lado é algo que prejudica a performance de uma empresa, sendo necessário contar com um bom trabalho de gestão de riscos para não só identificar esses problemas, mas também para definir ações sobre como melhor lidar com tais desafios.

E quando falamos sobre os riscos capazes de prejudicar o desempenho de um negócio, a parte financeira é uma das mais que merece atenção nesse sentido, principalmente frente ao grande número de riscos que existem em relação a essa área.

Realizando uma análise de riscos

Para melhor lidar com tudo aquilo que possa vir a prejudicar o seu negócio é importante então estar atento ao que ocorre ao seu redor, passando desde a qualidade da água usada em uma fábrica até mesmo a adequação da empresa ao campo ambiental.

Ao falar especificamente sobre os riscos financeiros é válido então contar com uma análise que leve em questão uma série específica de pontos, sendo eles:

Riscos de crédito

Associado à responsabilidade de cumprir com todos os seus compromissos financeiros, como pagamento de fornecedores, dívidas entre outras atribuições.

Riscos de liquidez

Esse risco está ligado à dificuldade que pode existir em cima da recuperação do dinheiro investido em um projeto, seja na abertura de um serviço de sensoriamento remoto ou então qualquer outro tipo de segmento a ser gerenciado.

Riscos de mercado

Desafio que envolve todo tipo de prejuízo que possa se apresentar dentro do seu mercado, especificamente em cima das mudanças que ocorrem dentro de uma bolsa de valores.

Riscos operacionais

Já os riscos operacionais estão voltados ao lado interno de uma companhia, envolvendo qualquer tipo de desafio que possa partir de um erro administrativo, prejudicando assim a performance total de um negócio.

Riscos legais

Envolve os riscos que se apresentam através do descumprimento de qualquer tipo de atividade legal, como um contrato entre uma fábrica e um serviço de limpeza industrial, sendo importante garantir que todos os lados saiam beneficiados.

Dependendo da variação desses riscos é possível que o rendimento de um negócio venha a ser prejudicado, aumentando até mesmo o seu nível de endividamento, levando então a possíveis perdas financeiras, sendo necessário saber como se proteger disso.

Evitando perdas em seu negócio

Para evitar que muitos dos ricos citados antes venham a prejudicar o seu negócio é importante adotar ações que ajudem o seu negócio a se manter alta, mesmo frente a qualquer tipo de desafio. Algo possível através de ações como:

Diversificação de investimentos

Ao invés de apostar todas as suas aplicações em um só investimento, é válido então diversificar o seu número de injeção de capital em algum tipo de projeto, sendo possível considerar até mesmo ampliar a sua área de serviços, para ampliar suas oportunidades.

Reserva de emergência

Assim como é comum em uma família criação de uma poupança de emergência, o mesmo deve ser feito em relação à gestão de uma empresa, criando a ela um fundo que permita que a companhia continue a funcionar, mesmo durante um momento de crise.

Dessa forma é possível manter suas responsabilidades em dia, como o pagamento de fornecedores e funcionários, ajudando uma empresa a se manter de pé até ela conquistar novamente uma posição de acesso ao lucro.

Mapeamento de riscos

Para melhor lidar com todos os seus riscos é importante então conhecê-los. Nesse sentido se destaca a realização de um mapeamento de seus desafios, facilitando assim a identificação de todos os desafios que um negócio pode passar, permitindo lidar com eles.

Monitoramento de resultados

Outro ponto a se considerar é a realização de uma análise constante dos resultados a se conquistar, sendo possível identificar quando um risco pode estar atrapalhando o seu negócio, assim como o contrário, quando sua empresa está superando seus desafios.

É a partir desse tipo de análise que um serviço voltado à aplicação de automações residenciais pode vir a conquistar um melhor desempenho, identificando todos os pontos positivos e negativos que podem ser encontrados diante da gestão de tal negócio.

Acompanhando o mercado

Os mesmos riscos que podem estar prejudicando a sua empresa podem se mostrar como um desafio também para outras companhias ao seu redor. Frente a isso é importante acompanhar o que ocorre em seu mercado, para identificar possíveis soluções.

Novas tecnologias

Por fim, é importante citar que muitas das soluções contra riscos que se apresentam ao mercado podem estar disponíveis através de novas tecnologias, por meio de ferramentas desenvolvidas justamente para lidar com problemas específicos.

Tudo isso faz com que seja importante estar atento não apenas ao uso das novas tecnologias, mas também de como certas práticas podem ser úteis para garantir uma boa gestão de riscos, permitindo assim que uma empresa possa crescer frente seus desafios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site nasocial.com.br, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu