Investimento em renda fixa: O que você precisa saber?

Investimento em renda fixa: O que você precisa saber?

Investir nas possibilidades rentáveis que o mercado financeiro oferece atualmente é uma forma de obter ganhos extras, que ajudam no pagamento de todas as despesas necessárias no dia a dia, a renda fixa é uma delas.

Informações sobre investimento em renda fixa

As pessoas trabalham incessantemente durante todos os dias do ano, mas a grande maioria acaba ignorando ou até mesmo não procurando informações de como podem investir o dinheiro, para que a renda mensal aumente e o patrimônio dobre.

Os custos necessários que são dispensados para locação de plataforma elevatória é bem elevado, dependendo inclusive do modelo e do tipo de manutenção que ela precisa durante o período de uso.

Se o valor é alto ou baixo, isso não importa. Porém, é interessante tentar investir em renda fixa, uma das formas mais conhecidas, porque o retorno financeiro é benéfico para o bolso, trazendo tranquilidade para um orçamento bem planejado.

Investindo nesta modalidade é possível conhecer ou prever a rentabilidade final, porque ela é segura tanto quanto a poupança e os títulos mais conhecidos no mercado são Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA.

A renda fixa é um tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas, quando é feita a aplicação no título e elas definem o prazo e a maneira como o pagamento será feito pelo investidor.

A rentabilidade desse investimento é definida no momento da contratação com uma taxa pré ou pós-fixada. A rentabilidade prefixada segue igual desde o início da aplicação até o final.

A pós-fixada segue algum índice financeiro, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que define a taxa de inflação e quem quer cuidar do dinheiro para comprar um torno CNC horizontal deve economizar e aplicar com segurança.

Como funciona o investimento em renda fixa? 

Investir em renda fixa é como emprestar dinheiro para os bancos, as instituições financeiras e até mesmo para o governo. 

Eles usam o dinheiro do investidor para financiar os seus trabalhos e depois o devolve, com o acréscimo de juros.

A renda fixa possui vários tipos de títulos, oferecendo diversas possibilidades para investir e o título escolhido vai de acordo com o perfil do investidor e seus objetivos.

É possível, também, combinar as modalidades, criando uma carteira de investimentos diversificada que proporciona mais segurança e rentabilidade para o dinheiro que vai ser utilizado na retífica de cabeçote do veículo.

Quais são os títulos de investimento em renda fixa?

São diversos e o capital pode ser investido em títulos bancários, nas financeiras e em empresas de investimento. 

A lista abaixo mostra e deixa comentários importantes sobre os mais conhecidos no mercado:

  • Tesouro Direto: são os Títulos Públicos;
  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
  • Fundos de investimento de Renda Fixa.

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais procurados em Títulos Públicos, principalmente para quem decide sair da poupança. Ele é um programa do Tesouro Nacional, que comercializa títulos públicos federais.

Sendo assim, o governo coloca os títulos no mercado financeiro quando precisa financiar suas dívidas internas, necessitando para isso de dinheiro.

A pessoa que investe adquire um título público, emprestando dinheiro para o governo e em contrapartida recebe o dinheiro de volta, com o acréscimo de juros, em uma data predeterminada quando da aquisição do título. 

Dessa forma, o investimento retorna e acaba sendo uma alternativa para pagar a colocação de calha de alumínio para telhado da residência, por exemplo, quando o dinheiro para a despesa não foi programado antecipadamente.

O CDB é um título emitido pelo banco, cujo objetivo também é captar recursos para suas atividades, como acontece com os Títulos Públicos e o dinheiro aplicado pelos investidores é utilizado em melhorias na sua estrutura e também para empréstimos.

O CDB segue a mesma lógica do Tesouro Direto, ao emprestar dinheiro para o banco, o cliente recebe o capital investido de volta, corrigido com o acréscimo de juros e esse juros podem ajudar a cobrir despesas com a compra de toldo de enrolar com mola.

É muito mais interessante investir em títulos de CDB nos bancos menores, porque a rentabilidade pode ser maior e ele é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Caso o banco quebre, o título é garantido e o dinheiro retorna normalmente.

Quanto a LCI, ela também é um título emitido por bancos e instituições financeiras. Porém, a diferença é que o valor aplicado é direcionado para financiamentos de imóveis que usam vinil acqualiner no revestimento de suas piscinas.

A LCI é isenta do Imposto de Renda anual e também é assegurada pelo FGC, garantindo o retorno financeiro para o cliente.

Já a LCA direciona o dinheiro aplicado pelo investidor em financiamentos no ramo agropecuário, podendo ser utilizado na compra de maquinários ou produtos alimentícios para os animais. É garantida pelo FGC e isenta do Imposto de Renda.

O investidor também pode aplicar na renda fixa por meio dos Fundos de Investimentos. Ela funciona com vários cotistas, formando um patrimônio financeiro.

O gestor da administradora desses fundos acaba investindo esse patrimônio em produtos de renda fixa. O ganho do investidor é dobrado, vem pelo retorno das aplicações e com a valorização das cotas nas quais tem participação.

Como fazer um investimento em Renda Fixa?

É necessário buscar conhecimento e entender como eles funcionam e não é necessário ter conta aberta em várias instituições financeiras. Uma corretora de valores pode ajudar e funcionar como uma conta no banco.

A abertura de conta em uma corretora de valores é algo muito simples e pode ser feita pelo computador, bastando enviar os documentos necessários e preencher a ficha cadastral e depois aguardar a aprovação.

Na sequência, após a aprovação, o investidor está habilitado para enviar o dinheiro por transferência bancária e iniciar os investimentos. Quando o dinheiro retornar, ele com certeza será o suficiente para pagar a impressão livro capa dura.

Segredos para aplicação em Renda Fixa

Os investidores experientes nessa área costumam seguir alguns segredos para ter maior rentabilidade no dinheiro aplicado, tais como:

  • Aplicar no Tesouro Direto e CDB: eles são garantias na Bolsa de Valores;
  • Investir em LCI e LCA, pois são isentos de Imposto de Renda;
  • Investir no Tesouro direto a curto prazo é vantajoso e estratégico;
  • As aplicações no Tesouro Direto podem ser pequenas e programadas.

Além de investir em mais de um título, porque o capital fica mais protegido e rentável. 

Quais os benefícios de investir em renda fixa?

Ao aplicar as economias em investimentos de renda fixa, o investidor adquire alguns benefícios que são difíceis de encontrar em outras aplicações. São eles:

Liquidez

Essas aplicações são importantes dentro de uma carteira, porque os valores podem ser resgatados imediatamente, no caso de precisar quitar a compra de saquinho de organza com renda ou mediante alguma urgência.

É importante lembrar que nem todos os investimentos de renda fixa oferecem liquidez. Os CDBs de liquidez diária e o título do Tesouro Selic permitem a retirada imediata do dinheiro.

Baixo risco

Todas as aplicações de renda fixa têm baixo risco, porque são predefinidas e estão vinculadas a algum indexador, como a Taxa Selic. Portanto, elas não sofrem com as variações de preços no mercado econômico.

O único risco é a quebra da instituição financeira, mas mesmo assim existem aplicações que são asseguradas pelo FGC, que garantem a devolução do dinheiro aplicado.

Previsibilidade de retorno

Se o investidor tem o perfil conservador, as taxas predefinidas e indexadas das aplicações garantem a previsibilidade do retorno financeiro, trazendo tranquilidade no recebimento.

Reserva emergencial

A melhor forma de adquirir uma reserva emergencial é aplicar uma parte da economia em renda fixa.

A renda fixa é ideal para poupar dinheiro para situações imprevisíveis e emergenciais que podem ocorrer, porque são de baixo risco e de alta liquidez, podendo solicitar o resgate do dinheiro com facilidade.

Facilidade de contratação

A facilidade de contratação e de acesso são considerados os maiores benefícios da renda fixa.

Em apenas alguns cliques, é possível retirar o dinheiro da conta corrente e aplicá-lo em outro produto financeiro, assim como resgatá-lo também de forma prática.

Considerações finais

Portanto, investir em renda fixa é a melhor forma de cuidar do dinheiro, para que ele alcance resultados melhores que a poupança.

Existem vários tipos de aplicações em renda fixa e todos eles podem ser utilizados de acordo com o perfil e as necessidades do investidor.

Como primeiro passo nessa caminhada o imprescindível é obter informações sobre todas elas e como funcionam.

É bem fácil ser um investidor por conta própria, mas se bater a insegurança, uma corretora de valores pode ajudar muito em todos os passos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fechar Menu