Estudar economia é uma das opções de curso superior que oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho, que são inúmeras, pois envolve matérias que podem capacitar o ser humano a desenvolver habilidades numéricas e raciocínio lógico.
Assim como outros cursos voltados para a área de ciências humanas, optar por um curso de economia auxilia a entender o cenário econômico do país e ainda pode fazer com que a vida financeira ou pessoal fique mais equilibrada.
Sem contar o fato de que, dentro de uma empresa, é possível identificar formas de economizar na produção de canetas corporativas, fato que incide diretamente à preservação de recursos monetários que podem ser destinados a outros setores.
Obviamente, a redução de custos dentro da organização, olhando pelo aspecto econômico, faz com que um gestor formado em economia esteja mais capacitado para identificar quais são os melhores investimentos nos quais devem ser aplicados os recursos financeiros.
A economia é uma ciência que ajuda a controlar e moderar todas as despesas que envolvem a manutenção em ponte rolante, como também estuda todos os tipos de operações financeiras existentes dentro de um determinado país.
Essa ciência ensina, também, como poupar dinheiro e aplicá-lo convenientemente para que os ganhos financeiros sejam maiores tanto dentro de uma empresa como na vida pessoal de cada indivíduo.
O setor econômico brasileiro, este ano, segundo estudos, prevê um crescimento em torno de 3,5%, uma boa taxa se comparada a 2021 e 2022, em que houve uma grande queda em virtude de inúmeros problemas financeiros ocasionados pela pandemia da Covid-19.
Essa recuperação, ainda que lenta, ainda é motivo de muita preocupação entre os economistas e por isso é preciso cautela por parte das empresas, que trabalham com a venda de guindaste para obras. É um produto muito caro para ser adquirido.
No entanto, em virtude desse aquecimento mercadológico, optar por estudar economia se tornará uma grande opção para aqueles que pretendem uma carreira sólida, porque ela é bastante representativa no mercado de trabalho.
O que é estudado em economia?
Tanto a faculdade como os cursos oferecem diversos assuntos que envolvem a Ciência Econômica, entre os quais são destacados alguns, na lista abaixo, para conhecimento e informação:
- Conceitos de Administração;
- Empreendedorismo para, por exemplo, aluguel de empilhadeira diária;
- Matemática Financeira;
- Estatística Econômica;
- Mercado Financeiro e de Capitais;
- Contabilidade e Análise de Balanços;
- Análise de Investimentos;
- Economia Monetária;
- Desenvolvimento Socioeconômico.
A matemática financeira, por exemplo, ajuda no desenvolvimento da habilidade de lidar com números e ainda torna o raciocínio mais lógico para lidar com assuntos financeiros no dia a dia de uma empresa.
Isso significa que uma lavanderia edredom não terá grandes dificuldades em lidar com a contabilidade mensal e na análise de balanços anuais, já que este tipo de atividade envolve cálculos numéricos e logicidade financeira.
Um curso de Economia deve ter no mínimo 3.000 horas de estudo, o que corresponde a quanto anos em uma faculdade tradicional.
Os cursos gratuitos emitem certificação (sem reconhecimento pela entidade de classe) e as faculdades fornecem diplomas reconhecidos pelo Corecon – Conselho Regional de Economia, no Estado em que estiver localizada, habilitando oficialmente o profissional.
Motivos para estudar economia
Para estudar economia não é necessário ingressar em uma faculdade, apesar de o diploma ser sempre um diferencial. Para quem não dispõe de recursos financeiros, o aprendizado pode ser adquirido em livros, vídeos ou em cursos gratuitos pela internet.
Conhecer o funcionamento das ciências econômicas auxilia o indivíduo e a empresa de locação de banheiro de luxo a lidar com o dinheiro, administrando-o e aplicando-o corretamente, da mesma forma como se faz em uma poupança, por exemplo.
Existem vários motivos para estudar e conhecer a Economia e abaixo estão elencados vários deles, que podem servir de base para quem pretende se envolver nessa área e galgar por uma oportunidade de trabalho:
- Maior compreensão das crises econômicas;
- Melhor entendimento das notícias econômicas;
- Identificar o melhor momento para um investimento;
- Analisar o cenário econômico do país;
- Encontrar as melhores oportunidades para poupar;
- Obter respostas sobre as dificuldades econômicas sociais;
- Abrir oportunidades para investir no serviço de requalificação urbana;
- Aumentar o conhecimento para debates sobre o assunto;
- Qualificar o indivíduo para ser um profissional na área.
Entender as crises econômicas do país é muito importante, porque elas ocorrem com frequência e se não forem acompanhadas podem levar a grandes prejuízos financeiros individuais e empresariais.
Estudar Economia faz com que o entendimento das notícias seja bem melhor, como entender o porquê da queda da taxa Selic brasileira e do mundo. Essa taxa mostra o ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em que os países se encontram.
Quando as crises econômicas surgem, ter um conhecimento básico em economia ajuda a identificar qual é o momento certo para poupar dinheiro e investi-lo sabiamente em materiais para o ensaio de radiografia industrial.
Sem contar o fato de que, também, são obtidas respostas mais conclusivas das dificuldades econômicas pelas quais o país e o mundo estão passando, fazendo com que a noção da importância do dinheiro seja mais bem observada, resguardando-o eficazmente.
O assunto economia gera muitos debates entre as pessoas e empresas e estudando e compreendendo o sentido verdadeiro da economia, os conhecimentos para se posicionar neste sentido fica mais aprimorado e qualificado.
Ao analisar o cenário econômico as empresas ficam mais cientes para analisar se o momento vai trazer riscos para o negócio ou se o momento é propício para obter maiores ganhos financeiros.
As crises econômicas são ruins, obviamente, mas muitas vezes acabam gerando mais oportunidades de trabalho ou podem conduzir o indivíduo a apostar em algo diferenciado, ainda que possa ser arriscado. Portanto, é necessário equilíbrio nestes momentos difíceis.
A economia também consegue mostrar como o mercado está funcionando e os diversos aspectos socioeconômicos pelos quais os indivíduos e o próprio país estão passando. Os motivos elencados acima são razões importantíssimas para se estudar economia.
Como abordado anteriormente, o raciocínio lógico e a habilidade em lidar com números também fazem parte do conhecimento sobre economia, pois ambos estão associados a contas e cálculos.
Mas, ambos (raciocínio lógico e habilidade em lidar com números), podem auxiliar o dia a dia de uma empresa ou a vida particular do indivíduo em alguns quesitos apontados abaixo:
- Melhor organização financeira;
- Maior desempenho acadêmico e profissional;
- Projetar a vida financeira mais adequadamente;
- Antecipar problemas financeiros que podem surgir;
- Prever soluções com antecedência;
- Melhorar a tomada de decisões;
- Criar hipóteses para solucionar impasses;
- Obter uma visão mais completa nos momentos difíceis;
- Obter um pensamento mais crítico diante das dificuldades;
- Manter o equilíbrio em uma possível perda financeira.
Quando essas habilidades são desenvolvidas no dia a dia, a capacidade para raciocinar mais logicamente torna o indivíduo mais apto e o prepara para encarar as situações difíceis pelas quais a empresa ou o país podem estar passando.
Além do que elas são essenciais no mercado de trabalho e abrem novas oportunidades de encontrar um bom emprego, pois estas características são muito procuradas pelas agências de Recursos Humanos.
Desta forma, um indivíduo que possui estas expertises, é capaz de encontrar os melhores caminhos dentro de uma empresa, para que os problemas possam ser lidados de uma forma mais equilibrada e assertiva.
Vantagens de estudar economia
Os motivos para estudar economia, apontados acima, são vantagens também. Mas, ainda pode-se classificar como benefícios adicionais, os seguintes pontos:
- A atuação na área é ilimitada;
- A demanda pelos profissionais é elevada;
- Os segmentos são diversos;
- A economia pode ser aplicada à própria vida;
- O poder de argumentação e análise aumenta.
Bancos, instituições financeiras, empresas públicas e privadas ou consultorias sempre estão em busca destes profissionais capazes de coordenar equipes, elaborar cronogramas orçamentários ou negociar contratos.
A economia pode ser aplicada à própria vida e é uma carreira promissora que dá abertura para a ascensão profissional em diversos segmentos, capacitando-o para que possa lidar com qualquer tipo de situação negativa que possa surgir.
Considerações finais
Dito isso, estudar economia é uma grande opção para apostar em uma carreira que é de grande valia nos últimos tempos.
Independentemente do cenário atual, que vem mostrando sinal de fortalecimento econômico, procurar por uma faculdade ou estudar gratuitamente, favorece o indivíduo para que ele consiga entrar de forma mais qualificada no mercado de trabalho.
E para as empresas contratar um profissional com habilidades no trato e nos aspectos econômicos ajuda-na a se tornar mais forte diante de um cenário negativo, que muitas vezes ocorre. É totalmente normal encarar essas situações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.