O WhatsApp Pay é uma função que já está disponível no WhatsApp e que facilita os pagamentos no dia a dia tanto das pessoas quanto das empresas também.
Assim, o universo digital vai se ampliando a cada dia que passa, fazendo com que a criação de novos produtos e serviços utilizem os benefícios desta ferramenta. Esse aplicativo, pensado antes apenas para o envio de mensagens, foi criado pela empresa Meta.
O WhatsApp cresceu tanto que já conta com muito mais de 200 milhões de usuários ativos e essa nova função, o WhatsApp Pay, possibilita realizar pagamentos na prestação de serviços de vistoria identificação veicular, por exemplo.
Esse novo sistema de pagamento também fornece a opção de transferir dinheiro dentro da própria plataforma, facilitando as transações comerciais, sem que haja a necessidade de uma agenda, pois o método é instantâneo.
O conceito do WhatsApp Pay
Trata-se de uma nova função disponibilizada pelo aplicativo do WhatsApp que envia mensagens instantâneas, permitindo a realização de pagamentos diretos aos contatos registrados.
Esse serviço pode ser realizado por uma painel propaganda digital, caso a loja necessite pagar diretamente o fornecedor de folhas de sulfite através do aplicativo, por meio de um cartão de débito ou pré-pago e cartões de crédito não podem ser cadastrados.
Não existe cobrança de taxa para o usuário, sendo necessário apenas fazer o cadastramento na plataforma, nos bancos credenciados e tanto enviar quanto receber dinheiro.
O acompanhamento das transações e transferências monetárias e os pagamentos referentes à compra de uniforme preto social ficam registrados no status do próprio WhatsApp.
O processamento é de responsabilidade do Facebook (Meta), dono do WhatsApp, e as operações são realizadas pela empresa Cielo, no Brasil.
O WhatsApp Pay foi oficializado no mês de maio de 2021 para os usuários do WhatsApp no Brasil e também na Índia.
Como funciona o sistema do WhatsApp Pay?
Para os usuários que possuem contas pessoais, o WhatsApp Pay mantém o limite diário para uma transação de mil reais, podendo ser realizadas no máximo até vinte transações.
Já os valores para realizar transferência de dinheiro para a locação de empilhadeira manual não podem exceder cinco mil reais por mês, e no sistema de transferência entre contas pessoais não incide a cobrança de taxas.
O extrato bancário mostra siglas como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, contendo o nome da pessoa que recebeu o dinheiro e no histórico de pagamentos das transferências, que ficam registradas como:
- Solicitado pela empresa que vende piscina, que pede o pagamento;
- Processando (fase de responsabilidade das instituições financeiras);
- Pendente (aguardando confirmação);
- Efetuado (pagamento bem-sucedido);
- Não efetuado (quando apresentar algum erro);
- Expirado (prazo para pagamento excedido).
São formas de informar ao usuário do sistema e confirmar se os pagamentos vão ser passíveis de validação ou não, se ainda estão na etapa de processamento, se aparecem erros, se são efetivados ou se os prazos de pagamento expiraram.
O WhatsApp Pay é seguro?
Esse é um método seguro e aprovado pelo Banco do Brasil, mas ele é apenas o iniciador de um pagamento, que dispara o comando para o cliente pagador, fazendo com que esse pagamento caia de forma direta na conta do cliente recebedor.
Essa nova forma de serviço de pagamentos adotou parâmetros de segurança, para que os usuários não fiquem preocupados e percam essa oportunidade mais ágil e facilitadora, tais como os elencados abaixo:
- Criptografia, garantindo as informações dos pagamentos;
- Armazenagem avançada de dados com camadas protetivas;
- Proteção através de um PIN fornecido pelo Facebook Pay;
- Confirmação de dados do cartão de débito configurado no sistema.
Uma transação realizada pelo aplicativo não é passível de reversão. Portanto, um pagamento efetuado e confirmado não pode ser anulado e o alerta é para que o usuário reveja todos os dados, para se certificar de que eles estão corretos.
Cuidados na utilização do WhatsApp Pay
O Meta dá alguns alertas para que os usuários tomem cuidado ao utilizar o sistema do WhatsApp Pay, em pagamentos, transferência de valores e transações financeiras, tais como:
- Não compartilhar códigos de segurança (PIN) e de verificação;
- Não acessar links desconhecidos;
- Ativar a confirmação em duas etapas;
- Atualizar sempre a versão mais recente;
- Atualizar o sistema operacional do aparelho celular;
- Proteger o celular com uma senha de segurança.
Ainda que o uso do WhatsApp Pay seja um método seguro, fácil e amplamente utilizado, as precauções acima são necessárias, principalmente para que seja mantida toda a segurança possível, para não cair em ciladas ou golpes.
Se um cliente está à procura de um local onde encontrar fachada de madeira ecológica, antes de efetuar a compra, é sempre bom perguntar se é aceito ou não pagamentos ou transferências via WhatsApp, para que o processo seja bem mais rápido.
A grande maioria das lojas e estabelecimentos comerciais, assim como empresas vendedoras de qualquer tipo de produto serviço possuem esse sistema de pagamento já devidamente cadastrado.
Para aqueles que pretendem efetuar um pagamento ou uma transferência pelo aplicativo do WhatsApp, é importante saber o passo a passo para a devida configuração:
Clinar em “pagamento”, informar o valor a ser transferido, aceitar os termos de uso do serviço, criar um PIN, informar os dados pessoais, adicionar um cartão de débito ou pré-pago, validar a opção adicionada para pagar o fechamento de vidro e finalizar.
A partir desse momento, o WhatsApp Pay é liberado para transferência e pagamentos, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Quando for feita uma nova transação, a única informação será o valor a ser enviado ou recebido e o PIN continua sempre o mesmo para que a validação da operação seja efetivada.
Vantagens do WhatsApp Pay
A ferramenta em questão tem modificado positivamente a realidade das empresas e das pessoas, quanto aos pagamentos e transações financeiras. Algumas vantagens desse novo sistema são:
- Agilidade;
- Praticidade;
- Desburocratização nos processos de pagamento;
- Ausência no pagamento de taxas;
- Conforto nas cobranças para os clientes;
- Aumento no número de vendas;
- Grande potencial no alcance do público;
- Facilidade o envio e recebimento de dinheiro;
- Segurança na proteção dos dados do cartão e conta.
Uma das piores coisas que pode ocorrer em uma empresa é o vazamento das informações pessoais e bancárias do cliente. No entanto, se o WhatsApp Pay é utilizado, toda a movimentação financeira e pessoal é preservada pelo sistema criptográfico.
Ao encontrar a sala planejada moderna cotação e identificar que a mesma é vantajosa, depois de aprovada, o cliente pode agilizar todo pagamento a respeito através do WhatsApp Pay, com total segurança e confiabilidade.
Como realizar o pagamento?
Existem três alternativas para realizar pagamento via online, de forma segura e sem estresse, diferente de alguns anos atrás, quando a burocracia era grande. As opções são via cartão virtual, Pix e via carteira digital.
Cartão virtual
Com o advento das contas digitais, as instituições financeiras liberaram esse sistema, facilitando os serviços, atraindo, assim, novos usuários.
O cartão virtual é gerado dentro do aplicativo do banco, com uma numeração única, cada vez que for utilizado, tornando o pagamento seguro, diminuindo o risco de o cartão ser clonado, pois ele é virtual.
Pix
O Pix tem sido a forma de pagamento mais usada no Brasil, desde que esse método iniciou, segundo pesquisas realizadas, sendo uma opção segura, fácil de utilização e sem burocracia. Basta que haja as contas bancárias e a chave Pix.
Carteira digital
Essa é mais uma opção prática e trata-se de um mecanismo eletrônico que permite a realização de transações financeiras e pagamentos.
Considerações finais
Como visto ao longo deste conteúdo, desde que o WhatsApp passou a ser utilizado nos processos de comunicação, através desse aplicativo surgiu uma nova modalidade para realizar pagamentos, enviar e receber de valores e realizar transações financeiras.
Trata-se do WhatsApp Pay, um sistema seguro, que protege os dados financeiros e cadastrais dos usuários e grande parte das pessoas já estão inseridas nesse método, sem que seja necessário passar pela antiga burocracia.
De forma simples, o aplicativo do WhatsApp fornece a opção de registro nesse sistema e basta seguir os passos elencados anteriormente para agilizar os pagamentos de qualquer tipo de produto e serviço.
É sempre aconselhável realizar todas as atualizações solicitadas pelo celular, pois assim o sistema de pagamento também fica atualizado com a versão mais recente. Tanto as pessoas físicas como as jurídicas já estão usando amplamente esse novo método.
O recurso é vantajoso, mais prático e fácil realizar as transações por meio desse sistema inovador, que veio para ampliar a modernidade no âmbito digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top New Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.