Nosso conhecimento sobre finanças pode ser expandido de diversas formas. Uma das mais eficazes é, certamente, consultar materiais bem fundamentados sobre o tema, como os livros que listaremos aqui.
Todos eles se tornaram best-sellers, ou seja, sucessos de vendas, não apenas porque tratam de um tema que interessa muita gente, mas porque o tratam de um jeito didático, prático e original.
Se você deseja obter dicas para equilibrar seu orçamento, conquistar liberdade financeira ou apenas é um entusiasta do assunto, estes livros certamente serão uma excelente leitura. Confira a seguir!
Importância de buscar mais conhecimento sobre finanças
Aprofundar nosso conhecimento sobre finanças pode trazer diversos benefícios. Ainda mais porque a maioria de nós tem dificuldade em lidar com o próprio dinheiro e vive passando por problemas financeiros.
Independente do tamanho da nossa renda, sempre estamos suscetíveis a gastar mais do que podemos e a ficar com o orçamento do mês esgotado ou até endividados.
A educação financeira nos oferece ferramentas para atenuar esses problemas, nos ensinando a controlar nossos gastos e a planejar para o futuro. Através dela é possível, inclusive, conquistar a tão sonhada liberdade financeira, que é quando nosso dinheiro atende não apenas as necessidades imediatas, como também nos protege contra emergências e nos dá conforto e autonomia.
Veja 5 livros para aprender sobre finanças
Não é de hoje que especialistas escrevem sobre finanças para leigos. O título mais antigo que listaremos a seguir é de 1926, prova de que o assunto vem interessando ao público faz tempo.
Para que livros desse tipo tenham sucesso, é necessário conseguir transmitir os conceitos financeiros de um jeito instigante, mas que faça sentido para a maioria de nós.
Pai rico, pai pobre
Um dos maiores best-sellers sobre finanças, “Pai rico, pai pobre” foi escrito pelo empreendedor havaiano Robert Kiyosaki. O autor se baseia em sua própria experiência de vida, sendo que os “pais” citados no título são personagens reais.
O pai biológico de Kiyosaki trabalhou duro a vida inteira, mas nunca chegou a obter sucesso financeiro, enquanto o seu melhor amigo, o “pai rico”, era o empresário mais bem-sucedido do Havaí.
Os conselhos proferidos por ambos seguiram Kiyosaki a vida inteira e lhe ensinaram o que é uma personalidade voltada para o sucesso.
Segundo o autor, as pessoas ricas pensam em acumular ativos, que lhes renderão mais dinheiro, enquanto as pessoas pobres ocupam-se apenas em trabalhar para adquirir passivos, bens que não geram mais dinheiro.
Os segredos da mente milionária
Escrito por T. Harv Eker, o livro é centrado em como somos programados, desde a infância, para agir de certa forma em relação ao dinheiro e como isso é determinante para obtermos sucesso em nossa vida financeira.
A primeira parte da obra é dedicada à trajetória do próprio Eker, que, após diversos empreendimentos frustrados, começou a refletir sobre o tipo de atitude que ele vinha tomando até então e que o levava ao fracasso.
Na segunda metade do livro, são apresentados, de um jeito prático, os princípios que regem uma mente milionária. O mais importante, como o autor explica, é encarar e superar nossas emoções negativas ligadas ao dinheiro, como o medo e a incerteza.
Papo de grana
Não são só apenas opções “gringas” que você encontrará nesta lista. O investidor brasileiro Tito Gusmão é o autor deste sucesso chamado “Papo de Grana”. O livro é um passeio pelas principais lições para investidores iniciantes se darem bem nesse meio.
Gusmão transmite os conhecimentos apreendidos por ele na gestão da sua corretora Warren, uma das mais importantes do Brasil, de um jeito simples e didático. Você conhecerá, entre outras coisas, todas as armadilhas que rondam o mundo das finanças e como evitá-las, a fim de conquistar independência financeira.
O homem mais rico da Babilônia
“O Homem mais rico da Babilônia” é uma obra já antiga, mas que vem fazendo sucesso até hoje. Aliás, a história do livro se passa numa época bem distante da nossa, na antiga cidade de Babilônia.
Lá, um narrador ficcional explica, sob forma de parábolas, como ele se tornou o homem mais rico do reino, tendo um dia sido um simples escriba.
A potência das lições apresentadas no livro é demonstrada pelo fato de elas serem eficazes mesmo em nosso contexto atual.
São apresentados conceitos como a necessidade de economizar parte dos seus ganhos, de gastar com sabedoria, de fazer o dinheiro trabalhar para você, etc.
A psicologia financeira
O título completo do livro (“A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”) dá uma ideia da profundidade dos conceitos que são trabalhados nele.
O autor, Morgan Housel, vai muito além de uma discussão sobre “mentalidade de sucesso” e dá exemplos práticos do que faz a diferença nas finanças.
Entre os conceitos trabalhados está a importância de esperar, pois muitos resultados só chegam no longo prazo, e também o papel da sorte, que muitos investidores ainda ignoram.
Indo além do mundo dos livros
As obras que citamos certamente oferecem conteúdos relevantes para você usar desde já na sua vida financeira. Mas para realmente dominá-los é preciso colocá-los em prática, nas situações do seu cotidiano.
O uso do seu cartão de crédito, as suas dívidas atrasadas, o dinheiro da sua poupança, entre outras, são situações que demandam conhecimento e planejamento financeiro.E para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, recomendamos consultar nossos artigos no blog Juros Baixos ou os vídeos que postamos lá no YouTube. Afinal, o universo financeiro vive se transformando e é preciso se manter atualizado.