O apartamento é um tipo de imóvel que por si só já é mais econômico do que uma casa. Isso porque ele não exige e o mesmo nível de manutenção, costuma ser mais compacto, além de trazer mais segurança para os moradores.
Também é mais prático na hora de limpar e manter organizado, mas diante das constantes crises econômicas e instabilidades financeiras, até mesmo quem mora em apartamento precisa adotar algumas ações para torná-lo mais econômico.
Economizar é fundamental para lidar melhor com imprevistos, alcançar objetivos, tirar projetos do papel e realizar sonhos, só que no dia a dia as pessoas percebem que esse processo não é tão simples.
É necessário separar uma parte do dinheiro todos os meses para colocar em uma poupança, além de mudar alguns hábitos e comportamentos que reduzem as contas no fim do mês.
A energia elétrica, por exemplo, é uma das contas que mais pesam no bolso dos brasileiros, mas com algumas atitudes simples, é perfeitamente possível reduzir o consumo e os valores.
Para incentivar uma mudança positiva, será apresentada a importância de economizar e o que fazer para reduzir custos ao morar em apartamento.
Importância de economizar
A educação financeira não é um hábito do brasileiro e uma prova disso é o alto nível de endividamento tão falado nos jornais todos os dias. Muitas pessoas têm problemas para lidar com suas finanças de maneira saudável, mas isso pode mudar.
É necessário se conscientizar sobre a importância de guardar dinheiro e transformar esse comportamento em um hábito. Além de melhorar a educação financeira, é necessário parar de gastar com coisas supérfluas.
Outro ponto fundamental é reduzir o consumo diário de energia elétrica, água e outros recursos, algo que um morador de apartamento pode fazer ao procurar uma lavanderia perto de mim.
Às vezes, fica muito mais barato terceirizar essa tarefa do que gastar água e energia para lavar as roupas, mas tudo depende da situação de cada um.
Pessoas que economizam melhoram a rotina e o padrão de vida, visto que adotam comportamentos de compras saudáveis e adotam ações que valorizam o orçamento.
Economizar dinheiro está muito além de cortar gastos, visto que também engloba redução de consumo e um planejamento inteligente das finanças.
É assim que a pessoa consegue guardar dinheiro para fazer uma reforma, formar uma reserva de emergência e alcançar seus propósitos de vida.
Assim como é importante economizar, também é necessário poupar. Ter uma poupança estabilizada traz segurança em caso de imprevistos, mas o primeiro passo para fazer tudo isso é saber o quanto se ganha.
Uma empresa de portaria inteligente faz um acompanhamento complexo de suas finanças para se manter competitiva no mercado, mas as pessoas não precisam de todo esse controle, caso não tenham tempo ou seja algo muito difícil.
Só o fato de respeitar o próprio orçamento e não gastar mais do que ganha já é uma forma de começar a equilibrar as coisas e evitar surpresas. Mas o melhor caminho é sempre fazer bom uso do dinheiro.
A economia permite formar uma reserva que traz segurança financeira, com ela, não é necessário gastar dinheiro extra com diversas situações, como:
- Despesas médicas inesperadas;
- Conserto do carro;
- Repor um celular que estragou;
- Ajudar um familiar.
Além disso, quem economiza também consegue realizar projetos de vida, como iniciar os estudos, fazer uma viagem, trocar de carro, comprar um imóvel, se casar e realizar outros sonhos ou projetos.
Tudo isso requer estabilidade financeira e a pessoa precisa ter dinheiro suficiente para alcançar o que deseja, caso contrário, vai viver eternamente dependendo do cartão de crédito e pagando dívidas.
Quem mora em apartamento tem mais facilidade para economizar por conta das características do imóvel, e existem algumas maneiras de tornar essa moradia ainda mais econômica.
Como economizar morando em apartamento?
Geralmente, quem mora em apartamento tem menos gastos, por isso, tem mais facilidade para investir em outras necessidades, como uma necessaire de plástico transparente personalizada para carregar seus pertences.
Via de regra, existem alguns pontos que exigem mais atenção em termos de economia, como no caso de energia elétrica, gás e reformas. Algumas dicas para economizar nesse sentido são:
Aproveitar a luz natural
A iluminação natural é um bem precioso e que deve ser aproveitado ao máximo dentro dos apartamentos. Os moradores devem manter as janelas abertas ou pelo menos fechadas apenas pelo vidro em dias mais frios.
A entrada de luz solar é importante não apenas para economizar energia elétrica, mas também porque traz mais qualidade de vida, sensação de bem-estar e ainda evita uma série de problemas para o imóvel.
Casas bem iluminadas naturalmente têm menos problemas com infiltração, mofo, umidade, entre outras questões que prejudicam a saúde dos moradores.
Vários recursos ajudam a aproveitar melhor a energia elétrica, como uma caixa de tomada 4×4, mas quando se trata da iluminação, durante o dia é necessário aproveitar a luz do Sol e deixar a iluminação artificial para a noite.
Definir um limite de gastos
As reformas em apartamentos são fundamentais para a manutenção do imóvel ou até mesmo para modernizar propriedades mais antigas. Só que o projeto precisa ser muito bem planejado para evitar problemas no orçamento.
Uma das coisas mais importantes nesse sentido é definir um limite de gastos, ou seja, determinar o quanto pode ser gasto dentro do orçamento atual e de preferência sem precisar parcelar a mão de obra e os materiais.
O morador deve pesquisar preços de profissionais e materiais, fazer orçamentos e negociar. O planejamento também deve contar com gastos extras de energia e luz, visto que esses consumos podem aumentar no período.
Cuidar do fogão
As franquias mais lucrativas e baratas de alimentos prontos estão sempre atentas ao consumo de gás, principalmente quando se trata de gás encanado.
Quem mora em apartamento costuma usar esse tipo de gás e cuidar do fogão ajuda a economizar. Também é interessante programar o horário das refeições para evitar o uso excessivo do fogão.
Antes de usar o aparelho, é necessário estar preparado com o acendedor automático ou o fósforo para evitar o desperdício. Os queimadores também precisam estar sempre limpos e regulados e a chama deve ter tom azulado.
Chamas amarelas são sinais de queimadores sujos e isso aumenta o consumo e pode até mesmo ocasionar vazamentos. As panelas devem estar de acordo com a quantidade de comida, visto que as maiores demoram mais para aquecer.
Usar lâmpadas de LED
Um fabricante de disco de arado com tampa utiliza as lâmpadas de LED porque são mais econômicas e sustentáveis. Quem mora em apartamento também deve optar por elas, porque além de economizar, também são muito mais duráveis.
As lâmpadas incandescentes consomem muita energia, e mesmo tendo em vista que as lâmpadas de LED são um pouco mais caras, mesmo assim, vão durar muito mais tempo e economizar na conta de luz.
Comprar materiais de qualidade
Quem está reformando o apartamento e não quer ter dor de cabeça no futuro com novas reformas, precisa tomar cuidado com a qualidade dos materiais.
Produtos baratos precisam ser trocados em pouco tempo, além disso, podem comprometer a qualidade e a estrutura do projeto.
Quem está construindo, por exemplo, um closet planejado em L, deve investir em uma boa marcenaria para ter mais durabilidade. Da mesma forma, o projeto elétrico precisa dar conta da quantidade de eletrodomésticos usados dentro do imóvel.
Economizar no aquecedor
Quem tem aquecedor em casa também precisa se atentar a algumas dicas para economizar o gás. O ideal é evitar a temperatura máxima sem necessidade, visto que misturar o aquecedor máximo com água fria desperdiça água e gás.
A chama piloto deve ser apagada imediatamente após o término do banho, caso o aquecedor não seja automático, visto que além de evitar desperdício, também elimina riscos para a segurança.
Cuidar da temperatura da geladeira
As pessoas pensam em tudo para garantir o conforto do lar, desde papel de parede masculino até as características de seus móveis e eletrodomésticos, mas um dos pontos mais importantes quando o assunto é economia é a temperatura da geladeira.
A temperatura deve ser controlada em mudanças acentuadas de temperatura e nas trocas de estações. O ideal é manter a geladeira longe do fogão porque a troca de calor terá menos intensidade.
O morador também deve verificar como está a borracha de vedação, visto que quando está muito velha ou danificada, deixa escapar ar frio, não consegue manter a temperatura e aumenta os gastos de energia.
Considerações finais
Por meio de ações simples, é possível economizar, valorizar o orçamento da família e guardar dinheiro para alcançar sonhos e objetivos.
Além disso, evitar o consumo excessivo de água, energia elétrica, gás e materiais de reforma também é uma atitude sustentável e consciente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.