Um dos maiores sonhos dos brasileiros é ter a sua casa própria, sendo comum encontrar planos de vida com base na conquista desse desejo. Mas uma dúvida muito comum é: o que é melhor, alugar ou financiar um imóvel?
Para solucionar essa questão com sabedoria, é preciso considerar uma série de aspectos envolvendo as duas modalidades, pois cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens próprias.
De fato, se antes se ouvia que era indispensável assumir um financiamento, hoje quem tem informações necessárias para avaliar esse cenário é capaz de tomar uma decisão bastante diferente.
Ao mesmo tempo, quem já mora de aluguel há algum tempo pode perceber que chegou o momento de adquirir o seu imóvel e, com isso, optar pelo financiamento da casa própria, podendo até idealizar como serão os moveis planejados quarto casal, por exemplo.
Para entender melhor o assunto, é fundamental fazer contas um pouco mais complexas, que vão envolver períodos longos de investimento, seja na compra ou na locação da casa.
Isso porque, é por meio de subsídios envolvendo a situação financeira do interessado que se pode ter uma resposta personalizada e assertiva.
É claro que, para quem tem o valor da compra do imóvel em mãos, esse cenário pode ser muito mais simples. Mas, mesmo nesse caso, saber encontrar uma casa em uma região que esteja em expansão pode ser o melhor negócio.
Nesse sentido, ter certo conhecimento do ramo imobiliário, ou contar com a ajuda de um corretor, acaba sendo a melhor alternativa para não se tomar uma decisão precipitada.
Em todo caso, entender se a melhor opção é alugar ou financiar um imóvel é o tema deste artigo. Se você está com essa dúvida e quer compreender melhor o assunto, siga na leitura deste conteúdo e saiba qual caminho tomar com maior tranquilidade.
Alugando um imóvel
O setor de locação de imóveis sempre esteve aquecido. Afinal, há opções de casas que oferecem desde automação residencial até piscina, o que gera um encantamento em quem está buscando por uma residência completa para a família.
Quem acompanha o cenário econômico e percebe que os juros para se comprar um imóvel podem encarecer demais a aquisição, acaba decidindo pela locação de uma casa com facilidade.
De fato, há vários motivos positivos para se decidir morar de aluguel, sendo alguns deles:
- Ter flexibilidade para mudanças;
- Não sofrer o impacto da desvalorização da casa;
- Encontrar uma opção que caiba no orçamento;
- Conseguir fazer investimentos.
Um dos pontos altos de optar pelo aluguel de uma casa é ter flexibilidade para mudanças, o que quer dizer que é possível se mudar a qualquer momento sem grandes prejuízos.
Seja após a finalização do contrato de locação, ou por querer morar em um condomínio que conta com elevador de predio, por exemplo, o inquilino pode com facilidade encontrar um imóvel que atenda às suas expectativas.
Isso é ainda mais importante para quem tem um emprego que pode exigir mudanças em certos períodos. Assim, quando é necessário ir para outra cidade, não há ligação com o imóvel, o que permite uma transferência rápida e livre de prejuízos.
Ao mesmo tempo, quem mora em uma casa alugada não lida com a possível desvalorização do imóvel, seja por que a região ficou mais perigosa ou por qualquer outro motivo.
Nesse caso, é possível encontrar outro local para morar sem diminuir o patrimônio da família.
Até mesmo quando há situações financeiras com a diminuição da renda, torna-se mais simples reduzir os custos mensais ao se mudar para uma casa com um valor de aluguel mais em conta.
Por fim, com uma organização financeira coerente, qualquer pessoa pode ter a chance de separar uma parte dos lucros que iria para o financiamento da casa e investir o valor, obtendo ganhos maiores que possibilitem a aquisição do imóvel futuramente.
Sendo assim, morar de aluguel traz as suas vantagens, e esse motivo acaba sendo uma alternativa interessante para muitas pessoas.
Financiando um imóvel
Quem decide dar um passo importante na vida e adquirir um imóvel pode precisar de um financiamento para realizar essa compra, sendo essa uma modalidade que vem crescendo com o passar dos anos.
Há diversos tipos de planos para quem quer ter a casa própria e depende do parcelamento do bem para conquistar o seu sonho. Assim, idealizar um imóvel com paisagismo e jardinagem se torna um objetivo cada vez mais próximo.
É verdade que há vários motivos para se tomar a decisão de comprar um imóvel via financiamento. Alguns deles são:
- Fazer as obras que desejar na casa;
- Ganhar com a valorização do imóvel;
- Cobrar um aluguel mais caro em regiões melhores;
- Ter maior satisfação pessoal.
Quem decide comprar um imóvel financiado pode começar a investir em obras para otimizar o seu novo bem. Isso pode ir desde a contratação de uma empresa de demolição de casas para derrubar certa área da edificação, como expandir ao construir novos cômodos.
Em geral, quando se aluga um imóvel, esse tipo de melhoria acaba sendo deixada de lado, justamente por que os inquilinos não vão fazer um investimento em um imóvel que não pertence a eles.
Ao mesmo tempo, outro ponto positivo do financiamento é escolher por um imóvel que está em uma região em constante expansão, o que faz com que o valor da casa cresça com o passar do tempo, diminuindo o impacto dos juros no preço total da compra.
Além disso, quem adquiriu uma residência em uma área bem avaliada, e que ao mesmo tempo fez uma reforma predial para aplicar melhorias no espaço, pode conseguir alugar o imóvel para outras pessoas com valores mais altos.
Isso porque ela está oferecendo um imóvel em uma região segura, com uma boa infraestrutura e com elementos que tornam o uso da casa bastante vantajoso para quem se interessa por ela.
Também vale mencionar que quem deseja ter uma casa própria está sempre em busca do seu sonho. Sendo assim, financiar a residência é dar um passo na conquista dele, o que traz satisfação pessoal e comprometimento em assumir a quitação do bem.
Dessa forma, a decisão pelo financiamento se torna a melhor alternativa para quem quer comprar um imóvel e está disposto a cobrir todos os custos envolvidos na aquisição desse bem.
Mas, afinal, alugar ou financiar?
Depois de considerar os pontos positivos de cada uma das opções mencionadas, é fundamental pesar algumas das implicações que essas decisões trazem para a vida prática das famílias.
Morar de aluguel por certo período pode ser a única alternativa para algumas pessoas, já que nem sempre o valor do financiamento pode ser coberto com tranquilidade. Nesse caso, ela poderá desfrutar de um imóvel completo por um preço mensal menos pesado.
No entanto, quando se faz os cálculos para entender qual seria o valor da parcela de uma determinada aquisição imobiliária, e percebe-se que o financiamento parece inviável, é desejável que o inquilino faça um planejamento orçamentário.
Isso porque o aluguel pode ser mais em conta, mas ele deve considerar investir parte dos seus ganhos, obtendo lucros com o passar dos anos, com o objetivo de arrecadar uma soma interessante para enfim comprar o imóvel.
Se ele não se programa nesse sentido, é possível que nunca consiga adquirir uma casa, e para quem não consegue se organizar dessa maneira, o financiamento se torna uma opção para conseguir obter a casa, mesmo que sejam necessários longos anos para tal.
Nesse sentido, assim como escolher o melhor modelo de espelho decorativo para sala de jantar exige conhecimentos em design de interiores, recorrer ao aluguel para depois comprar a casa vai depender da disciplina e da busca por um bom investimento.
Por outro lado, fazer um financiamento apenas por falta de comprometimento com a renda familiar pode trazer dificuldades futuras para a quitação das parcelas, o que traria um prejuízo imenso no processo de compra da casa.
Portanto, nesse cenário, fica impossível dizer se o que vale mais a pena é o aluguel ou o financiamento, justamente por que cada família possui a sua própria realidade, e entendê-la é o ponto central para se tomar essa decisão.
Considerações finais
Alugar ou financiar um imóvel é uma dúvida muito comum dos brasileiros, principalmente quando se pensa que a locação pode ser um dinheiro perdido, ou quando se considera os altos juros aplicados na aquisição parcelada da casa.
De qualquer modo, assim como é fundamental instalar uma tela de proteção para apartamento para deixar a residência mais segura, ter controle sobre as finanças pessoais é o caminho mais certo para se tomar uma boa decisão nesse assunto.
Por isso, o que vale mais a pena é, sem dúvida, investir em uma boa educação financeira, para que a locação ou o financiamento de um imóvel se torne a alternativa adequada para você e sua família.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.