O modelo de negócio eletrônico se tornou alvo de quem quer empreender, acompanhando as tendências do mercado, sem que seja preciso gastar muito.
As plataformas de e-commerce vêm se desenvolvendo acima do esperado desde 2020, e as previsões para o futuro são muito boas.
Por conta disso, a criação de sites se tornou um dos serviços mais buscados, sem falar que as compras pela internet caíram no gosto do consumidor.
Há pouco tempo, acreditava-se que a migração de vendas do comércio físico para o comércio online demoraria mais um período, mas essa transformação aconteceu mais rápido do que imaginávamos, e agora ela já é uma realidade.
Essa mudança fez com que lojas físicas criassem suas plataformas de venda e começassem a trabalhar com uma nova modalidade. Só que, além de mudar a maneira como vendem, também transformaram a maneira como atendem.
Entrando no universo digital, o atendimento ao cliente passou a acontecer por meio de novos canais, como o WhatsApp. As divulgações também são todas pela internet, principalmente em plataformas como as redes sociais.
Para você entender melhor esse contexto, vamos mostrar o crescimento do e-commerce, o que você precisa para começar o seu negócio digital e como fazê-lo crescer. Acompanhe!
A evolução do e-commerce no Brasil
As plataformas e-commerce ganharam um novo significado há cerca de um ano, mas por conta desse crescimento, foram necessárias várias mudanças e adaptações.
De acordo com um estudo realizado, várias categorias de vendas pela internet tiveram um crescimento exponencial em 2020, com destaque para os seguintes setores:
- Refeições;
- Remédios;
- Roupas;
- Eletrônicos;
- Alimentos.
Atualmente, o consumidor moderno pode até mesmo solicitar serviços pela internet, como instalação de equipamentos e até revelar fotos polaroid.
Todo esse crescimento continua acontecendo nos dias atuais, mas de acordo com um levantamento realizado, 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando pela internet.
No entanto, as melhores previsões são para os pet shops, lojas de casa e construção, brinquedos, eletroportáteis, alimentos e bebidas.
Tudo isso nos mostra que o consumidor moderno se adapta a novos hábitos, e as compras online, sem dúvidas, merecem destaque.
As pessoas compreenderam as facilidades trazidas por essa modalidade de compra e venda, pois não precisam se deslocar para comprar os produtos que desejam, podem encontrá-los por preços mais acessíveis e receber tudo em casa.
No entanto, não é apenas o consumidor que sai ganhando com essa atividade. Os empreendedores que querem investir também são beneficiados. Mas você precisa saber o que deve ser feito para abrir esse tipo de negócio.
O que é necessário para abrir um negócio online?
Hoje em dia, é possível comprar de tudo na internet, desde roupas até letra caixa fachada para os estabelecimentos físicos. Mas as empresas digitais que deram certo se atentaram alguns aspectos financeiros para começar, tais como:
1 – Contratar serviços de contabilidade
Uma das maiores vantagens dos negócios digitais é que eles são menos burocráticos, em termos financeiros e legais, do que os empreendimentos físicos. Mesmo assim, ainda existem algumas questões que precisam ser administradas por um profissional.
Tentar fazer tudo sozinho pode ser um problema, e, por essa razão, é essencial contar como um contador ou uma empresa de contabilidade, que devem ser capacitados para te ajudar.
Abrir uma empresa exige algumas etapas que devem ser cumpridas, mas sem o conhecimento prévio necessário, tudo se torna mais difícil.
Nesse caso, é necessário conhecer cada passo, fazer um bom planejamento e contratar um contador para te ajudar com seu projeto.
2 – Estar por dentro dos custos de abertura
Assim como qualquer outra empresa, um negócio digital envolve custos de diversos tipos, como declarar ações, documentação e registro da marca.
Para evitar surpresas ao longo do caminho, você precisa levantar os custos desse processo e regularizar a sua empresa junto aos órgãos responsáveis. Isso evita dores de cabeça e situações que podem atrasar o seu negócio.
Tenha em mente que não são apenas as questões financeiras que envolvem a abertura de um fornecedor de roupas digital. No próximo tópico, trazemos mais algumas dicas.
Outros pontos necessários para se atentar
Para que o seu empreendimento na internet seja um sucesso, é importante se atentar a diversos outros aspectos.
Por exemplo, já que você está abrindo o seu próprio negócio, procure trabalhar com algo que realmente goste. Escolha um ramo que tenha a ver com você, pois isso vai te ajudar a colocar o negócio em prática.
Não é necessário criar uma empresa revolucionária, visto que muitas daquelas que tiveram sucesso, partiram de uma ideia que já existia.
Entretanto, você precisa ter um bom conhecimento do mercado para ter uma visão de algo lucrativo, o que envolve pesquisa e pouco investimento.
Você deve se guiar por algumas questões básicas. Portanto, procure entender qual é o seu mercado, quem é o seu público-alvo e quem está precisando de seu produto ou serviço.
Se você quer vender, por exemplo, camisa social atacado, veja quais diferenciais precisa ter para atrair o público, além de conhecer quem são seus possíveis concorrentes.
É com base nessas e outras informações que você vai montar o seu plano de negócio, e esta etapa é muito importante na hora de empreender.
O plano de negócios envolve o capital de abertura, uma boa análise de mercado e o levantamento do que é necessário para tirar a sua ideia do papel.
É durante a elaboração desse documento que você vai delimitar a sua ideia e saberá se ela é ou não viável. Lembre-se de que a maneira como você coloca o seu empreendimento no mercado pode determinar seu sucesso ou fracasso.
Outro ponto importante é definir os seus produtos ou serviços, pois você não pode tentar abranger vários segmentos. A falta de foco pode prejudicar o negócio e atrapalhar o seu crescimento.
Não importa se você vai trabalhar de casa ou procurar salas de coworking para tocar a sua empresa digital, é necessário saber quais são as dificuldades do setor em que vai empreender.
Mas, depois de abrir o seu negócio digital, é necessário investir em esforços para fazê-lo crescer. No próximo tópico, trazemos algumas ideias para o sucesso do seu empreendimento.
Como fazer o e-commerce crescer?
Assim como qualquer outra empresa, os negócios digitais precisam de algumas estratégias para que possam crescer. São elas:
Focar nos usuários móveis
Hoje em dia, as pessoas acessam a internet por meio dos dispositivos móveis, portanto, elas também usam esses aparelhos para comprar.
O site de uma gráfica de banners personalizados deve ser otimizado para atender esse público, visto que ele é majoritário. Isso acontece porque se o seu site não atender às necessidades dessas pessoas, você pode perder vendas.
Usar chatbots
No ano de 2020, cresceu muito o número de empresas que passaram a prestar atendimento por meio de mecanismos automáticos.
Um dos recursos mais utilizados foram os chatbots unidos à inteligência artificial, uma vez que isso permite prestar um atendimento instantâneo e personalizado.
Conforme essa tecnologia aprende mais sobre seus clientes, se torna capaz de oferecer produtos relacionados àquilo que eles estão procurando.
Fazer parcerias com influenciadores
Diferentes tipos de empresa, inclusive os estabelecimentos físicos que investem em fachada de loja, estão adotando o marketing de influência, visto que os influenciadores digitais ajudam a divulgar conteúdo segmentado.
Para se ter uma ideia da relevância dessa estratégia, segundo uma pesquisa, de cada 10 usuários de plataformas como YouTube e Instagram, 6 seguiriam indicações desses influenciadores.
Além disso, o consumidor moderno prefere comprar produtos e serviços indicados por essas pessoas, do que aqueles que são indicados pelas celebridades.
Disponibilizar diversas formas de pagamento
Os negócios digitais acompanham a tecnologia e as facilidades trazidas por ela, por conta disso, também precisam facilitar a vida dos clientes, oferecendo diferentes formas de pagamento.
Se você for contratar um escritório virtual para administrar o seu negócio, vai procurar aquela empresa que oferece o tipo de pagamento que você utiliza. A mesma situação se aplica aos seus clientes e futuros clientes.
É muito importante variar as formas de pagamento para que mais pessoas possam comprar. Dentre as modalidades mais utilizadas no mercado estão a transferência e depósito bancário, cartão de crédito, boleto e PIX.
Ao trabalhar com todas essas modalidades, você facilita a vida dos consumidores e abre as portas para novas oportunidades de negócio.
Conclusão
Os negócios digitais já são uma realidade e prometem estar presentes na vida dos consumidores por muito tempo.
O poder desse tipo de empresa é tão grande que até mesmo aquelas marcas que já se consolidaram no mercado estão adotando essa ferramenta.
Grande parte dos consumidores já entenderam os benefícios trazidos por esse tipo de compra e venda, por essa razão, é o tipo de empreendimento que chama atenção de quem deseja ter o seu próprio negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.