A gestão financeira empresarial é muito importante para o cuidado da saúde financeira dos negócios, possibilitando novas oportunidades e até a multiplicação do patrimônio.
Por esse motivo, as empresas podem – e devem – dar uma atenção especial ao gerenciamento das finanças para conseguir controlar o estoque, planejar novas ações, olhar os custos, fazer novos investimentos e possibilitar um crescimento coerente e sustentável.
O que é Gestão Financeira?
A gestão financeira é um conjunto de técnicas e ações que permitem planejar, controlar e analisar todas as atividades financeiras e orçamentárias, neste caso, para a empresa.
Considerando que toda atividade administrativa visa aumentar e melhorar o patrimônio, uma gestão eficiente é muito importante para o sucesso do negócio.
Basicamente, a gestão financeira consiste em tarefas para a administração dos bens e do dinheiro da empresa, visando sempre os fins lucrativos que justifiquem a existência do empreendimento e o mantenham saudável para dar continuidade ao investimento.
Para que isso seja feito com qualidade, é fundamental haver uma integração entre as lideranças e os setores financeiros. Inclusive, um profissional especializado é de fundamental importância para um balanço saudável.
Algumas das funções que um gestor financeiro tem em uma empresa são:
- Controle de contas;
- Análise de resultados;
- Captação de recursos;
- Elaboração de planejamento financeiro;
- Levantamento de custos;
- Gestão de cobranças;
- Análise de investimentos;
- Controle do fluxo de caixa.
Estas são apenas algumas das atividades que os profissionais de gestão financeira podem executar nas empresas diariamente para agregar ganhos positivos à companhia.
O cuidado com a parte financeira é tão importante quanto os investimentos em Marketing Digital para os negócios que ajudam na visibilidade e fortalecimento da empresa no mercado.
A importância da gestão financeira nos negócios
O controle financeiro é essencial para manter todas as operações da empresa em dia e tornar as atividades mais lucrativas.
A administração dos recursos é fundamental para expandir os negócios, lançar novos produtos, ter mais ações de marketing, entre outras possibilidades que demandam investimentos.
Já a ausência da gestão financeira impede que as empresas cresçam com qualidade, tendo prejuízos no caixa, contraindo dívidas, podendo até chegar a falência.
Benefícios de uma gestão financeira eficiente nos negócios
Os investimentos de tempo e na elaboração de planejamento para o gerenciamento financeiro pode render muitos ganhos para os negócios, sendo os principais:
- Otimização no controle financeiro;
- Redução dos custos operacionais;
- Melhorias na produtividade;
- Mais praticidade nas atividades e processos;
- Segurança no armazenamento de dados;
- Proteção contra as falhas humanas;
- Excelência no controle de estoque;
- Maior detalhamento no acesso às informações;
- Precisão no momento de detectar falhas;
- Ajuda na tomada de decisões;
- Melhor controle do fluxo de caixa.
Estes são benefícios que contribuem muito para o crescimento da empresa, proporcionando novas possibilidades para investimentos, seja para criar novos produtos, serviços, melhorar o marketing, entre outros.
Estratégias que ajudam na gestão financeira
Implementar algumas práticas no gerenciamento financeiro empresarial é o caminho para tornar o ambiente da empresa mais harmônico e confortável, além de reduzir riscos fiscais e problemas que atrapalhem a rotina de trabalho. As mais comuns são:
- Elaborar um planejamento de contas
O plano das contas da empresa é algo importante para que os gestores e,principalmente, os empresários saibam a respeito dos gastos e consigam acompanhar da melhor maneira.
Afinal, o planejamento oferece uma visão geral e permite classificar as receitas de cada área, identificando as ações que precisam ser tomadas.
O uso de anúncios pagos, por exemplo, é muito comum nos negócios, principalmente no online, visto que esta estratégia aumenta a visibilidade e fortalece a marca.
Contudo, para que seja feita com qualidade e sem colocar em risco a saúde financeira do negócio, é fundamental que haja um valor de caixa disponível para isso.
Isto posto, colocar os investimentos em Instagram Ads, ou seja, o custo disso no planejamento de contas é uma forma de se organizar e evitar a falta de dinheiro para outras necessidades da empresa.
- Controlar o fluxo de caixa
Controlar as despesas e receitas é importante para uma gestão de sucesso.
Com a organização é possível planejar, prever e ter controle das entradas e saídas e, assim, se preparar em casos de falta de dinheiro e imprevistos externos, além de ajudar a saber se a empresa terá ganhos suficientes.
O cuidado com o fluxo de caixa nos negócios é tão importante quanto saber como anunciar no Google Ads para aumentar as vendas e tráfego do seu site.
- Controlar o estoque
Este é outro ponto importante da gestão financeira e visa monitorar as mercadorias que são armazenadas, matéria-prima disponível e assim garantir que as demandas serão atendidas sem ter prejuízos.
- Utilizar tecnologias
Usar um sistema que ajude no gerenciamento das finanças e que tenha indicadores de desempenho é interessante para monitorar os resultados.
Nesse sentido, uma plataforma digital que organiza os dados, permite acompanhar o fluxo de caixa, número de vendas, estoque, além de gerar relatórios que contribuem para a tomada de decisão de forma mais eficiente.
Mais ainda, além do uso de softwares ajudar na rotina de gestão ele possibilita o investimento em outras plataformas que contribuem com o desenvolvimento da marca.
Sendo assim, é importante entender como o sistema funciona, assim como funciona o Facebook Ads, plataforma que permite criar diversos formatos de anúncios pagos, para ampliar as oportunidades de negócio.
Por fim, é preciso ressaltar que, além das ações já mencionadas, outras estratégias importantes na gestão financeira são o mapeamento de despesas e custos.
Isso porque esse acompanhamento permite uma melhor prospecção dos cenários, contribuindo com decisões a respeito do capital de giro, elaboração de relatórios e diagnósticos financeiros, promovendo o melhor desempenho para a marca e reduzindo custos com processos ineficazes, o u que poderiam ser otimizados.