O Índice de Custos do Consumidor Ampliado, também conhecido pela sigla IPCA, é um indicador usado para medir a mudança nos custos de produtos e serviços em uma cesta para o consumidor final, e saber como calcular o IPCA anual é importante para o consumidor.
O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil, já que seu objetivo principal é acompanhar a alteração dos custos dos produtos no mercado para o consumidor final.
Você tem alguma dúvida sobre como calcular o IPCA anual? Veja nosso artigo.
O que é necessário para calcular o IPCA anual?
A pesquisa de custos, elaborada pelo IBGE, é coletada mensalmente em estabelecimentos comerciais, residências, concessionárias de serviço público e na internet.
Como o Brasil tem 5.570 municípios, pode ser bastante difícil conduzir a pesquisa em todos eles, portanto o IBGE coleta os dados nas principais regiões urbanas do país.
Nessas áreas, cerca de 400.000 custos são pesquisados mensalmente em cerca de 30.000 estabelecimentos. Para o cálculo, somente os pagamentos em dinheiro dos itens são aplicados.
Como calcular o IPCA anual?
Aprender como calcular a taxa de inflação acumulada é mais simples do que você imagina. A cada mês, o IBGE examina os valores dos produtos e serviços em vários centros urbanos da nação. A base da consulta tem em mente os equipamentos presentes na lista da POF. Eles são
- transporte;
- alimentos e bebidas
- doméstico
- saúde e cuidados pessoais;
- custos privados;
- educação;
- comunicação;
- roupas;
- artigos domésticos.
Depois de apurar os custos dos produtos e serviços, chega-se a uma porcentagem mensal no índice de inflação. O cálculo cumulativo do IPCA é a soma desses valores mensais durante um período de tempo.
Para tornar o aprendizado de como calcular a inflação acumulada mais confortável e acessível, o Banco Central do Brasil projetou Calculadora do cidadão. Nela, basta indicar o índice de inflação, o período em que se deseja ver a correção e o custo a ser ajustado.
Confira abaixo o exemplo do salário mínimo.
Depois basta clicar no custo apropriado, e o resultado do ajuste aparece.
Além do IPCA, a calculadora também calcula a inflação acumulada de outros índices, como por exemplo:
- GPI-M;
- GPI-DI;
- CPI;
- IPCA-E;
- CPI-BRASIL;
- IPC-PS.
Para que é usado o IPCA?
O Banco Central utiliza o IPCA como o principal indicador da inflação no território. Portanto, serve como referência para o Regime monitorar sua meta anual de inflação e, a partir dela, definir suas políticas monetárias e medidas econômicas.
Para evitar taxas de inflação fora de controle no território, como foi o caso no início dos anos 90, o Regime trabalha com uma meta anual de inflação.
Uma vez que o IPCA sugere que esta meta pode ser excedida, o regime toma medidas, como o aumento da taxa de juros da economia, a Selic, para controlar os movimentos inflacionários.
Como a inflação acumulada prejudica as políticas econômicas?
Lembra-se de termos dito no início deste post que o regime usa a inflação para suas políticas econômicas?
A cada ano, o regime publica a meta de inflação com uma margem de erro, a fim de manter o controle da volatilidade dos custos, aumentar o consumo e garantir o crescimento da economia.
Em 2020, o Conselho Monetário Nacional tomou a decisão de estipular e divulgar as metas para o ano corrente e para os anos seguintes a 4,00%, 3,75% e 3,50% por ano, respectivamente, com 1,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Conclusão
O IPCA é o índice de inflação oficial no Brasil. É calculado mensalmente pelo IBGE e mede a variação nos custos dos produtos e serviços vendidos e consumidos pelas famílias brasileiras com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, independentemente da fonte de renda.
A pesquisa é realizada nas principais áreas do país, coletando cerca de 430.000 custos de 30.000 estabelecimentos comerciais, residências, organizações de serviço público e a Internet.