Data é uma boa oportunidade para aumentar os lucros e a autoridade de marca da sua empresa
Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor é uma das datas focadas em oportunidades de vendas mais importantes para muitas empresas.
No dia 15 de março de 1962, John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, estabeleceu os principais direitos do consumidor no congresso norte-americano. A data se tornou um marco no calendário estadunidense e começou a ser usada por inúmeros varejistas do país.
Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No Brasil, ficou mais conhecida na última década e passou a ser estendida por uma semana inteira.
Empresas on-line e off-line disponibilizam uma série de vantagens para atrair os consumidores, como descontos e condições especiais de pagamento.
De acordo com o Relatório do Dia do Consumidor 2021, idealizado pela Social Miner em parceria com a Lett — empresas especializadas em dados de comportamento digital —, a semana do consumidor de 2021 (2 a 15 de março) registrou R$ 6,3 bilhões, 85% a mais do que no ano anterior.
Também em relação a 2020, o ticket médio subiu em 4%. Apenas no dia 15, o lucro do setor de e-commerce foi de R$ 592 milhões, o que representa 10% do valor total do mês de março.
Diante desses números, fica fácil perceber que a data é uma grande oportunidade para alavancar as vendas.
A seguir, confira 7 dicas para garantir que o seu negócio esteja preparado para a Semana do Consumidor.
1 – Defina o que será ofertado
Como já dito anteriormente, as empresas utilizam a data para atrair mais clientes ao oferecer algo em troca.
Hoje em dia, uma grande parte dos consumidores já espera por condições diferentes de compra com a chegada de março. Por isso, as marcas sempre buscam superar a si mesmas e a seus concorrentes para garantir os melhores resultados possíveis.
Opte por:
- Descontos
- Frete grátis/rápido
- Cashbacks
- Brindes
- Condições atrativas de pagamento (parcelamento sem juros, desconto em pagamentos à vista, etc.)
- Programas de fidelidade
2 – Faça um planejamento
Assim como a Black Friday, a Semana do Consumidor é uma época bastante atarefada. Assim, é importante que você tenha um planejamento completo para assegurar que tudo vai dar certo.
Defina as datas, programe ações de marketing, oriente o seu time, acerte tudo com possíveis fornecedores e prestadores de serviço, tenha uma equipe preparada para todas as atividades necessárias e um plano de contingência em mãos.
Uma programação bem demarcada certamente vai te ajudar a economizar tempo, estresse e dinheiro.
3 – Cumpra o que foi prometido
Ofereça apenas o que você pode dar.
Se descontos de 50% forem demais para o seu negócio, reduza-os para 30% ou 20%. A sua promoção é um brinde exclusivo? O estoque tem que dar conta dos pedidos. Anunciou entrega rápida? Tenha certeza que a transportadora vai conseguir se manter dentro do prazo.
Seja qual for a sua oferta, certifique-se de que isso será viável para as condições da sua empresa. Promessas não cumpridas prejudicam a sua credibilidade e, consequentemente, o seu faturamento.
4 – Invista na comunicação
Para que as pessoas saibam das suas novidades e aguardem ansiosas por elas, a sua comunicação deve ser eficiente.
Depois de definir as vantagens da sua Semana do Consumidor, trace um plano de divulgação antecipadamente. Pense em quais plataformas funcionam melhor para a sua empresa — redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, material off-line (panfletos, outdoors, publicidade em revistas, TV, rádio), entre outros.
Também considere o formato das peças para cada canal, linguagem utilizada, estilo visual e clareza da mensagem.
5 – Promova uma boa experiência ao usuário
O Relatório do Dia do Consumidor 2021 registrou um aumento considerável de visitas nos e-commerces. No dia 8 de março, os acessos cresceram em 4,72%. No dia 15, pouco mais de 6%.
Esse volume maior de pessoas on-line exige que o site esteja preparado para suprir a demanda e não deixar ninguém na mão.
Considere os seguintes pontos:
- Acessibilidade
- Desempenho técnico
- Estética e intuitividade
- Responsividade
- Suporte
Para tudo isso, reúna profissionais de programação, design, UX (User Experience) e atendimento.
No caso de lojas físicas, disponha o ambiente de forma organizada e simples para o trânsito dos clientes, tenha colaboradores o suficiente para atender o público e respeite as normas sanitárias para garantir a saúde de todos.
6 – Organize suas finanças
Controlar o dinheiro durante todo o processo de preparação para a Semana do Consumidor é essencial.
Uma boa maneira de fazer isso é com um software de gestão financeira que seja capaz de registrar as contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais, enviar orçamentos, administrar o estoque, arquivar documentos importantes, gerar relatórios personalizados, entre outras funções.
Com isso, toda a questão monetária fica devidamente estruturada e você não tem imprevistos desagradáveis que possam te fazer ficar no prejuízo, além de exibir e registrar os seus resultados de forma clara e sistemática.
7 – Fidelize seus clientes
Existem diversas formas de trazer os clientes (novos e antigos) para mais perto do seu negócio.
Atendimento eficiente, rapidez na entrega, produtos e serviços de qualidade, boas embalagens, cupons para as próximas compras e políticas eficazes de troca e devolução são alguns exemplos básicos.
Ações pós-venda também podem fazer esse trabalho de fidelização, como pesquisas de satisfação, nutrição com promoções e conteúdos e comunicação humanizada.
Realize as ações que mais façam sentido ao modelo do seu negócio para aumentar as chances de que os seus clientes sempre voltem e te coloquem no topo da lista de empresas que valem a pena.