Ter um carro é o objetivo de muitas pessoas, mas se colocarmos os gastos na ponta do lápis, é difícil não se surpreender com todos os custos que um automóvel pode trazer.
Quem assume um financiamento, assume ainda mais dívidas sobre o veículo, pois não fica só no pagamento das parcelas, é necessário arcar com as manutenções, documentação, combustível, seguro e por aí vai.
Por outro lado, ter um carro é ter um bem de valor e mais do que isso, liberdade total de locomoção por tempo indeterminado.
Mas, não é todo mundo que vê vantagem encontrar um automóvel, mas nem por isso dependem do transporte público.
Hoje em dia, existem várias empresas que oferecem serviço de assinatura de carro, o que tem feito muitos se perguntam se vale a pena comprar ou alugar.
Ainda vale a pena se organizar financeiramente para adquirir um veículo próprio, mas muita gente deixa de lado a organização financeira e acaba se endividando.
Quem precisa de carro tem outras opções, e neste artigo, vamos mostrar a opção mais rentável do ponto de vista financeiro e quais são os pontos positivos e negativos de comprar ou alugar um carro.
Comprar ou alugar?
Você já ouviu falar sobre o serviço de assinatura de carro? Essa opção tem se tornado cada vez mais popular e é muito semelhante com o aluguel de imóveis.
O cliente faz um contrato, paga um valor fixo todo mês para usar o carro e não precisa se preocupar com mais nada, apenas colocar combustível.
Portanto, o locatário não precisa arcar com despesas, como:
- IPVA;
- Manutenção;
- Seguro;
- Revisão.
Todo o dinheiro economizado pode ser investido em outros objetivos de vida, como uma reforma de ponto comercial para quem está abrindo o próprio negócio,
Mesmo sem precisar arcar com essas despesas, o cliente sempre vai ter um carro com cheiro de novo e não precisa se preocupar com a revenda na hora de trocar.
Do ponto de vista financeiro, alugar um veículo vale mais a pena, mesmo por meio do esquema de assinatura.
Se você aluga um carro por 3 anos, o valor no final do contrato é aproximadamente o preço que você pagaria por ele na concessionária.
Porém, não vai precisar providenciar emplacamento e arcar com as despesas que já falamos aqui. Se você somar tudo o que gastaria se o veículo fosse seu, o valor seria muito maior.
É como se você comprasse um carro a cada 3 anos e não precisasse fazer mais nada, apenas pagar pelo seu valor e abastecê-lo.
Assim como as pessoas podem fazer aluguel de ônibus para passeio, sem precisar comprar esse tipo de veículo e arcar com os seus custos, também é possível alugar um carro e usá-lo toda vez que você precisar.
Para quem quer um veículo para uso de longo prazo, vale a pena se informar sobre os serviços de assinatura, no entanto, não estamos dizendo que comprar um carro não faz mais sentido.
O consumidor precisa se lembrar dos custos que terá enquanto estiver com o veículo em seu nome. Além do valor pago na concessionária, existe um custo com manutenção, documentação, seguro e se somarmos tudo, o valor chega a assustar.
Nos primeiros 3 anos, os custos podem ser ainda maiores, só para você ter uma ideia, o valor do financiamento ou pagamento à vista mais todas as despesas durante os primeiros 36 meses pagam uma viagem Internacional com tudo o que você tem direito.
Tudo bem, o carro é seu, mas as dívidas também, mesmo que o indivíduo venda o veículo, o dinheiro que ele gastou com documentação e outras despesas não volta mais para ele, nem mesmo o valor do carro vai voltar.
Depois que sai da concessionária, a tendência é só se desvalorizar com o passar do tempo. Só para você ter uma ideia, assim que você tira o carro da loja, ele já está valendo 6% a menos.
A situação é diferente para uma empresa de gerenciamento de transporte e frotas, pois ela precisa desses veículos para prestar seus serviços e continuar lucrando, é o caso de taxistas e motoristas por aplicativo.
Pessoas que não trabalham dirigindo, que trabalham em casa ou que não precisam do carro todo dia devem repensar a aquisição do veículo.
Para ponderar melhor essas duas opções, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um carro.
Você já sabe que se alugar um carro, alguns cuidados importantes com ele e seu funcionamento, como o alinhamento e balanceamento, ficam por conta da empresa.
Por outro lado, ter o próprio veículo te dá Liberdade para fazer o que quiser com ele, como emprestá-lo para outras pessoas.
Assim como tudo na vida, comprar e alugar carros tem suas vantagens e desvantagens, e vamos falar um pouco mais sobre elas:
Vantagens e desvantagens de comprar um carro
Também existem muitas vantagens em comprar o carro, como o conforto, afinal, você pode ir para os lugares que quer dentro de um veículo que tem a sua cara.
Nada melhor do que a nossa casa, e o carro também transmite um sentimento semelhante.
Os momentos de lazer estão garantidos e você pode aproveitá-los em qualquer lugar, basta pegar o carro e ir.
Aproveite os momentos sem se limitar ao que está em um contrato de locação, afinal, no seu carro quem manda é você.
No entanto, o veículo próprio também tem suas desvantagens, o que mais pesa são os custos, pois um veículo custa caro e compromete uma boa parte da renda.
É necessário cuidar bem dele de muitas maneiras, como providenciar uma higienização completa automotiva, manter as revisões sempre em dia, deixar o documento em ordem, dentre outras necessidades.
Os custos vão muito além das mensalidades e da gasolina e isso acaba tornando a compra de um carro algo pouco vantajoso.
Quando chegar o momento de trocar, dependendo da situação do bem, não é tão fácil assim. Pessoas cuidadosas até conseguem vender o carro com mais facilidade, mas mesmo assim precisam ter paciência e esperar.
Além disso, não espere vender o veículo pelo mesmo preço que pagou, pois outra desvantagem da compra de um carro é que esse tipo de propriedade se desvaloriza muito ao longo do tempo.
Vantagens e desvantagens de alugar um carro
As empresas de aluguel de veículos cresceram muito nos últimos anos, por conta do trabalho remoto e pelo fato de que as últimas gerações não consideram como prioridade a compra de um veículo.
Antigamente, ter um carro era status e sinal de responsabilidade e amadurecimento. Hoje em dia não é bem assim, tanto é que muitas empresas, como uma disk bateria veicular, tem muito mais clientes pessoa jurídica do que antes.
Isso também acontece porque as pessoas já perceberam todas as vantagens da locação.
Uma delas é que pessoas que usam o veículo esporadicamente terão liberdade para se locomover quando precisarem, sem ficar pagando o carro o ano inteiro.
As empresas de aluguel e assinatura de veículos se responsabilizam por todos os gastos financeiros, exceto pelo combustível, e o cliente tem a liberdade de ir para onde quiser com o automóvel.
Materiais comprados em auto peças e outras necessidades são arcadas pela empresa, a não ser que o dano seja provocado pelo próprio cliente.
Outra vantagem é poder dirigir o tipo de veículo que mais te agrada, muitas pessoas preferem comprar carros usados por não terem condições de arcar com o veículo que realmente gostariam.
Com a locação ou serviço de assinatura, é perfeitamente possível escolher aquele modelo que mais combina com a sua personalidade.
Por outro lado, existem algumas desvantagens e em optar pelo aluguel. Uma delas é que o cliente precisa ser extremamente responsável com o bem, pois qualquer dano causado ao veículo é responsabilidade dele.
Se a pessoa fez alguma coisa que afetou a parte elétrica, terá de procurar uma auto elétrica mais próxima por conta própria.
Ademais, ao final do contrato, é necessário devolver o carro ou renová-lo, pagando mais uma vez.
Considerações finais
Hoje em dia, qualquer pessoa tem mais liberdade de locomoção por conta das diversas opções existentes.
Ninguém mais precisa comprar um carro, mesmo que isso ainda signifique um bom investimento em nossa sociedade.
A locação oferece modelos novos, com manutenção em dia, documentação em ordem, dentre outras necessidades para dirigir com segurança pela cidade.
Entretanto, para decidir o que realmente é bom para você, leve em conta a sua realidade e suas reais necessidades no dia a dia. Dessa forma, fará a escolha certa e sempre terá o carro, todas as vezes que precisar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.