A falta de organização pode prejudicar a vida financeira de qualquer pessoa, inclusive de quem ganha um bom salário.
Muitos possuem problemas financeiros e não sabem como resolver, um mal que atinge muitos brasileiros.
A crise econômica e os baixos salários podem realçar essas questões, mas eles não são os grandes vilões da história. Como resultado, muitos indivíduos experimentam problemas para dormir, isolamento social, crises de ansiedade e estresse.
Muitas pessoas que passam por problemas financeiros significativos não foram afetadas pela crise ou pelo desemprego, na verdade, a falta de educação financeira é a grande questão.
Não faz parte da cultura do brasileiro cuidar bem do dinheiro, mas muitas pessoas estão percebendo isso e procurando maneiras de reverter o quadro.
Pode parecer inimaginável, mas mesmo um trabalhador que ganhe apenas um salário mínimo pode viver uma vida financeira tranquila, se souber lidar com ela. Se você está cansado de ver o dinheiro como um problema, leia este artigo.
Vamos mostrar as principais dificuldades causadas pela falta de organização das finanças, mostrar a importância de se organizar e por que fazer investimentos.
Problemas causados pela falta de organização financeira
Quando se fala em dinheiro, muitas pessoas já começam a se preocupar, mas boa parte delas está empregada e simplesmente não consegue melhorar a situação.
Gastos por impulso são, geralmente, a principal causa de problemas nas finanças e não saber organizar os gastos e ganhos pode trazer uma série de problemas.
Não ter dinheiro no fim do mês
Quem não controla as finanças se torna mais vulnerável e cai frequentemente nas tentações de consumo, comprando coisas que não precisam e que não podem comprar.
Existem coisas que são prioridades, como ensino fundamental 1 grau em uma boa escola. Mas, muitas crianças não têm acesso ao ensino de qualidade porque os pais não sabem lidar com o dinheiro.
No fim do mês, a consequência é a dificuldade para sobreviver até o salário cair novamente, e muitas vezes, não ter dinheiro até mesmo para pagar as contas.
Tem gente que enxerga o cheque especial como suplemento ao salário e ignora o valor das compras feitas no cartão de crédito. Mas, quando as contas chegam, o desespero aparece.
Relações sociais abaladas
As relações sociais desgastadas também são consequências da falta de organização financeira. Esse descontrole gera impactos negativos na vida do indivíduo, casais e famílias, aumentando os níveis de estresse e discussões.
Maus pagadores precisam sempre pedir dinheiro emprestado, e quando isso se torna um hábito, amigos e familiares começam a ver o comportamento com desconfiança. Como resultado, são evitados em vários momentos.
Ausência de momentos de lazer
Quando vamos às compras e vemos produtos em um expositor de supermercado, antes de colocá-lo no carrinho, é necessário ponderar a real necessidade de comprá-lo.
Tentar manter um padrão de vida acima do que é capaz faz com que a pessoa seja refém de suas dívidas, por isso, não consegue guardar dinheiro para momentos de lazer com a família e os amigos.
Esses indivíduos trabalham apenas para pagar dívidas e contas básicas, o que traz sensação de frustração e estagnação. Mas, tudo isso é fruto de decisões ruins feitas anteriormente.
Problemas de saúde
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com cerca de 3 mil trabalhadores, a falta de organização financeira provoca diversos problemas de saúde.
Cerca de 42% dos entrevistados responderam que sua saúde foi impactada por conta de problemas com o dinheiro, e dentre os casos mais comuns estão:
- Ansiedade;
- Insônia;
- Estresse;
- Depressão.
Eles também apresentaram quadros de dores de cabeça, hipertensão, perda ou ganho de peso, problemas estomacais, dores pelo corpo, fraqueza e cansaço, úlcera e até uso de drogas ilícitas.
Crescimento das dívidas
As pessoas precisam aprender a priorizar, e além de evitar comprar o que não precisa, providenciar cancelamento de comunicação de venda, caso se arrependa de uma compra.
A falta de equilíbrio entre ganhos e gastos geram cobranças e acúmulos cada vez maiores. Essa situação é muito estressante porque a pessoa começa a receber ligações constantes, ameaças de ações judiciais e protestos.
Para resolver esse problema, muitos apelam para empréstimos com bancos, familiares e amigos, o que pode gerar mal-estar, brigas e constrangimento.
Importância da organização financeira
Além de evitar os problemas mencionados anteriormente, ter organização financeira e manter as contas em dia é fundamental, pois isso ajuda a planejar melhor o uso do dinheiro para situações de curto, médio e longo prazo.
É uma forma de aumentar a qualidade de vida porque você consegue arcar com os seus compromissos, fazer uma reserva financeira para imprevistos e poupar para alcançar seus sonhos e projetos de vida.
Muitas pessoas querem tirar a CNH especial para moto, viajar, casar, fazer uma faculdade, garantir os estudos dos filhos, ter uma boa aposentadoria, dentre outros, mas tudo isso só é possível com organização das finanças.
Cuidar bem do dinheiro é uma maneira de ter sossego e tranquilidade no dia a dia e aumentar a satisfação pessoal.
Manter as finanças organizadas ajuda a perceber como está o momento atual, evitar dores de cabeça com o dinheiro e projetar melhor o futuro.
As pessoas precisam manter o orçamento sob controle para aproveitar melhor a vida em vários sentidos. Todas as realizações só são possíveis se houver uma mudança de atitude na hora de lidar com as finanças.
A educação financeira leva o indivíduo a gastar com consciência e descobrir investimentos que ajudam a multiplicar os recursos.
Sendo assim, se quer pagar escola particular ensino fundamental para seu filho, não deve apenas calcular o salário, mas também adotar estratégias para usar bem o dinheiro.
Isso vai permitir viver com mais liberdade, atender seus desejos e ter mais segurança em relação ao futuro.
Os investimentos são uma excelente opção para dar um destino mais inteligente e próspero para o dinheiro, e eles trazem muitos benefícios.
Importância dos investimentos
Investir é um excelente caminho para ter boas fontes de renda, pois traz estabilidade e crescimento econômico.
Uma das vantagens dessa prática é a independência, ajudando a projetar a vida para os próximos anos. Pense em como você quer estar daqui a 30 anos, principalmente porque a previdência no Brasil não é o suficiente para viver com qualidade de vida.
Fazer um bom investimento vai garantir uma velhice independente, e existem várias opções para chegar lá, como os títulos públicos que podem ser aplicados por um período de 30 anos e geram recursos muito acima do que é pago pela previdência pública e privada.
Construir uma casa com estrutura metálica e uma janela com persiana integrada automática é uma das prioridades para muitas pessoas, mas para ter a casa dos sonhos e alcançar outros objetivos, também é necessário investir.
Muitas pessoas não realizam seus sonhos por falta de dinheiro, mas os investimentos ajudam a tirar os projetos do papel. Só que antes de escolher seu investimento, defina metas de curto, médio e longo prazo.
Todo mundo quer segurança financeira, mas poucos conseguem alcançar esse objetivo, pois não conseguem abrir mão de desejos momentâneos para ter estabilidade no futuro.
Para não se perder pelo caminho, é muito importante compreender a importância do planejamento financeiro, ter domínio sobre os próprios gastos e buscar a estabilidade.
No dia a dia, precisamos fazer algumas manutenções na casa, como instalação de varal de teto grande, consertar algum problema no carro, comprar alguma medicação, dentre outras necessidades e imprevistos.
Mas, para dar conta de tudo, é necessário ter uma boa reserva financeira. Todos precisam ter um valor que corresponda a pelo menos 3 meses de despesas básicas, guardado na poupança, mas se você fizer as contas, vai ver que a quantia é alta.
Existem opções de investimentos adequados para quem quer formar essa reserva financeira e não ser pego de surpresa pelos imprevistos.
Quando eles aparecem, a maioria acaba recorrendo ao cartão de crédito e até a empréstimos, modalidades com os juros altos e que geram impactos negativos nas finanças.
Entretanto, é possível lidar melhor com essas questões se você tiver um dinheiro guardado. Tanto é que conforme a reserva vai crescendo, você vai se sentindo mais tranquilo e preparado para qualquer situação.
Considerações finais
Sendo assim, fazer reforma placa automotiva, comprar um carro ou fazer uma viagem são exemplos de objetivos que precisam de dinheiro para alcançar. A organização financeira é a única forma de fazer tudo isso, sem estresse.
Cuidar bem do seu bolso é essencial para uma vida tranquila e para evitar situações como as que descrevemos ao longo deste conteúdo.
Organize seus gastos e ganhos e faça investimentos para se tornar financeiramente independente e viver uma vida feliz.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.