A Black Friday é uma data do mercado que chama muita atenção, não apenas dos consumidores como da própria indústria, devido a oportunidade que surge durante a quarta sexta-feira do mês de novembro de elevar as vendas e conquistar novos consumidores.
Surgindo nos Estados Unidos logo após o feriado de Dia de Ação de Graças, durante o final do século XX, a data começou a marcar a temporada de compras para o Natal, outra data em que há grandes movimentações no comércio.
Seja de setores como de tubo dobrado ou loja de roupas, a Black Friday se popularizou ainda mais pelos preços baixos que as lojas colocam em comparação ao que estava no mercado o ano todo, fazendo com que muitos clientes pudessem aproveitá-la.
Com a acessibilidade ainda maior, outros mercados passaram a observar como os Estados Unidos possuía um sucesso de vendas durante o período e assim, a data passou a ser adotada por muitos países ao redor do mundo.
Mesmo que o Dia de Ação de Graças não fosse celebrado na véspera da Black Friday como nos Estados Unidos, ainda sim a data acabou chamando a atenção dos clientes para fazer compras e dos lojistas para efetuar as vendas.
Os preparativos para a Black Friday passaram a ser ainda mais intensos em diferentes nichos, desde promoções em kit embreagem Hb20 1.0 3 cilindros 2014 até em produtos alimentícios com a concorrência cada vez mais presente no mercado.
Para que uma empresa possa ter sucesso dentro deste período sazonal, é importante compreender pontos como logística ou como as campanhas com antecedência que podem oferecer bons resultados após a Black Friday.
Buscar por dicas e formatos de operações que contribuam com a empresa também pode ser uma opção, e desta forma, as chances de sucesso crescem ainda mais, transformando o empreendimento em referência no segmento e construindo uma maior visibilidade.
Como se preparar com antecedência?
Tratando-se da Black Friday, o período acaba sendo esperado por muitos consumidores e empresas que esperam que a data proporcione benefícios. Com o mercado tendo grandes movimentações, os principais produtos que são mais procurados são:
- Celulares e eletrônicos;
- Televisores;
- Eletrodomésticos;
- Informática;
- Moda e beleza;
- Móveis;
- Livros.
Embora outros mercados também possam se beneficiar do período, como um fabricante de capa para violão folk acolchoada, por exemplo, se preparar com antecedência é um ponto importante para quem decide que irá aproveitar a data.
Uma forma de começar a se preparar para a data que ocorre em novembro é pensar na pré-campanha com meses de antecedência de modo que, até o grande dia, é possível já estar preparado para lidar com imprevistos e outros empecilhos.
Desta forma, os cronogramas e outras etapas que são importantes no período sazonal ganham um planejamento mais sólido e até mesmo criar alternativas que entrarão em ação caso haja necessidade.
Por isso, acompanhar as tendências que estão surgindo no mercado para ajudar na construção da campanha em novembro pode fazer a diferença, tanto no capital de vendas que entra como no número de clientes fidelizados que será conquistado.
Acompanhar os concorrentes também é uma forma de se preparar para a Black Friday, especialmente ao notar as ações que foram feitas na data do ano anterior e como se posicionaram posteriormente a novembro.
Assim, as chances de saber como a empresa de patches termocolantes irá se preparar e buscar formas para ganhar ainda mais destaque torna-se importante, especialmente porque a movimentação no mercado neste período é ainda maior.
Outro ponto para se preparar para a Black Friday são os reforços de estoque, especialmente porque há grandes chances de um volume de vendas chegar em um único momento e assim, ter uma falta de controle ou de produtos.
Por isso, previamente à Black Friday é importante que a empresa faça um bom estoque e o automatize para atender às grandes demandas, tanto para pegar os produtos como para ter um controle em questão de logística.
Algumas empresas passam a investir em tecnologia para auxiliar os trabalhadores que atuam nesta área, por isso, um picking automático ou um software para aguentar as capacidades e grandes demandas tornam-se importantes ao negócio.
Para que todo o movimento da Black Friday seja positivo, é necessário também que as ações ligadas aos consumidores também tenham uma elaboração com antecedência, por isso, o marketing digital deve ser parte dos planejamentos da empresa.
Ao elaborar uma estratégia que esteja alinhada com os objetivos que desejam ser conquistados é importante que a empresa tenha uma presença online para fazer com que os seus números de vendas e conversões de clientes possam ser mais altos.
E desta forma, a jornada de compra que o cliente estiver fazendo possa ter monitoramento e a geração de dados, que, posteriores a data, servem como uma forma de compreender como a empresa atuou.
Além dos meios que devem ser feitos na Black Friday do ano seguinte, portanto, embora a data seja no final do mês de novembro, se preparar com antecedência é a chave para fazer com que as vendas e as metas possam ser atingidas.
Dicas para ter sucesso durante a Black Friday
Não apenas ter um bom endereço virtual para abertura de empresa pode garantir o sucesso de uma empresa na Black Friday, como também, existem algumas dicas para que o período sazonal traga benefícios para a empresa. Algumas delas são:
Negociar com fornecedores
A negociação com os fornecedores pode ser uma forma de fazer com que a empresa tenha sucesso, especialmente quando se vende produtos em larga escala e que, por necessidade de abastecer o estoque, precisam de uma maior produção.
O ato de negociar com os fornecedores deve ser feito previamente para que, no momento da produção, a quantidade de material esteja correta para realizar a confecção de máscara em tecido personalizada.
Por isso, buscar parcerias é uma forma de fazer com que o estoque que estava considerado encalhado possa ser vendido ou então apostar em novas formas de pagamento que beneficiem ambos os lados.
Com uma boa negociação, não apenas o número de vendas da empresa pode subir como o lucro dos fornecedores e por isso, quanto mais antecipadamente a ação for feita, melhor será para que empecilhos não atrapalhem a data sazonal.
Transporte e logística
O transporte e a logística são pontos muito importantes de uma Black Friday, especialmente porque o grande volume de compras do período é feito de forma online pelo e-commerce.
Uma empresa que busca oferecer as melhores condições para que o produto chegue em perfeito estado e dentro do prazo na residência do consumidor, acaba ganhando ainda mais pontos com o consumidor, gerando chances de repetições de compras posteriormente.
Buscar por um transporte e logística que atenda as necessidades da empresa e dos consumidores, podendo ter uma maior abrangência para ter uma grande cobertura de área de entrega, é algo que pode oferecer um sucesso a empresa.
A agilidade em cumprir prazos é importante nos períodos em torno da Black Friday, por isso, quanto mais a empresa se preparar para lidar com questões de tempo de entrega, melhores serão os resultados apresentados posteriormente.
Contratação de agências de marketing digital
Ter visibilidade dentro do mercado é importante, e durante o período da Black Friday, essa meta deve ser ainda maior devido a quantidade de promoções que são lançadas dentro do nicho ou no mercado em um aspecto geral.
E por isso, contratar uma agência de marketing digital acaba contribuindo para que este foco seja dado à empresa de um modo correto, fazendo com que as chances de conversão comecem a partir das campanhas que o público terá acesso.
Suporte aos profissionais da empresa
Dentro do período, é importante também que os profissionais tenham o suporte ideal para trabalhar, especialmente por causa do grande volume de dados que são gerados continuamente com compras, transações financeiras e atendimento ao cliente.
Por isso, dar equipamentos e apoio físico e mental para os profissionais também é uma fórmula para que a empresa tenha sucesso na data, já que a humanização também gera atrativos positivos dentro do mercado.
Considerações finais
A Black Friday é um período de grande movimentação dentro do mercado e por isso, saber se preparar para obter sucesso dentro do segmento é algo fundamental para que a experiência do consumidor e da empresa sejam boas neste período.
Para que se tenha sucesso na data e posterior a ela, é preciso que o planejamento das ações que serão realizadas ocorram com meses de antecedência, assim como um projeto de muro de alvenaria, por exemplo, para que possa dar tudo certo.
Tanto para questões internas como planejamento de marketing digital para atrair a atenção dos consumidores, quanto em externas como negociações com fornecedores ou empresas de logísticas, são pontos que se deve ter atenção para oferecer boas experiências.
Já que por meio da Black Friday, é possível gerar uma boa fidelização de consumidores que se reflete diretamente nas vendas de Natal e as posteriores no ano seguinte.
Por isso, quanto mais uma empresa se preparar internamente e ainda, observar a atuação das concorrentes ao longo do ano no mercado, maiores tornam-se as chances de fazer com que os clientes se fidelizem com a marca.
Assim, a referência dentro do ramo e o destaque pode ocorrer de modo que as vendas ao longo do ano sejam positivas e na próxima Black Friday, os resultados superem a do ano anterior.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.