Muitos brasileiros ainda podem não saber o que significa a palavra “startup”, porém, boa parte deles já usa os serviços dessas empresas sem imaginar que elas fazem parte deste segmento. Uber, Ifood e Nubank são exemplos de startups que deram muito certo e caíram no gosto popular. Será que existe um segredo para isso?
Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para organizações que desejam potencializar seu crescimento e performance, as startups têm como principal característica a inovação e a agilidade, mas, para darem certo, é fundamental que seus objetivos estejam alinhados com as demandas do mercado. “Algumas empresas conseguem olhar além do óbvio e se preocupam com o que realmente importa. Quando essas companhias passam a estudar o mercado e entender as dores relevantes das pessoas, criam maneiras de resolver esses problemas de forma ágil e precisa, se destacando em mercados altamente competitivos”, explica.
De acordo com a especialista, as startups surgem com ideias disruptivas, muitas vezes revolucionando setores tradicionais com soluções únicas, mas a busca por aceleração de resultados não deve ser confundida com pressa desenfreada. “Uma preparação adequada é essencial para evitar armadilhas que possam prejudicar o crescimento sustentável da empresa. É importante realizar ajustes conforme as necessidades que aparecem ao longo do tempo, garantindo uma base sólida sobre a qual essa aceleração será construída”, declara.
Para Marilucia, empresas e pessoas com filosofias mais conservadoras podem ter dificuldade para identificar os benefícios de propostas inovadoras. “Muitas vezes é preciso criar e estimular uma nova cultura com base em demandas que já haviam. Um aplicativo como o Ifood, por exemplo, centraliza e facilita o delivery, algo que ajuda muito especialmente em grandes metrópoles. Já o Nubank, quando começou, soube olhar para uma demanda grande da população desbancarizada ao oferecer cartão de crédito gratuito. A partir daí foi crescendo e suprindo outras demandas”, avalia.
Um ponto importante em startups bem sucedidas é a questão do time envolvido. “A equipe por trás de uma startup desempenha um papel crítico durante toda a sua trajetória. Antes de acelerar os resultados, é importante avaliar a competência, a performance e o alinhamento dos colaboradores com a visão da empresa. A contratação ou o investimento em capacitação de membros-chave pode ser um movimento fundamental para sustentar o crescimento acelerado”, revela.
Além disso, a aceleração de investimentos em tecnologia e infraestrutura é fundamental para que as startups possam alcançar o seu mais completo potencial, segundo Marilucia. “Essa aceleração deve buscar a constante evolução do produto ou serviço oferecido, seja no campo técnico, financeiro ou comercial. Para isso, é essencial contar com um planejamento estratégico efetivo”, declara. “Outro ponto importante é que, muitas vezes, contar com mentoria especializada pode fazer total diferença no rumo de uma startup”, afirma.