Em meados dos anos 1990, uma pequena empresa ocupava três salas de uma casinha em Seattle e tinha funcionários amontoados em mesas feitas de portas em bases de madeira, completamente improvisadas. O início improvável daquela que se tornaria uma das maiores e mais importantes marcas do mundo é o ponto de partida dos ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr para contar a história da Amazon.
No livro Obsessão pelo cliente, que chega ao Brasil pela Citadel Grupo Editorial, os autores recuperam a trajetória da multinacional fundada por Jeff Bezos até os dias atuais para revelar os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso da gigante de tecnologia, iniciada como uma loja de venda de livros online. O título da obra explicita a essência do pensamento amazoniano: a definição de objetivos a partir das necessidades e desejos dos clientes.
Estruturado nos 14 princípios de liderança que direcionam a tomada de decisões em todos os níveis da empresa, os executivos apresentam exemplos concretos e acessíveis de como são colocadas em prática uma série de funções, desde a contratação e comunicação até organizacional e design de produto. Estes princípios, explicam os autores, são a estrutura básica usada diariamente ao discutir ideias para novos projetos ou resolver um problema.
O processo de recrutamento também é um dos temas abordados ao apresentar o Bar Raiser, que fornece métodos para fazer contratações melhores, com eficiência e mais rapidez. Já o capítulo sobre liderança separável, de segmento único, contribui para elucidar por que a coordenação aumenta e a produtividade diminui enquanto as organizações crescem. Esta estratégia visa minimizar a perda da eficiência causada pelas dependências intraorganizacionais.
Com 27 anos de experiência somados entre eles – grande parte durante o período de inovação incomparável que criou produtos e serviços como Kindle, Amazon Prime, Amazon Studios e Amazon Web Services –, Bryar e Carr oferecem acesso à espinha dorsal da Amazon, contam como ela foi desenvolvida e comprovam que é um método repetível, escalonável e adaptável. Uma leitura para qualquer pessoa interessada no tema, com lições aplicáveis a pequenas e grandes empresas.
Obsessão pelo cliente é um guia prático e revelador de como a empresa cresceu e se tornou tão bem-sucedida. Repleto de memórias do tempo que nela atuaram, os autores demonstram que o sucesso na escala da companhia não é alcançado pela genialidade de um único líder, mas sim por meio do compromisso e da execução de um conjunto de princípios e práticas bem definidos e executados, compartilhados pela primeira vez nesta obra.
Com prefácio de André Street, empresário brasileiro, filantropo e fundador da empresa de pagamentos Stone, o livro integra o projeto Stone Educa. Todos os anos, por meio da iniciativa é escolhido um título literário para inspirar os colaboradores e desenvolver novos talentos.