Conhecimento é poder em Wall Street, e os profissionais do mercado de investimentos têm a reputação de serem os mais bem informados.
Mas e se você não é um profissional? Bem, os investidores individuais também podem tirar proveito de seus próprios conhecimentos e obter sucesso com seus investimentos.
Investidores individuais têm muitas vantagens sobre investidores institucionais, especialmente a capacidade de investir com uma mentalidade de longo prazo e comprar ações que são verdadeiras joias escondidas fora do radar da maioria.
Mas eles também podem aproveitar as informações para identificar algumas ações potencialmente em alta.
Listamos neste artigo algumas das melhores maneiras dos investidores individuais pesquisarem ações e obterem vantagem sobre os profissionais de mercado.
Como pesquisar ações como um profissional
Listei quatro técnicas que os profissionais usam para descobrir o que realmente está acontecendo no mercado.
Muitas vezes, esses métodos exigem um pouco mais do que apenas ler os números em uma tela ou balanço, mas você também pode descobrir mais dessa maneira do que de outras formas mais tradicionais.
1. Use um rastreador de tendências
Um rastreador de tendências é um ótimo ponto de partida para investidores em busca de novas empresas.
Com um bom rastreador de ações, você pode encontrar ações que estão atingindo preços mínimos e então analisar os dados dessas empresas para decidir se compra ou não.
Você pode encontrar rastreadores de ações em algumas das principais corretoras.
2. Converse com as equipes de gerenciamento
Pode parecer que as equipes de gestão estão fora dos limites para investidores individuais, mas nem sempre.
Claro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, provavelmente não atenderá sua ligação, mas você tem uma chance real de fazer perguntas em empresas menores, onde os executivos falarão com investidores atuais ou futuros.
Você vai precisar ter perguntas pertinentes e alinhadas a situação atual da empresa, que mostrem que você conhece o negócio, e pode ser um momento para perguntar aos insiders os pontos mais delicados sobre ele.
Mesmo que você não consiga falar no telefone com o alto escalão, você pode acessar o departamento de relações com investidores de qualquer empresa de capital aberto.
O RI, como é conhecido, pode fornecer detalhes financeiros ou perspectivas sobre um comunicado à imprensa, entre outras coisas.
Também pode ser útil perguntar a uma equipe de gerenciamento quais outras empresas eles mais respeitam no setor e por quê.
Essa linha de questionamento pode lhe dar uma boa perspectiva para você decidir se vale a pena ou não investir no negócio que você está pesquisando.
3. Faça sua própria pesquisa em primeira mão
Sair de trás da mesa pode ser uma ótima maneira de descobrir o que realmente está acontecendo antes que seja grande.
Esse é o conselho clássico da lenda do investimento Peter Lynch, que recomenda observar as novas tendências que surgem com os amigos, seja um novo produto ou serviço.
Você já ouviu falar de um ótimo restaurante novo na área? Confira você mesmo e veja o que você gosta e se o seu funcionamento está funcionando sem problemas.
Seu vizinho gosta de um novo gadget de tecnologia? Veja você mesmo do que se trata.
Essa é uma excelente maneira de encontrar possíveis oportunidades de investimentos que estão fora do radar.
Os fãs de biscoitos ou bebidas poderiam facilmente ter investido nas ações da M. Dias ou da Ambev antes mesmo delas se tornarem famosas.
Um outro exemplo fácil para você entender é o caso das ações POSITIVO. Você compraria os produtos que essa empresa produz?
4. Assine um boletim informativo
Um boletim informativo de investimento é um ótimo recurso para investidores individuais.
Essa é uma técnica que os investidores profissionais também usam, embora os dois tipos de boletins informativos normalmente se concentrem em análises muito diferentes.
Ainda assim, um bom boletim informativo pode ajudar investidores individuais a encontrar e avaliar boas oportunidades de investimento e dar a eles uma perspectiva mais ampla, já que o mercado é muito grande.
Pode parecer que os investidores profissionais são oniscientes, mas eles deixam muitas pesquisas para terceiros.
Isso é exatamente o que você pode fazer, com uma certa vantagem adicional, que é poder investir em negócios pequenos e de alto crescimento que muitos investidores não estão enxergando.
Além disso, você pode ter a vantagem adicional de obter boas ideias de ações dos profissionais do boletim informativo.
Procure uma casa de research respeitável no mercado e um histórico de tratar bem os assinantes, você pode encontrar bons boletins informativos pagando pouco por isso.
Conclusão
Embora seja fácil lamentar que os profissionais de Wall Street tenham enormes vantagens sobre os investidores individuais, até mesmo os menores têm maneiras de usar algumas das técnicas dos profissionais e, em alguns casos, têm até algumas vantagens sobre os grandes investidores.