Dar uma olhada no guarda-roupa pode ser uma ótima solução para quem tem roupas que não usa mais e precisa pagar boletos.
Quando a conta não fecha, essa ideia pode ser a salvação para poder fazer uma grana extra e fechar a conta no final do mês.
Muita gente não pensa nisso, mas as roupas paradas no guarda-roupa podem ser um investimento e tanto, basta despertar o empreendedor que tem dentro de você.
Por isso, para aquelas pessoas que têm o armário abarrotado, mas que não usam nem 20% dele, chegou a hora de fazer uma sessão de desapego.
E, para unir o útil ao agradável, venda aquelas peças usadas que ainda se encontram em bom estado, como se estivessem em espumas de proteção.
Para te ajudar nessa tarefa, o artigo a seguir apresentará algumas dicas de como começar esse processo, além de explicar as vantagens de conseguir uma renda extra para realizar sonhos, pagar dívidas e muito mais.
Como vender roupas usadas?
Para começar o processo, é essencial seguir algumas dicas que não podem faltar na hora de vender algo usado, seja uma camiseta listrada horizontal masculina ou qualquer outro item, as dicas são:
1. Separe as peças
Antes de dar início ao processo de vendas, é essencial separar quais produtos serão vendidos, por isso, nesse momento, é possível organizar suas roupas em pilhas.
A primeira pilha formada de roupas que se usa sempre, a segunda pilha de roupas que são usadas às vezes, a terceira pilha de roupas que não se usa há pelo menos noventa dias ou mais e a quarta pilha de roupas manchadas ou rasgadas.
Além de ser um bom momento para desapegar de roupas em boas condições que não são usadas e aumentar a renda, pode ser uma boa hora de jogar roupas que ninguém mais usará no lixo.
Depois de separar a pilha de roupas em uma caixa de papelão para a venda, escolha preços justos para as peças de acordo com o estado em que elas se encontram.
2. Escolha o canal de venda
O segundo passo é escolher onde a venda será feita, afinal, é possível fazê-las por meios tradicionais, como em brechós, mas também existem sites e redes sociais que podem ajudar a vendê-las mais rápido ainda.
Se optar pelos brechós, pesquise sobre os melhores da sua cidade e ofereça as peças a eles. Em muitos deles, existe a opção de trocar as roupas ou de pegar o dinheiro.
Agora, se optar por sites especializados pode ter muito mais benefícios, principalmente se gostaria de alcançar mais compradores e não tem tempo para lidar com a negociação.
Mas, assim como em brechós, será necessário pagar um tipo de taxa de adesão, então dará adeus a uma parte dos lucros obtidos.
E para quem decidir vender através das redes sociais, o custo para divulgar não existe, porém deverá dedicar um tempo a mais para a função.
É possível vender através do próprio perfil nas redes ou criar um novo só focado nas vendas das roupas, assim como um brechó online ou perfil de desapegos.
Venda em uma rede social que você já esteja familiarizado, que saiba usar e se mantenha sempre atento ao perfil para atender potenciais compradores.
3. Deixe o cliente a par de tudo
Para quem optou por vender através das plataformas online, é essencial trabalhar no destaque do produto, e para isso alguns pontos devem ser considerados, como:
- Caprichar nas fotos;
- Ser honesto com os clientes;
- Garantir preço justo;
- Fazer um bom atendimento;
- Oferecer boas formas de pagamento.
Para destacar o produto, é preciso tirar fotos com boa qualidade, valorizando tudo o que pode ser valorizado na peça.
Não tire fotos da roupa amassada ou jogada no chão, deixe-a em um belo cabide em uma parede branca com uma iluminação legal e tire a melhor foto que puder.
Se for o caso, vista a camisa polo que está vendendo e monte um belo look com ela para mostrar aos clientes exemplos de como a peça pode ser utilizada.
Além disso, coloque na descrição todas as informações sobre a peça, pequenas avarias e outros pontos que pode achar relevantes para a venda.
É possível contar onde a peça foi comprada, quando foi comprada, quanto tempo ela tem de uso, e se foi usada poucas vezes.
Na venda online o cliente só verá a peça depois da compra, por isso seja 100% honesto e passe as informações corretas e verdadeiras sobre o estado da peça.
Na hora de escolher o valor, não será possível colocar o preço que pagou pela peça originalmente, mas tente encontrar um equilíbrio justo nele.
Pesquise sobre o site que vai vender as peças ou em brechó online para ter uma nova básica de quanto peças parecidas com a sua podem valer.
Se uma peça parecida com a sua custar um valor X, tente diminuir um pouco o valor que pedirá, pois isso pode motivar o cliente a escolher o seu produto e não o do outro lugar.
Além disso, antes de mandar a roupa tente deixá-la no melhor estado possível, talvez fazendo uma limpeza a úmido profissional, em casa mesmo.
As pessoas costumam ter muitas dúvidas e incertezas na hora de fazer compras, isso tanto no meio físico quanto no meio online.
Por isso tente estar sempre presente para responder a dúvidas ou questionamentos que eles façam via site ou redes sociais.
Um bom atendimento pode ser a chave para que o cliente se sinta seguro em fechar a compra com você e não com outra loja online.
Por último, ao usar as plataformas de venda online uma possibilidade de formas de pagamento enorme se abre para o vendedor.
E o melhor de tudo é que a maioria deles são gratuitos, assim como o Pix que permite que o dinheiro caia na conta na hora e está presente em todos os bancos.
No entanto, também existem outros aplicativos que fazem pagamento via cartão facilitando as formas de pagamento.
No que essa renda extra pode ajudar?
Ganhar um dinheiro extra é ótimo, principalmente quando algum imprevisto aparece e ele exige que uma certa quantia seja desembolsada.
Depois de adotar medidas para solucionar o problema, como a venda de roupas usadas, é hora de pensar em como essa renda extra pode ajudar.
Além de poder resolver problemas, esse dinheiro extra ajuda a se prevenir de atrasos de pagamentos para a empresa terceirizada de limpeza, por exemplo, permitindo fechar o mês com as contas em dia.
Ou pode até ajudar a realizar um sonho de comprar um carro, uma casa, ou qualquer item que esteja fora do orçamento fixo do mês. Entenda mais sobre essas vantagens a seguir:
Ter sempre lucro positivo
Além de ajudar a fechar o mês no azul pagando dívidas não espetadas, conseguir uma renda extra ajuda a ter um lucro positivo na conta.
Isso porque, assim como os ganhos ajudam uma pessoa na hora do mal momento financeiro, eles podem ser guardados e gerenciados para investimento e projetos grandes.
No entanto, para isso é essencial ter disciplina e um bom conhecimento sobre administração de ganhos, para manter os valores rentáveis.
Realizar sonhos e ter mais qualidade de vida
Depois de entender como cuidar do dinheiro extra que entrou, é possível prospectar a realização de um sonho que finalmente pode ser realizado com ele.
Isso inclui desde sonhos mais simples como viajar para um estado que nunca foi, até maiores como financiar uma moto ou até mesmo uma casa juntando com as economias.
Sejam planos a longo, médio ou curto prazo, tudo pode ser possível se você contar com um bom controle das suas finanças.
Mais do que sonhos, um dinheiro a mais também pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida de acordo com os propósitos que ele seja usado.
Com isso, metas que eram vistas como jamais alcançáveis como um jardim com grama natural varanda apartamento podem começar a ser mais palpáveis.
Considerações finais
Fazer uma renda extra nos dias de hoje é vantajoso para todo mundo, e melhor ainda, sem revisar gastar ou sem provocar gastar muito com isso.
Por isso, vender roupas usadas ou seminovas pode ser a melhor opção para quem tem contas a pagar ou deseja realizar um sonho, mas precisa de dinheiro para isso.
Ao unir o útil ao agradável, vendendo roupas que não usa mais e as transformando em dinheiro, você só terá vantagens e maior facilidade para resolver promessas e realizar metas.
Por isso, seja para pagar um boleto, trocar sua janela de vidro pequena, ou dar entrada em uma casa, esteja sempre atento às oportunidades para fazer uma renda extra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.