Ter limites financeiros não é fácil para muita gente, principalmente, onde o consumismo é tão grande e as oportunidades para comprar alguma coisa são praticamente irresistíveis.
Junte isso ao fato de que o brasileiro não tem educação financeira e teremos a receita perfeita para o endividamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 3 em cada 10 brasileiros é capaz de responder a uma pergunta sobre juros compostos.
O limite financeiro anda de mãos dadas com o planejamento das finanças, pois quem planeja o uso do próprio dinheiro, consegue estabelecer limites para os seus gastos e evitar os transtornos da falta de prudência financeira.
Também é dessa forma que uma pessoa consegue alcançar suas metas, independentemente de quais sejam. Portanto, se você tem um sonho e quer realizá-lo, precisa impor limites financeiros.
Sabendo da dificuldade de muitos indivíduos em se organizar e conseguir alcançar seus objetivos e metas, vamos esclarecer algumas dúvidas ao longo deste artigo.
Você vai entender a importância de estabelecer limites financeiros e conhecer maneiras de conseguir controlar melhor o próprio dinheiro.
Importância dos limites financeiros
Na vida precisamos impor limites em vários sentidos, pois isso é uma forma de evitar que a pessoa ultrapasse algo que possa acarretar angústias e preocupações no futuro.
Por exemplo, temos limite para comer, limite para beber, limite para trabalhar e precisamos de limite para gastar. Limite financeiro é justamente isso, determinar o máximo que uma pessoa pode gastar por mês.
Imagine, por exemplo, um casal que está mobiliando o apartamento. Para isso, eles fizeram um planejamento do quanto podem gastar com móveis de vime para varanda pequena e outras peças de mobília.
Se eles ultrapassarem esse limite, vamos prejudicar a própria finança e começar o casamento cheios de dívidas.