A formação de preços é uma ação fundamental, visto que ela determina o quanto o consumidor vai pagar por determinado produto ou serviço. Em outras palavras, toda a solução vendida no mercado, além de seu valor, possui um preço de venda.
Quando falamos em preço, estamos nos referindo a um montante que precisa ser pago pelo consumidor para adquirir um produto ou serviço.
Nesse sentido, a formação de preços acaba sendo uma atividade importante na rotina dos empreendedores e seus negócios, além do fato de que ela traz uma análise essencial que ajuda a controlar os custos.
Entretanto, muitos empreendedores não sabem como definir o preço de suas soluções. O primeiro passo é saber que existem diferentes fatores que vão impactar no quanto o cliente vai pagar pelo que você tem a oferecer.
Mas, nem sempre é fácil estabelecer essas questões e, por essa razão, definir o quanto cobrar é desafiador para muitas pessoas. Se você também está diante dessa situação, leia este artigo.
Vamos explicar o conceito de formação de preços, o tipo de análise que o empreendedor faz para defini-lo e de que forma deve ser calculado. Confira!
Qual a definição de formação de preço?
Quando se fala em precificação, o que se quer dizer é sobre colocar o preço que deve ser cobrado por determinado produto ou serviço. Na teoria, isso pode ser bem simples, mas na prática, a conversa muda.
Isso acontece porque o preço de uma solução deve ser o suficiente para cobrir tudo o que foi gasto com sua produção, se adequar à média do mercado e ainda trazer lucros.
Isso diz respeito a absolutamente qualquer tipo de produto ou serviço que compramos, até mesmo avaliações patrimoniais. Como resultado da consideração de todas essas características, podemos dizer que a precificação é uma ciência.
O empreendedor precisa contar com as informações certas, para que assim possa estabelecer um preço justo para o cliente e competitivo para a empresa. É necessário fazer uma análise que leva em consideração diferentes fatores, e dentre eles estão:
- Custos;
- Margem de lucro;
- Despesas fixas;
- Despesas variáveis.
Se você quer que o seu negócio seja lucrativo, precisa saber contabilizar todos esses fatores, algo que, para quem não tem muita experiência, pode ser complicado no início.
Para você entender um pouco mais como esse trabalho é realizado, mais adiante vamos ver de que forma o empreendedor analisa a formação de preço de seus produtos e serviços.
Como é feita a análise para definição de preços?
É muito importante saber que o consumidor se preocupa com o preço, apesar de este não ser o único fator que ele analisa na hora de comprar algum item, ele ainda exerce um peso na decisão.
Tendo isso em vista, a primeira coisa que o empreendedor pensa é na realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida.
Nesta etapa, é possível contar com um software de gestão empresarial para pequenas empresas para facilitar esse processo. Além disso, tenha em mente que produtos e serviços muito conhecidos e buscados pelas pessoas podem ser mais caros.
Para entender um pouco mais como funciona a precificação justa das soluções que as empresas oferecem, vamos separar os principais fatores que são analisados pelo empreendedor.
Um deles são os custos, visto que todo produto ou serviço gera algum tipo de despesa, o que pode envolver produção, transporte, armazenamento, divulgação, dentre outros aspectos.
É exatamente por isso que nunca devemos estabelecer os preços dos produtos e serviços sem nenhum tipo de embasamento.
Muitas organizações que acompanham seu mercado e a movimentação da concorrência baixam os preços, mas isso acaba fazendo com que as vendas aumentem e os lucros diminuam.
Dependendo do modo que isso for feito, a estratégia pode perder o rumo, uma vez que a companhia deve respeitar os custos que teve para disponibilizar suas soluções.
Ou seja, é necessário contabilizar os custos de tudo o que envolve o produto, como mão de obra, energia elétrica, automação empresarial, logística, matéria-prima e assim por diante.
O empreendedor também deve considerar os custos fixos, como aluguel do estabelecimento, internet, salários, dentre outros.
No entanto, nem sempre é fácil associar esses gastos à solução que você vende, o que acaba atrapalhando um pouco mais o processo de precificação. Para evitar qualquer problema nesse sentido, você pode contar com a ajuda de um contador.
Outro ponto importante é a margem de lucro, afinal, não pode-se vender alguma coisa se ela tiver um preço que cubra apenas seus custos. A margem de lucro é o valor que supera essa base.
Assim sendo, quando estiver fazendo a formação de preços, o empreendedor considera o quanto ele quer ganhar com cada vida. Isso faz parte do dia a dia de qualquer empresa, como aquelas que prestam serviços de comunicação visual.
No entanto, saiba que definir a margem de lucros não é uma tarefa simples, pois é importante observar os preços do mercado, saber quais são as expectativas dos consumidores e quais as características da solução.
É exatamente por isso que alguns empreendedores que estão começando agora costumam errar nesse processo, e estabelecer um preço baseado apenas nos custos de produção.
Mas a verdade é que precisamos levar em consideração a margem de lucro necessária para que o negócio seja sustentável e se mantenha ativo no mercado.
Por fim, o empreendedor deve acompanhar o mercado em que ele atua, já que ele dita muitas tendências.
Nesse contexto, não podemos falar sobre formação de preços se não considerarmos, por exemplo, a influência dos concorrentes no valor final.
Se a solução é um produto comum, como um computador, a loja ou fabricante não pode cobrar mais caro do que os concorrentes.
Lembre-se de que o consumidor moderno analisa vários aspectos antes de tomar uma decisão, o que inclui ainda mesmo as características da fachada comercial moderna do estabelecimento.
Além disso, eles pesquisam muito bem o preço, já que podem contar com a facilidade da internet. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento, 77% das pessoas pesquisam alguma coisa na internet antes de comprar.
Para não perder tempo, esteja sempre atento ao seu mercado e aos preços praticados pela concorrência. Essa estratégia é muito importante para definir o preço que você vai cobrar por seus produtos e serviços, além das promoções e ofertas.
Como esse cálculo é feito?
Existem diferentes métodos que ajudam um empreendedor a determinar a formação de preços, e eles variam de acordo com a necessidade do negócio, o momento que ele está vivenciando e as informações de custo.
Uma empresa de comunicação visual pode usar a margem de contribuição, sendo esta o principal método para formar preços. Ela possibilita determinar o lucro, depois de descontar os custos e despesas.
Você pode definir o quanto quer ganhar na cada venda e ajustar a margem de acordo com a realidade do seu negócio.
Para fazer o cálculo, você pode usar uma fórmula simples, sendo:
Margem de contribuição = valor de venda – custos e despesas variáveis
Agora, se o seu objetivo é determinar a porcentagem da margem de contribuição, é necessário aplicar uma fórmula diferente:
Margem de contribuição = valor de venda – custos e despesas variáveis ÷ valor da venda
Para uma empresa de assessoria empresarial, por exemplo, esse cálculo garante que a empresa consiga cobrir suas despesas e ajustar os preços, de acordo com a realidade de seu mercado.
Também é possível utilizar o método de pesquisa de preços, que considera a precificação praticada pelos seus concorrentes durante uma venda direta. A organização entende o quanto deve cobrar e quanto custa cada um dos itens.
É necessário analisar os concorrentes diretos e indiretos, para assim saber os preços cobrados por eles e a média de um produto ou serviço no mercado.
Não podemos deixar de dizer que a pesquisa de preços não deve ser o único aspecto a ser considerado na hora de precificar seus produtos e serviços.
Ao contrário, isso pode trazer prejuízos se você cobrar um valor muito abaixo de seus custos fixos e variáveis. Por essa razão, uma empresa que aluga sala privativa deve usar a pesquisa de preços apenas como um auxiliar na precificação.
Conclusão
Todo produto ou serviço precisa de um preço, sendo este o valor que o consumidor paga e que traz uma margem de lucro para a empresa.
Isso significa que você não pode simplesmente olhar para as suas soluções e dar um preço a elas. É necessário considerar alguns fatores e saber calcular do jeito certo. Assim, é cobrado um valor justo para você e para os seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.