Com a chegada do pagamento instantâneo no Brasil, não é mais preciso pagar uma alta taxa e esperar alguns dias para transferir o seu dinheiro de um banco para o outro. Agora, é possível efetuar esse processo de forma imediata e gratuita.
Além da facilidade nas transações bancárias, o novo formato de transferências também ajudou a vida de quem deseja substituir o dinheiro físico ou cartão de débito pelo pagamento eletrônico.
O pagamento de boletos também se tornou mais fácil. Ao precisar pagar a fatura de uma empresa de internet, por exemplo, é necessário apenas alguns minutos para que o processo se realize sem taxas, sem espera e sem ter que ir ao banco.
Para conseguir realizar esse tipo de transferência instantânea, é necessário efetuar um cadastro online em um banco e criar uma chave de acesso que pode ser o número do celular, e-mail, CPF ou CNPJ. Essa modalidade oferece benefícios como:
- Rapidez;
- Segurança;
- Controle;
- Baixo custo.
A integração das instituições financeiras com o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), plataforma unificada do Banco Central, garante que todos os processos realizados por dispositivos móveis sejam seguros e confiáveis.
A mudança pode facilitar a rotina tanto de Pessoas Físicas quanto das Jurídicas. Quem recebe os pagamentos, como os empreendedores, é ainda mais beneficiado. Nesse caso, poderão receber o dinheiro sem o auxílio de intermediários.
Antes, era necessário o auxílio de uma máquina de cartão, que exigia o pagamento de uma taxa para uso para conseguir receber o dinheiro dos clientes. Hoje, basta alguns cliques no celular para que tudo seja resolvido.
Outra diferença é que, no lugar das notas fiscais físicas, surgiram os comprovantes digitais de pagamento, que podem ser enviados por e-mail, SMS ou para o número de telefone dos recebedores.
Pagamento instantâneo e suas vantagens
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, no início de 2022, o número de negócios que já utilizam a ferramenta de pagamento instantâneo corresponde a 86% em todo o território brasileiro.
A grande quantidade de empreendedores usuários da ferramenta tem sido beneficiada diariamente durante as vendas e negociações. Isso engloba, inclusive, os pequenos comércios, como uma sala comercial compartilhada.
Com o advento da internet, não é mais necessário que um pequeno negócio passe por tantos processos burocráticos para conseguir oferecer variadas formas de pagamento aos seus clientes.
O cadastro no MEI (Microempreendedor Individual), aliado ao pagamento instantâneo, estimulou a formalização de empreendimentos e deu credibilidade aos empreendedores.
Assim, pedreiros e mestres de obra são boas ilustrações desses apontamentos. Os especialistas em reforma de lojas comerciais ou ambientes domésticos, por exemplo, puderam ser formalizados em suas funções graças à tecnologia.
Atualmente, há a possibilidade de que uma pessoa contrate seus serviços e efetue o pagamento na mesma hora, sem o auxílio de uma máquina de cartão ou sem precisar utilizar uma grande quantia em dinheiro físico.
Isso poderá facilitar o fluxo de caixa dos profissionais. Com os comprovantes enviados pelos clientes, é possível visualizar melhor os valores recebidos em um dia, semana, mês ou ano.
Um ponto relevante é a prevenção de possíveis fraudes. Como o pagamento é feito de pessoa para pessoa, na mesma hora, é quase impossível que aconteçam erros e que haja golpes durante o processo.
Não só profissionais informais foram beneficiados, mas também os pequenos negócios, como uma empresa de arquitetura e reforma, por exemplo. Nesse caso, é primordial que os processos bancários sejam rápidos e seguros.
Considerando que reformas e projetos de arquitetura costumam ter altos valores, é de extrema importância garantir que não haja fraudes ou empecilhos no momento em que o cliente for efetuar um pagamento instantâneo.
Esses processos práticos aumentam o diferencial competitivo da empresa, que não conta com processos burocráticos na área financeira, além de garantir a sua segurança e alto fluxo de caixa.
Outro ponto importante a se ressaltar é que, com essa tecnologia, os espaços físicos de pagamento, que eram realizados em um balcão promocional e caixas, já não são mais necessários.
Em muitas lojas e comércios, o espaço destinado aos pagamentos ainda existe. No entanto, para o caso de empreendedores que têm um negócio digital, como um e-commerce, não é possível que isso aconteça.
Os donos de lojas virtuais tiveram grandes vantagens com os pagamentos instantâneos, e uma delas foi a não necessidade de possuir um espaço físico ou reforma de ponto comercial para que as transações aconteçam.
Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, no ano de 2021, foram registradas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, 57,4% a mais em comparação ao mesmo período de 2020.
O resultado dessa forte presença no e-commerce foi um faturamento de R$ 35,2 bilhões entre os meses de janeiro e março de 2021. Diante desse cenário, é primordial que as vendas virtuais estejam cada vez mais adaptadas ao público.
Com a utilização do pagamento instantâneo, é possível que lojas realizem vendas a distância e recebam o pagamento na mesma hora por meio dessa ferramenta.
O comércio eletrônico não tem dado oportunidades somente a varejistas, mas também a prestadores de serviços, tal como uma empresa de portaria virtual.
Nesse caso, existe a possibilidade de uma pessoa contratar um serviço e efetuar o pagamento instantâneo dele com apenas um clique, o que trará comodidade ao pagador e ao recebedor do dinheiro.
Como usar esse tipo de pagamento em um negócio?
Como mencionado anteriormente, tanto os pequenos negócios quanto as grandes empresas podem utilizar o sistema de pagamento instantâneo. Para isso, basta seguir algumas instruções.
O primeiro passo é que o empresário ou microempreendedor tenha uma conta corrente ou poupança em um banco, corretora ou qualquer prestador de serviços financeiros.
Possuindo uma dessas opções de conta, basta baixar o aplicativo da instituição financeira responsável e procurar pela opção “Pix”, ou realizar o mesmo processo pelo site do internet banking (banco virtual).
Em seguida, o Pix pedirá uma chave cadastral, que pode ser CNPJ, e-mail, ou telefone da Pessoa Jurídica. Esse será o código informado ao cliente, para que seja possível realizar as transferências de pagamentos.
Após concluir essa etapa, as informações serão enviadas ao Banco Central, para que o registro seja finalizado e o sistema possa começar a ser utilizado o mais rápido possível.
A grande vantagem para as Pessoas Jurídicas é a possibilidade de ter até 20 chaves cadastrais por conta, ao contrário das Pessoas Físicas, que só podem possuir cinco, mas não deixa de ser vantajoso.
Custos para empreendedores
Diferente das Pessoas Físicas, que não são cobradas pelas transações financeiras instantâneas, em alguns casos, alguns tipos de Pessoas Jurídicas precisam arcar com custos.
Em caso de Pessoas Jurídicas com abertura de Microempreendedores Individuais e empresários individuais, não são cobradas taxas durante o envio ou recebimento do Pix, com exceção de vendas comerciais.
Já no caso das Pessoas Jurídicas que não se enquadram em nenhuma das opções mencionadas acima, a cobrança por recebimentos e pagamentos é autorizada pelo banco central, para ser feita por instituições financeiras.
Nesses casos, a cobrança de taxas só é obrigatória para recebimentos de pagamentos via QR Code, e pode variar de acordo com cada banco ou corretora responsável pela PJ.
Mesmo com custos em algumas transações, no Brasil, o Pix ainda é a opção mais em conta em relação a outros recursos, como o TED e o DOC, disponibilizado pelas instituições bancárias.
Considerações finais
Com a era digital, a forma como as informações são transmitidas se tornou muito mais rápida do que antes. Como consequência disso, as pessoas passaram a exigir que os problemas pudessem ser resolvidos na mesma presteza.
Seguindo essa base, o pagamento instantâneo foi criado para facilitar as transações bancárias de Pessoas Físicas e Jurídicas. No mundo dos empreendedores e demais empresários, as vantagens conquistadas foram inúmeras.
Para alcançar o sucesso nessa jornada autônoma, é preciso passar por alguns processos burocráticos, mas com o auxílio da tecnologia, abriu-se um leque de possibilidades para agilizar muitos processos financeiros.
Com o Pix, é possível receber qualquer tipo de pagamento, desde cursos de comunicação, até uma peça de roupa ou um par de sapatos, efetuar pagamentos para funcionários e pessoas envolvidas em um negócio, tudo por um dispositivo móvel.
Além disso, o custo dessas transações financeiras é bem menor do que as realizadas por instituições bancárias, como os conhecidos TED e DOC, que exigiam uma taxa alta e um tempo de espera considerável para débito em conta corrente.
Considerando esta nova realidade, é primordial que a velocidade acompanhe os processos rotineiros de nossas vidas, inclusive nos pequenos, médios e grandes negócios. Dessa forma, a burocracia dará lugar à comodidade e à praticidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.