E-commerce é um nome inglês para comércio eletrônico, uma modalidade de compra e venda em que as transações são executadas exclusivamente pela internet, por meio de dispositivos e plataformas.
Aliás, comprar e vender pela internet está se tornando um hábito no mundo todo, mas, no Brasil, esse tipo de negócio tem ganhado força.
Os consumidores já perceberam a vantagem de adquirir produtos dessa maneira, já que podem encontrar tudo o que precisam em lojas na web, pagar um valor acessível e receber tudo no conforto de casa.
Para os empreendedores, é uma forma de ter o próprio negócio ou de aumentar o empreendimento. É o que acontece quando uma loja física cria uma plataforma de vendas pela web.
É um recurso muito rentável, que ajuda a expandir as vendas sem que para isso seja preciso arcar com as despesas inerentes a um estabelecimento físico.
Ao invés de pagar aluguel de um novo imóvel, despesas com água, luz e funcionários, você vai vender os seus produtos de um jeito muito mais simples, moderno e que atenda às necessidades dos consumidores modernos.
Neste artigo, vamos explicar o que é um e-commerce, por que ele é importante nos dias de hoje, além de dar algumas dicas para começar a trabalhar com esse formato de empreendimento. Acompanhe!
Entendendo o conceito de e-commerce
A definição de e-commerce nada mais é do que a comercialização de produtos e serviços pela internet, de modo que as transações são feitas por meio de dispositivos, como o celular, tablets e computadores.
O cliente pode se sentir atraído por uma fachada de loja moderna e comprar o produto na loja física. Mas, no caso do comércio eletrônico, ele pode se sentir atraído pelo design das páginas e assim optar por comprar daquele e-commerce.
Inclusive, quando falamos sobre vendas na internet, podemos nos referir a diversos canais, no entanto, o mais conhecido é o site da marca. Mas você também pode vender em marketplaces, pelas redes sociais e até por e-mail.
É importante entender isso porque quando falamos sobre e-commerce, a maioria das pessoas já pensa em uma loja virtual. Contudo, o que queremos dizer é que esse termo é mais abrangente e se refere a outros meios de vendas na web.
Essa modalidade de compra e venda tem crescido muito no Brasil, principalmente depois do ano de 2020, em que as pessoas tiveram uma necessidade maior de comprar online.
O crescimento das transações de compra feitas na internet chegou a 75%, em comparação ao ano de 2019. Em 2021, o e-commerce continuou crescendo, e pessoas que nunca haviam feito compras online aderiram a essa modalidade.
Isso fez com que o Brasil entrasse na lista de países com os serviços de e-commerce mais bem desenvolvidos do mundo. Isso significa que, se você já tem uma loja física, vai encontrar um terreno fértil para criar a sua plataforma de vendas.
De acordo com um levantamento realizado pela eMarketer, o comércio eletrônico brasileiro cresceu mais do que em países como Espanha, Reino Unido e Tailândia.
Com base nessas informações, é possível entender a importância dessa modalidade de negócios, que ainda tem um grande potencial de crescimento para os próximos anos.
A importância do comércio eletrônico
Se você tem um estabelecimento físico e caprichou na fachada com led, pode valorizar ainda mais o seu negócio investindo nas vendas pela internet.
Quando começamos a vender na web, além do site de vendas, também podemos usar outros canais, como:
- Redes sociais, como o Facebook e Instagram;
- Vender por aplicativos, como o WhatsApp;
- Marketplaces diversos;
- E-mail marketing.
Mesmo diante dessa variedade de opções, é preciso ter uma loja virtual no seu site porque, no caso das redes sociais, apesar de serem ótimos pontos de contato entre seu negócio e seus clientes, elas funcionam muito melhor como uma vitrine.
Mas, na hora de vender, lembre-se de que você usará um espaço que não é exclusivo para o seu negócio. Por exemplo, no Facebook, você precisa seguir as regras da vitrine de vendas da plataforma ou pode sofrer algumas munições.
Por outro lado, ao ter o seu próprio domínio, você vai atrair o público para a sua página (o que pode ser feito pelas redes sociais), e ali vai trabalhar as vendas, de acordo com as características do seu negócio.
Você pode conquistar a credibilidade do público ao entregar as mercadorias dentro de uma caixa de papelão personalizada com logo. Ademais, no site você tem mais liberdade para colocar em prática suas estratégias de marketing digital.
Sua empresa sempre terá um canal aberto para vendas, permitindo que os clientes comprem a qualquer momento do dia ou da noite, em qualquer dia da semana.
O negócio não vai mais se limitar aos limites geográficos, ou seja, você pode vender para pessoas de outras cidades, estados e até países.
Uma plataforma e-commerce bem estruturada leva o seu negócio ao conhecimento de pessoas de qualquer lugar do mundo, o que significa um aumento nas vendas.
Por oferecer essas facilidades, sua empresa vai garantir a satisfação dos clientes e levar mais comodidade até eles.
Para as pessoas é muito cômodo comprar pela internet, pagando menos e recebendo tudo em casa. Quando vamos até uma loja, precisamos ter tempo, paciência para pesquisar preços, enfrentar filas, pagar estacionamento, entre outros contratempos.
Se você quer que os clientes apreciem a fachada para comércio da sua loja, você pode oferecer a opção de comprar pelo site e retirar pessoalmente no estabelecimento.
Isso significa entregar uma liberdade de escolha para o consumidor e ainda ter a chance de aumentar o fluxo de pessoas em sua loja física.
Tudo isso acontece com baixo investimento, afinal, você não precisa gastar com mobília, aluguel, limpeza e organização do espaço, funcionários, energia elétrica, dentre outras necessidades.
Mesmo porque, o que você gastaria com uma nova loja física poderá ser investido em estratégias de marketing digital, que vão ampliar o alcance da sua marca, beneficiando, inclusive, o estabelecimento físico.
Para divulgar o seu site de vendas, você pode fazer alguns convites personalizados para os clientes que forem até a loja física, incluindo um cupom de desconto para a primeira compra.
Aliás, outra vantagem que explica a importância do e-commerce é o fato de que, ao descrever os produtos que você vende na plataforma, você tem mais tempo para argumentar sobre eles com os clientes.
Muitas vezes, dentro do estabelecimento, principalmente em dias mais movimentados, o cliente pode não ter muita disposição para ouvir a argumentação do vendedor.
Quando ele vai comprar na internet, está um pouco mais disposto a entender sobre o produto, visto que não pode vê-lo pessoalmente. Logo, você pode aproveitar essa brecha e usar a descrição como uma argumentação com um visitante.
Como começar um e-commerce
Antes de criar um folder promocional para divulgar sua loja virtual e outros canais de vendas pela internet, é importante saber como criar um e-commerce. Algumas dicas são:
1 – Pesquisar uma boa plataforma
O primeiro passo é pesquisar uma plataforma de e-commerce para que você possa desenvolver o seu site de vendas que seja adequada para o tipo de produtos ou serviços que você oferece.
Existem diversas empresas que fazem esse trabalho e garantem que o seu cliente tenha uma boa experiência em seu canal de vendas.
2 – Disponibilizar diferentes meios de pagamento
É essencial escolher com cuidado a plataforma que vai sustentar a sua loja virtual porque ela vai influenciar na integração com os modelos de pagamento.
Determinar as formas de pagamento que você vai oferecer para os consumidores é decisivo para vender mais.
Um dos modelos mais comuns são os gateways de pagamento, intermediários e adquirentes. Os intermediários são mais recomendados para as lojas pequenas, pois são mais fáceis de serem implementados.
3 – Ter um site seguro
Assim como você anota com cuidado em um bloco de pedido todas as compras dos seus clientes, precisa ter atenção com sua loja virtual em alguns aspectos.
Um deles está relacionado à segurança da sua loja virtual, afinal, ela vai coletar dados sensíveis dos clientes, como o código de segurança do cartão de crédito, dados bancários para depósito, endereço e documentos.
Por essa razão, você precisa trabalhar com um sistema antifraude, que ajuda a detectar problemas de segurança e evita o vazamento de dados de seus clientes.
Tenha atenção quanto a isso porque, com a chegada da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), ter dados de pessoas roubados ou perdidos pode trazer muitos problemas para o seu negócio.
Conclusão
Ao seguir as nossas dicas e ainda garantir um bom sistema de entregas como produtos embalados em sacolas kraft personalizada, você vai garantir o sucesso do seu e-commerce.
Trabalhar com essa modalidade de compra e venda é acompanhar as tendências do mercado e as preferências do consumidor 4.0.
Mesmo que os estabelecimentos físicos ainda tenham futuro pela frente, a tecnologia e a facilidade trazidas pela internet logo vão substituir as compras presenciais. Modernizar o seu negócio com o e-commerce é garantir o crescimento e a constância do seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.