Pessoas consumistas são aquelas que compram excessivamente, geralmente produtos e serviços que nem mesmo precisam, agindo por impulso ou desejo de comprar.
Trata-se de um comportamento extremamente destrutivo para as finanças e que vem trazendo prejuízos para pessoas de todas as idades e partes do mundo.
Porém, compras por impulso são a principal característica do consumista, sendo uma pessoa que tenha necessidade de comprar alguma coisa que, geralmente, é inútil. O consumo gera a sensação de felicidade passageira, mas traz muitos prejuízos financeiros.
Costuma prejudicar, principalmente, a relação do indivíduo com o cartão de crédito, uma vez que acaba assumindo dívidas que não pode pagar. Mas, para realmente controlar o consumismo, primeiro é necessário compreendê-lo do ponto de vista psicológico.
Em outras palavras, deve-se identificar qual é a causa da compra por impulso, como um sentimento ou uma sensação que simplesmente aparece. Também é muito importante conhecer as próprias finanças e saber lidar com elas.
Se você está passando por esse problema, não deixe de ler o artigo até o final. Será possível conhecer algumas dicas para ter mais controle dos gastos, como fazer uma lista de compras de longo prazo e como fazer um planejamento financeiro.
Como ter controle financeiro
Para ter mais controle sobre as suas finanças, existem algumas práticas que você pode adotar no dia a dia. Dentre elas, estão:
Fazer o diagnóstico financeiro
Primeiro é necessário fazer uma análise categórica das suas finanças, usando recursos como aplicativos ou planilhas de controle. Inclua suas fontes de renda, assim como os gastos fixos, como:
- Aluguel;
- Condomínio;
- Água;
- Luz;
- Internet.
Inclui também despesas extras, independentemente de quais sejam, desde um café que você tomou na padaria até aluguel de limousines para aniversário.
Ao fazer isso, será possível ter um balanço mensal para saber se está fechando o mês no vermelho ou com saldo positivo em sua conta.
Evitar áreas de compras
Fica mais difícil evitar o consumismo quando o indivíduo está inserido em um ambiente que influencia a compra. Evite frequentar centros comerciais, shoppings, feiras, dentre outros ambientes do tipo.
Promoções e descontos podem simplesmente fazer com que você compre alguma coisa que não precisa, além disso, evite acessar plataformas de venda online.
Evitar dívidas novas
Procure evitar o acúmulo de novas dívidas, caso realmente queira colocar a saúde financeira em ordem. Evite usar o cartão de crédito descontroladamente, assim como o cheque especial.
O melhor a se fazer é priorizar as compras à vista, pois isso evita que você tenha dívidas no próximo mês, que vão se acumulando ao longo do tempo.
Planejar as compras
Se você pretende reformar a casa e colocar sanca de gesso invertida, primeiro planeje o que vai comprar, quanto vai custar e com isso organize suas finanças.
Quando for ao supermercado, faça uma lista de compras apenas com os produtos que precisa, pois isso evita que você se esqueça de alguma coisa ou que compre em excesso.
O planejamento nada mais é do que organizar os itens, entender suas necessidades e comprar só aquilo que estiver anotado. Isso também vale para outros momentos de compra, por exemplo, os presentes de Natal.
Diminuir despesas supérfluas
Diminua despesas não necessárias, mantendo o foco em suas prioridades. Procure pensar em longo prazo, pois ao passo em que as contas estiverem balanceadas, fica mais fácil melhorar o padrão de vida.
Essa organização vai te ajudar a comprar o que você deseja, sem que para isso seja necessário fazer uma nova conta.
Não se console comprando
Algumas pessoas têm o hábito de comprar alguma coisa para se consolar ou como recompensa por um dia ou uma semana de trabalho intenso.
Isso não é bom porque o cérebro humano possui um circuito conhecido como sistema de recompensa que processa a sensação de prazer ou satisfação. Isso acontece, por exemplo, quando um fumante acende um cigarro.
As compras por impulso agem da mesma forma, liberando um sentimento que precisa ser recompensado. Assim como o cigarro prejudica a saúde do fumante, as compras prejudicam suas finanças.
Uma empresa vai contratar locação de impressora se estiver precisando desse serviço, não apenas porque acha que precisa de uma máquina a mais para preencher um espaço vazio no escritório.
Da mesma forma, você só deve comprar o que precisa e evitar adquirir qualquer coisa apenas como consolo. Existem outras maneiras de se recompensar, como tirar um dia de folga, comer algo diferente, assistir um filme e assim por diante.
Organizando compras de longo prazo
Para controlar o consumismo por impulso, é muito importante criar uma lista de desejos daquilo que você pretende comprar em longo prazo. Pode ser um imóvel, um carro, uma viagem ou até mesmo um celular de última geração.
Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de broca cônica para ferro, costumam usar essa estratégia para organizar suas finanças, e você pode fazer a mesma coisa.
Primeiro, determine quais são seus objetivos e prioridades, pois, a partir dessa definição, fica mais fácil saber o que precisa fazer para chegar lá.
Depois de saber quais são seus objetivos, chega o momento de iniciar o planejamento financeiro e entender os gastos que estão atrapalhando a concretização de seus sonhos e projetos de vida.
Use uma planilha ou aplicativo para organizar todos os seus gastos, tanto os fixos quanto os variáveis, além de indicar sua fonte de renda total.
Se tiver alguma dívida alta, procure quitá-la o quanto antes e, assim que todas as despesas estiverem em ordem, defina o valor que pode poupar por mês.
A meta mensal ajuda a ter mais disciplina financeira e é assim que você vai reunir a quantia que precisa para comprar todos os itens de sua lista de desejos.
Só que, além de criar uma lista, por exemplo, com todos os materiais que são necessários para uma reforma, como revestimento antigo, é preciso ter um planejamento para saber como será o mês.
Como organizar as finanças do mês
Se uma pessoa quer ter mais previsibilidade das contas durante o mês todo e evitar surpresas, precisa organizar as finanças do mês. Algumas dicas para isso, são:
1. Conhecer seu orçamento
Elabore uma lista com seus custos fixos e calcule o valor de todos eles juntos no mês, pois isso vai mostrar qual é seu custo de vida.
Lembre-se de que esse montante compromete uma parte de sua renda, sendo necessário acompanhar despesas futuras para manter tudo dentro do planejado.
2. Estabelecer metas
A economia não se baseia apenas no dinheiro que sobrou no fim do mês. Ela deve ser transformada em um objetivo, pois, além de monitorar as despesas, isso também vai te ajudar a ter projeção financeira.
É assim também que você vai conseguir se preparar para qualquer eventualidade, como a troca de bateria start stop Volkswagen para o seu carro.
Determine um valor mensal para guardar, e toda vez que receber seu salário, separe essa quantia imediatamente, da mesma forma como você cuida do pagamento das contas.
3. Reduzir gastos diários
Da mesma maneira como você estipula metas que ajudam a economizar, procure definir metas para os gastos, ou seja, estabeleça o máximo que pode empregar em cada despesa do mês.
Por exemplo, 15% do salário pode ser usado em compras no supermercado, 10% com lazer e 5% para a compra de vestuários e outros acessórios.
Com essa organização, é possível comprar tudo o que você precisa para alimentação da família, como bacon caseiro defumado. No entanto, lembre-se de que não significa que você deve gastar a mesma quantia todos os meses, apenas se limitar a elas.
4. Evitar gastos desnecessários
A partir do momento em que você sabe para onde vai o dinheiro, consegue avaliar facilmente o seu orçamento pessoal, evitando comprometer o salário com coisas que não pode pagar.
Na hora de comprar algum produto, verifique se realmente tem condições de pagar e se realmente precisa daquilo. Às vezes, a vontade pode falar mais alto, mas se não houver controle, você pode se endividar.
Se tiver mais de uma prioridade em sua vida e no momento possa arcar apenas com uma delas, faça uma coisa de cada vez, dando preferência àquilo que é mais essencial.
Por exemplo, comprar remédio homeopático para zumbido no ouvido pode ser mais importante agora para alguém do que uma peça de roupa nova.
Considerações finais
No mundo de hoje, onde as redes sociais são usadas para ostentar uma vida de luxo, muitas pessoas desenvolveram a compulsão por comprar. Porém, o excesso de compras não condiz com a realidade da maioria.
Com isso, as pessoas começam a contrair dívidas e mais dívidas e nunca conseguem sair do vermelho. A boa notícia é que esse problema pode ser controlado, e com as dicas ao longo deste conteúdo, suas finanças serão muito mais saudáveis em pouco tempo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.