Qual a importância do cashback nos dias de hoje?

Qual a importância do cashback nos dias de hoje?

Estratégias financeiras em marketing são comuns no comércio virtual. Para além de pontos de fidelidade e milhas, o cashback é uma prática que pode aumentar a visibilidade da empresa e seus lucros, ainda que à primeira vista não indique isso. 

O cashback é uma solução voltada para a retenção do cliente, ou seja, um estímulo para que o consumidor continue adquirindo produtos em sua loja após a primeira compra. Aliás, a fidelização do cliente é um tema em discussão nos espaços corporativos.  

Estima-se que o valor para nutrir uma audiência já convertida em cliente é menor, comparado com os esforços de aquisição de consumidores que nunca entraram em contato com uma determinada marca, reduzindo custos para uma empresa de arquitetura

Por isso, oferecer uma série de benefícios e tornar a segunda compra atrativa para o consumidor é um caminho perseguido por muitos empreendedores. Este artigo vai apresentar os benefícios do cashback nessa estratégia. 

Afinal, o que é cashback?

Cashback é uma proposta de devolução de parte do dinheiro usado em uma compra, como forma de abater valores na próxima aquisição, sob a forma de cupons de desconto ou depósito de dinheiro na conta do usuário, com o auxílio de uma consultoria contábil

Usualmente, as empresas que empregam táticas de cashback usam carteiras virtuais como maneira de reter o cliente, uma vez que se trata de uma política de estímulo a novas compras. Portanto, é seguro dizer que o cashback é uma alternativa de desconto. 

O termo em inglês pode ser traduzido, de forma literal, como “dinheiro de volta”, uma justaposição entre as palavras cash e back. Seu uso foi difundido no comércio virtual, no cenário nacional, entre 2011 e 2015, com resultados promissores desde então. 

Do ponto de vista do cliente, o cashback é uma excelente oportunidade de negócio, uma vez que a percepção de lucro estimula o consumidor a continuar comprando daquela loja. Nisso se estabelece o objetivo de retenção e fidelização. 

Muitas empresas que desejam investir na prática precisam contratar organizações financeiras que, em um contrato de parceria, monitoram e instalam toda a estrutura para as transações monetárias via web, como a impressão de boleto de transferência.

A promessa de dinheiro de volta está presente em muitas estratégias de vendas, como o ressarcimento rápido em caso de desagrado com o produto. O cashback, no entanto, não pode ser confundido com esses métodos.

Operações de cashback acontecem independentemente de devoluções, desconfortos com o produto ou qualquer problema na venda. A proposta estipula um valor de devolução que pode variar entre os 5% a 10% do valor do item adquirido.

Algumas empresas empregam o cashback em liquidações, campanhas promocionais ou catálogos de produtos recém-lançados no mercado. Outros empreendimentos estabelecem essa política como norma para todos os seus bens de consumo. 

É válido dizer que o cashback é uma solução ideal para o comércio virtual realizado por meio de aplicativos, uma vez que a plataforma exclusiva simplifica a inserção da estratégia, facilita o controle e reduz erros no relacionamento com o cliente.

Ademais, trata-se de uma solução de desconto turbinada, uma vez que trabalha não apenas com a atração de novos consumidores pelos preços competitivos, como na retenção deles ao emprego dos benefícios dentro de sua plataforma. 

Com a popularização das plataformas multifuncionais, muitas empresas podem equipar seus aplicativos e centros virtuais com opções para o pagamento de contas ou compra de passagens aéreas por meio do cashback, com a implementação de uma carteira digital. 

Através de parcerias, muitos desses empreendimentos podem expandir os benefícios durante o uso do cashback, como a aplicação de descontos ou emprego dos cupons em plataformas parceiras ou derivadas de determinada corporação. 

Isso é benéfico porque muitas empresas investem em múltiplas marcas, frentes comerciais que trabalham com produtos distintos, para um público diferente. Essa interatividade entre marcas “irmãs” mantém o ciclo de venda dentro da corporação.

Com o advento das centrais na nuvem, muitos prestadores de serviços, especialmente do segmento de desenvolvimento de software, empregam o cashback como forma de abater parte das mensalidades de um serviço. 

Em meio a todos esses benefícios para o consumidor, é importante responder uma questão: como as organizações lucram ao devolver parte do valor de um produto ao cliente? Certamente, tornando o cashback lucrativo.

Afinal, esse serviço pode ser um modo excelente de faturar uma compra. Além da perspectiva de aumento do fluxo de vendas e do ticket médio de cada usuário, as empresas podem eliminar qualquer eventual prejuízo com a prática, por meio de: 

1 – Redução das despesas de venda

A criação de uma carteira digital é um excelente modo de captar informações importantes sobre o usuário, um ponto importante para automação de processos, a implementação de uma série de ferramentas que abatem os custos do departamento de vendas. 

Empresas que apresentam cerca de 60% ou mais de sua estrutura executada em máquina, geram uma profunda redução no custo de aquisição do cliente, uma economia repassada, em partes, ao consumidor por meio de estratégias de cashback

Por isso, diminuir os recursos gastos com processos internos, tornar a estrutura escalável e de melhor qualidade traz benefícios competitivos muito grandes. Durante a abertura de empresas, é importante atestar a viabilidade da automação em seu negócio. 

2 – Repasse de custos de marketing via parcerias

Empresas que trabalham na web precisam pagar por uma série de serviços de anúncio e softwares para gestão de marketing, um valor que pode ser abatido com parcerias que usem o cashback como meio de repasse.

Uma agência de marketing pode assumir um acordo com uma loja online que reparta parte dos custos da contratação do serviço pela emissão de cupons para uso em suas plataformas, reduzindo uma margem de prejuízo.

Muitas marcas também operam com uma política de risco, com uma margem de lucro inferior e menor liquidez em seu caixa, como forma de tornar sua estratégia de vendas mais agressiva, formando um quadro extenso de clientes e leads em sua base.

Uma prestadora de serviços de curso intenções na prática, investindo em cashback, pode trabalhar com um número maior de contratos ao reduzir sua margem de lucro, gerando mais vendas e um ticket médio maior, o que garante autoridade de marca no longo prazo.

Impacto do cashback nas vendas virtuais

Atualmente, o cashback deixa de ser uma estratégia de bancos e financeiras, sob a forma de cartões de crédito, para agregar plataformas de comércio virtual em todo o mundo. Tamanha mudança pode ser justificada pela experiência do usuário. 

A experiência do usuário é amplamente discutida como formas de melhorar a navegação em uma página e reunir o número máximo de funcionalidades em uma plataforma, acessíveis com um clique, facilitando a vida do consumidor. 

Por isso, considere o cashback como um elemento que auxilia a transição entre funcionalidades novas em uma plataforma de comércio virtual, por intermédio de colaborações entre lojas online e instituições financeiras. 

Retenção do usuário

O cashback é uma das estratégias mais bem sucedidas de fidelização do cliente, com efeitos positivos em toda a cadeia de suporte ao consumidor e aumento da reputação da marca. Seus efeitos sobre o usuário se manifestam nos níveis: 

  • Maior percepção de lucro; 
  • Incentivo à aquisição de novos itens; 
  • Aumento do ticket médio em busca de maiores benefícios; 
  • Intercambialidade entre instituições parceiras. 

Tudo isso acaba por conferir à empresa uma posição privilegiada em seu mercado, considerando que uma base de clientes fiéis diminui a instabilidade financeira no fluxo de caixa e aumenta o valor da empresa perante investidores e parceiros. 

Uma abertura de empresa eireli envolve muitos desafios no campo contábil, quanto à geração e equilíbrio de receita. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a retenção do usuário é um modo rápido de conquistar autoridade. 

Geração de propaganda orgânica

A propaganda orgânica é um bom indicador de sucesso do ponto de vista das empresas. Esse tipo de fenômeno acontece quando clientes fidelizados não apenas voltam a comprar na empresa, como a recomendam gratuitamente para outros consumidores. 

Dessa forma, eles são convertidos em embaixadores do negócio, melhorando a percepção geral quanto à confiabilidade, qualidade do serviço e idoneidade da empresa. Constrói-se uma fachada de loja moderna de maior impacto sobre o público-alvo. 

Maturidade digital aumentada

Para instalar uma campanha de cashback efetiva, as empresas precisam investir em tecnologia nas suas relações internas. Esse movimento melhora o ranqueamento de maturidade digital, isto é, o nível de integração com tecnologia de ponta. 

Os efeitos positivos disso são derivados de um grau mais elevado de automação de processos, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência das atividades mais atingidas por essas mudanças. 

Conclusão

O cashback é uma das mais promissoras relações financeiras implementadas em instituições comerciais, fruto do avanço das ferramentas virtuais de transferência monetária e segurança de dados. 

Investir nessa prática pode ser o que pequenos e médios empreendimentos precisam para se posicionar de maneira consistente em seu mercado, ou, para grandes corporações, refazer sua imagem de marca e atrair um novo ciclo de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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